Como aprender chinês no WeChat

Aprender chinês no WeChat

Se você está pensando em se mudar para a China, considere instalar o WeChat (Wēixìn 微 信) em seu smartphone.

Na China, é mais comum as pessoas solicitarem seu ID do WeChat do que o seu número de telefone.

O WeChat é um serviço móvel de mensagens de texto e voz desenvolvido pela Tencent Holdings Ltd. (Téngxùn 腾讯), uma empresa líder na Internet na China e foi lançada em 2011.

No segundo trimestre de 2015, o WeChat da Tencent registou 600 milhões de usuários ativos mensais, de acordo com Statista.

Para um estrangeiro que mora na China e procura imersão na cultura chinesa, o WeChat é um aplicativo essencial.

Oferece uma ampla gama de serviços e recursos, mas para quem estuda chinês, também é uma boa plataforma para praticar o idioma e aprender com os outros.

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2024 Thumbnail

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2024

Top 14 de Aplicativos Chineses para estrangeiros que querem uma vida sem preocupações na China Quais são os melhores aplicativos chineses em 2024? Hora da revelação… Vindo viajar para a China? Ou vem para uma temporada mais longa para estudar…

Encontrar amigos no WeChat

Aprenda chinês no WeChat

O WeChat oferece várias maneiras de encontrar amigos. Você pode procurar por amigos digitando sua ID do WeChat ou números de telefone.

O aplicativo também recomenda amigos cujos números estão incluídos na sua agenda. Outros recursos, que permitem pesquisar novos amigos, incluem:

Digitalizar código QR – Obtenha o ID do usuário digitalizando seu código QR.

Agite – agite seu telefone e conecte-se automaticamente a outro usuário que também agite o telefone por perto.

Pessoas próximas – compartilhe suas informações e conecte-se com as pessoas ao seu redor. Isso é ótimo para fazer novos amigos!

Whatsapp vs WeChat - A Batalha Thumbnail

Whatsapp vs WeChat – A Batalha

WhatsApp vs WeChat: A Batalha WhatsApp vs WeChat – chegou a hora de revelar qual é o melhor A Batalha – Whatsapp vs WeChat Todo mundo tem sua preferência. Mas, entre ter seu próprio favorito e…

Mensagens de amigos em chinês

Os amigos do WeChat, principalmente os chineses, podem atuar como parceiros valiosos no idioma.

O WeChat torna a noção de parceiro de idiomas ainda mais interessante, pois você pode ter tantos parceiros de idioma quanto os contatos da sua lista e sempre terá alguém disponível para conversar online com você.

Os recursos de mensagens de texto e voz do aplicativo são ótimas ferramentas para ajudá-lo a reconhecer os caracteres chineses e praticar o chinês mandarim, mesmo para pessoas que estão no nível iniciante absoluto.

Escrever caracteres chineses ao conversar com seus amigos no WeChat é uma maneira divertida de colocar em prática o que você está aprendendo em aula.

Como funciona? Se durante a sua aula de chinês você aprender nǐ hǎo 你好 (olá) e zài jiàn 再见 (adeus), por exemplo, inicie suas conversas com nǐ hǎo e termine-as com zài jiàn.

Choque Cultural na China Parte 1 Thumbnail

Choque Cultural na China Parte 1

Choque Cultural na China Parte 1: Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas na China,…

À medida que você escreve os mesmos caracteres repetidamente, a prática vai ajudar você a reconhecê-los. Para inserir caracteres no seu smartphone, você pode ir para configuração de Idioma e Métodos de entrada – Instalar chinês simplificado; ou você pode usar aplicativos de entrada específicos como o Sogou, que também permite alternar facilmente entre inglês e chinês.

Além das palavras que você aprende em aula, o dicionário Chinês-Inglês Pleco é outro ótimo aplicativo que você pode baixar para aprender novas palavras que você pode usar posteriormente em bate-papos e também fornece a pronúncia dessas palavras. Pleco também permite que você desenhe caracteres sozinho, para praticar suas habilidades de escrita hanzi.

Partilhar momentos no WeChat

Como partilha momentos no WeChat

“Momentos” é um recurso que permite compartilhar fotos, vistas e mensagens com seus amigos.

Compartilhar textos, sentimentos e pensamentos em chinês é outra boa maneira de praticar o idioma.

A vantagem disso é que ajuda a aumentar seu vocabulário. É mais provável que você se lembre das palavras que usou para expressar uma opinião do que o vocabulário aleatório que aprendeu em aula.

As palavras em chinês que você publica têm um contexto que o ajudará a lembrar de cada uma delas e seus significados. Além disso, quanto mais você os usa, melhor se lembra dos caracteres.

Como funciona? Quando tiver algo que quer partilhar com seus amigos do WeChat, não vá a correr digitar em inglês.

Pense em uma estrutura de frase simples, procure o equivalente em chinês de cada uma das palavras em Pleco, seus caracteres e ouça sua pronúncia. Então vá no WeChat e compartilhe sua frase simples em chinês.

Usando AliPay na China – AliPay para estrangeiros Thumbnail

Usando AliPay na China – AliPay para estrangeiros

Como usar o AliPay sem ter uma conta bancária na China  A boa nova que todo o estrangeiro quer ouvir  O AliPay é um dos maiores e mais usados aplicativos da China, e recentemente recebemos uma excelente notícia para os estrangeiros sobre usar o AliPay que…

Outra vantagem disso é que você recebe feedback dos amigos se cometer algum erro. Lembro-me de algum tempo atrás, quando fui jantar, publiquei Wǒ yào wănfàn 我 要 晚饭 (eu estou jantando) nos meus momentos.

Alguns minutos depois, um amigo comentou sobre o meu post e me disse que o que eu deveria ter dito era Wǒ yào chī wănfàn 我 要吃 晚饭 (eu quero jantar). Essas são coisas que você quase nunca esquece. 

Seguindo os Momentos dos amigos

As postagens de amigos chineses no WeChat são um bom recurso para aprender o significado das palavras e praticar a leitura de Chinês Mandarim também.

O WeChat possui um recurso de tradução de momentos, que permite traduzir as postagens de amigos em 21 idiomas diferentes. A chave, no entanto, não é apenas a tradução.

A chave é lembrar os caracteres, comparando-os com a tradução. Além disso, comentar as postagens de outras pessoas em chinês é uma boa maneira de continuar praticando suas habilidades.

O WeChat é uma boa aplicação para interações e a interagir com outras pessoas é uma boa maneira de aprender um idioma. O lado bom do WeChat é que você se diverte enquanto estuda.

Os tópicos abordados durante os bate-papos em chinês são interessantes e aumentam sua determinação para lembrar das palavras. Você não vai sentir que está a estudar muito, mas o resultado depois será percetível.

Esse artigo foi escrito pela estagiária da LTL Gaelle Ayamou.

Namoro na China 💔 O bom, o ruim e o feio Thumbnail

Namoro na China 💔 O bom, o ruim e o feio

Relacionamentos na China (Melhores Dicas & Melhores Aplicativos) 💕 O que Fazer e NÃO Fazer Namorar em qualquer parte do mundo que não seu país de origem, é uma forma certa de encontrar algumas diferenças culturais e mesmo viver um…

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?