Ano Novo Chinês em Pequim – O que fazer durante o Festival de 2020?

Ano Novo Chinês em Pequim – As melhores coisas para fazer no Festival da Primavera de 2020

Você é daqueles que vai ficar em Pequim durante o feriado e está por fora do que vai acontecer no Ano Novo Chinês esse ano?

Quem fica em Pequim durante o feriado consegue ver a população da capital diminuindo consideravelmente enquanto as pessoas vão se encontrar com suas famílias em suas cidades natais e se preparar para a entrada do ano do rato.

E o que fazer em uma cidade tão vazia?

Bem, além de aproveitar uma viagem no metrô serena e estranhamente vazia em comparação à sua jornada diária em dias comuns de semana, você vai ficar feliz em saber que há mais para fazer em Pequim. A verdade é que existem áreas de celebração que você pode se juntar e se divertir na cidade fantasma. Aqui vão algumas de nossas recomendações:

Ano Novo Chinês em Pequim #1 – Feiras nos Templos

Ano Novo Chinês em Pequim #2 – Festival de Gelo e Neve de Longqing Gorge

Ano Novo Chinês em Pequim #3 – Baile de Gala do Festival da Primavera 

1. Ano Novo Chinês em Pequim – Feiras nos Templos

chinese new year temple fair beijing
Performance em um templo da cidade celebrando o Ano Novo Chinês em Pequim

As feiras nos templos em Pequim são muitas e essenciais para aqueles que querem ter um gostinho mais tradicional do Ano Novo Chinês em Pequim e das celebrações do Festival da Primavera.

Espalhadas ao redor da capital, as feiras geralmente acontecem a partir do primeiro dia do ano novo lunar e variam em duração. Algumas continuam até o Festival das Lanternas (décimo quinto dia do primeiro mês do calendário lunar).

Enquanto a programação varia de feira para feira, não importa onde você escolher ir, você com certeza vai ver algumas performances folclóricas tradicionais da cultura chinesa, provar snacks e comidinhas tradicionais e poder comprar artesanato local.

Uma coisa para se preparar mentalmente é que as feiras geralmente estão bem cheias. Pode dar até a impressão de que é lá que Pequim inteira se esconde durante o feriado. 

Aqui vão 3 sugestões de feiras bem interessantes que você pode ir esse ano:

Longtan Fair:

O que esperar: eventos esportivos incluindo artes marciais, pingue-pongue, queda de braço, malabarismos com diabolo, xadrez. A participação dos espectadores é bastante incentivada, e comidinhas são bem fáceis de serem encontradas.

Endereço: Longtan Park, 8 Longtan Road, Dongcheng District
Metrô mais próximo: Tiantandongmen Station (Linha 5)
Abertura: 25 – 30 de Janeiro, por volta das 8:00 até as 17:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Ditian Temple Fair:

O que esperar: uma das feiras mais populares ao redor de Pequim, então vá preparado para uma série de performances que envolvem a memória e herança cultural chinesa, incluindo cerimoniais, teatro de sombras com marionetes, danças do dragão e do leão. Também bem fácil de achar comidinhas locais por lá.

Endereço: Ditan Park, Anding Gate, Dongcheng District
Metrô mais próximo: Yonghegong (Linhas 2 e 5)
Abertura: 25 – 30 de Janeiro, por volta das 8:00 até as 17:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Dongyue Temple Fair:

Chinese New Year: Fu Character
O caractere Fu (福 ) pode ser visto em todos os lugares durante o Ano Novo Chinês em Pequim!

O que esperar: celebração de tudo o que é ‘Fu’ (福 Good Fortune) – o caractere chinês que você vai ver várias vezes durante o Ano Novo Chinês em Pequim, provavelmente de cabeça para baixo. Você vai ver tudo o quanto é coisa envolvendo o ‘fu’: oração para ‘fu’, escritura de cartões ‘fu’, andar pela rua ‘fu’, e comer alguns snacks locais, obviamente.

Endereço: 141 Chaoyangmenwai Avenue, Chaoyang District
Metrô mais próximo: Chaoyangmen Subway (Linhas 2 e 6 )
Abertura: 25 – 30 de Janeiro, por volta das 8:00 até as 18:00
Taxa de entrada: 10 CNY

Outras feiras a serem exploradas:

  • Changdian Temple Fair (Xuanwu District)
  • Wuxiancaishen Temple Fair (Xicheng District)
  • Baiyun Temple Fair (Xicheng District)
  • Beihai Park Temple Fair (Xicheng District)
  • Summer Palace Temple Fair (Haidian District)
  • Old Summer Palace Temple Fair (Haidian District)
  • Hongluo Temple Fair (Huairou District).

Observação: as datas e horários são apenas estimativas baseadas nos eventos do Ano Novo Chinês em Pequim do ano passado. Nós vamos atualizar aqui qualquer informação que seja alterada assim que ela for oficialmente liberada.

2. Ano Novo Chinês em Pequim – Festival de Gelo e Neve de Longqing Gorge

Chinese New Near Beijing Longqing Gorge Festival
Esculturas de gelo no Festival de Gelo e Neve de Longqing Gorge

Se você está com vontade de dar uma escapadinha da cidade sem ter que ir muito longe, e além disso você sempre quis ver o Festival de Harbin, então nós temos uma opção para você: o Festival de Gelo e Neve de Longqing Gorge (Longqing Gorge Ice and Snow Festival).

Localizado a apenas poucas horas de viagem, nos arredores de Pequim, Longqing Gorge possui seu próprio festival com esculturas de gelo no estilo Harbin.

Todo ano no dia 15 de Janeiro até o fim de Fevereiro centenas de esculturas de gelo feitas por chineses e estrangeiros ficam à mostra na região de Longqing.

As esculturas congeladas são complementadas por luzes e, em alguns casos, essas luzes são colocadas para se assemelhar a estruturas famosas como a Muralha da China. Geralmente tem um tema específico para cada ano.

O festival é uma ótima opção de viagem bate e volta ou até mesmo para passar uma noite por lá. Só se lembre de levar roupas bem quentinhas!

Dê uma olhada no nosso blogue de Passeios de um dia partindo de Pequim para saber como chegar lá e para ver outras ideias de onde ir quando quiser escapar da cidade!

3. Ano Novo Chinês em Pequim – Assista ao Baile de Gala do Festival da Primavera

spring festival gala
春晚 – A noite do Baile de Gala do Festival da Primavera

Se ficar no frio ou cercado por multidões não é bem a sua praia, não se preocupe. Você ainda pode assistir e ter uma experiência de imersão cultural do sofá da sua casa.

Você pode viver um pouquinho da tradição mais moderna da China durante o Ano Novo Chinês em Pequim deitado no seu sofá, ligando a TV e assistindo ao Baile de Gala pela CCTV.

DICA – Em mandarim isso é chamado de 中央电视台春节联欢晚会 (zhōngyāngdiànshìtái chūnjiē liánhuān wǎnhuì), mas é geralmente encurtado para 春晚 (Chūnwǎn).

Chinese New Year Beijing Dumplings
Faça dumplings 饺子 para o Ano Novo Chinês em Pequim

O Baile de Gala é como se fosse um show de variedades: ópera chinesa, pequenas esquetes cômicas, danças do leão, acrobacias, shows de mágica… cite uma coisa e provavelmente já foi feita em um desses shows. 

O show começa às 20:00 da véspera do Ano Novo Lunar e vai até meia-noite.

Se você está pensando no que comer durante o show, bem, nada melhor do que preparar alguns 饺子 Jiǎozi.

Além de serem deliciosos, é uma tradição chinesa fazer dumplings e comer durante a véspera do ano novo.

Isso porque a palavra ‘jiaozi’ parece com uma palavra do chinês antigo que significa trocar o velho pelo novo. Convide seus amigos e faça dumplings com eles. Nada mais perfeito para uma noite de ano novo!

E não esqueça de checar nosso blogue que explica mais sobre o Horóscopo Chinês e o que fala dos feriados oficiais chineses para começar o Ano do Rato com o pé direito!

chinese spring festival holiday

Ano Novo Chinês em Pequim – Perguntas Frequentes

Quando é o Ano Novo Chinês em 2021?

O Ano Novo Chinês em 2021 vai cair em uma Sexta, 12 de Fevereiro. O feriado oficialmente dura 7 dias, portanto do dia 11 ao dia 17 de Fevereiro.

Como dizer Feliz Ano Novo em Chinês?

Feliz Ano Novo em chinês é 新年快乐 Xīnnián kuàilè.

O Ano Novo Chinês é ao mesmo tempo que o Ano Novo do Calendário Gregoriano?

Não. O Ano Novo Chinês é a celebração do começo de um novo ano no Calendário Lunar. O festival é comumente referido como Festival da Primavera na China e a data varia de ano para ano, sendo comemorado entre o fim de Janeiro ao começo de Março, dependendo do ano.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?