Como aprender chinês grátis? Isso é possível sequer?

Aprender um idioma gratuitamente? Posso fazer isso? 

Ficaria surpreendido! 

Com a quantidade de recursos por aí, hoje em dia você pode mesmo aprender chinês de graça, mas terá sempre algumas limitações, além de que sua motivação e determinação vão ter de ser bem fortes para expandir seus horizontes no aprendizado da língua. 

Aprender chinês Grátis

A parte boa é que com a internet, o número de recursos disponíveis está sempre aumentando, o que significa que temos cada vez mais ferramentas disponíveis para melhorar seu Chinês sem ter de sair de sua sala. 

Mas se lembre: aqui nós aprendemos chinês, você não fica fluente na língua apenas seguindo as dicas abaixo.

Elas vão te ajudar e você vai aprender chinês, mas atingir a fluência requer um nível diferente de aprendizado e nós cremos que isso requer um ambiente imersivo

Dito isso, vamos fazer o que podermos para lançar você! 

Queremos criar um pequeno acervo de meios onde você poderá começar aprendendo chinês grátis. De facto, você pode aplicar essas dicas para aprender qualquer língua de graça: 

Como aprender chinês grátis Dica #1 – Podcasts 

Como aprender chinês grátis Dica #2 – YouTube 

Como aprender chinês grátis Dica #3 – Ler, sempre 

Como aprender chinês grátis Dica #4 – Aplicativos 

Como aprender chinês grátis Dica #5 – Instagram 

Como aprender chinês grátis Dica #6 – Cartões de memória 

Como aprender chinês grátis Dica #7 – Ver televisão / filmes 

Aprender chinês grátis Dica #1 – Ouvindo Podcasts 

Ouvir podcasts é, provavelmente, um dos melhores concelhos que você pode levar desse artigo.  

Se você quer aprender um idioma de graça, ouvir podcasts é a primeira coisa que deve fazer. 

Num tempo em que os podcasts estão em força, as pessoas mais ocupadas que nunca e usando sua voz online de forma crescente, isso faz todo o sentido. 

Pense nisso: as pessoas escrevem mensagens e andam ao mesmo tempo? Elas estão usando cada vez mais a voz porque estamos todos demasiado “ocupados” para parar e escrever mensagens! 

O lado positivo é que tem tantos podcasts por aí que você pode se sentar e absorver tudo. 

Os podcasts também podem ser bem divertidos. Claro, por vezes você vai se cruzar com uma edição aborrecida de “Aprendendo os números chineses”, mas para cada mau episódio, você ficará mais perto de encontrar um tesouro. 

Para provar a você que os podcasts são, de fato, uma excelente maneira de aprender chinês gratuitamente, nós até lançámos nosso próprio podcast! Aqui está um dos nossos episódios, pode dizer-nos o que acha: 

Claro que nem tudo é autopromoção. Deixamos aqui mais dois podcasts que valem a pena experimentar: 

The Little Red Podcast

The NüVoices Podcast

Aprender chinês grátis Dica #2 – Assistindo no YouTube 

Não posso enfatizar o suficiente quanto isso pode ser valioso. O YouTube é um super poder e continua crescendo. 

Você pode assistir a praticamente qualquer coisa aí, como você provavelmente sabe. Incluindo, claro, aprendizado de línguas. 

Tal como os podcasts, há muitas oportunidades para aprender chinês grátis no YouTube. Mais uma vez, isso inclui a LTL. Nós temos pequenos vídeos de vocabulário, experiências de vida hilariantes, formas de se preparar para o exame HSK… a lista é interminável.

Aprendendo a contar em chinês 

Nada é impossível no YouYube, e as horas vão passar diante de seus olhos. É uma ótima forma de absorver tanto chinês quanto possível, e é tudo gratuito. 

Tal como os podcasts, há também vários estilos diferentes. Se quiser vídeos diretos de vocabulário, terá um mar deles. 

E se preferir algo mais interativo estilo vlog pessoal, onde você acompanha a jornada de alguém pela china enquanto ela aprende chinês? Vocês podem aprender juntos. 

Há ainda vídeos em que você pode participar e ver suas perguntas respondidas imediatamente. 

Aprender chinês grátis Dica #3 – Leia e absorva 

Leia, leia, leia. 

Quanto mais avançado você chega com seu mandarim, mais pessoas vão recomendar a você que leia – e por um bom motivo. 

Aprenda uma língua de graça – LEIA!

Ler é completamente obrigatório para expandir seu vocabulário, seu conhecimento e exposição ao chinês. 

Leia em mandarim, absorva e se mergulhe nele. 

Não tem de ser apenas livros que você tem de comprar (isso não seria grátis, pois não?). 

Isso pode ser em aplicativos móveis (ver abaixo), livros que seus amigos têm, livros de uma biblioteca, e até legendas de TV, que são uma ótima maneira de aprender chinês de graça, agora que pensamos nisso… veja filmes chineses! 

Uma boa dica que sempre damos a nossos alunos na LTL é mudar o idioma do seu telefone para chinês. 

Sim, isso soa assustador, mas não é tão mau assim e é mesmo uma excelente maneira de captar alguns termos super úteis em chinês. 

Você vai descobrir como se registar/entrar em suas redes sociais, como mudar definições em seu telefone que são importantes em seu dia a dia e ainda como usar aplicativos de mensagens em chinês. 

É bem mais útil do que você poderia imaginar. 

Aprender chinês grátis Dica #4 – Explore os aplicativos móveis 

Há tantos aplicativos excelentes para você explorar eu ainda que tenham subscrições pagas, você pode usá-las gratuitamente até um bom nível. 

Duolingo – Quer aprender chinês grátis?

Você pode aprender muito mais do que parece usando aplicativos móveis e abaixo quero deixar-lhe algumas sugestões para um progresso muito significativo: 

Du Chinese – um extraordinário aplicativo para ler onde você tem acesso a todos os artigos publicados nas últimas duas semanas, mas, mais importante ainda, você pode guardar quantas palavras quiser para um baralho de cartas de memória que pode ser tão grande quanto quiser, um modo muito útil de aprender esses caracteres que você sempre esquece. 

Duolingo – melhor para o nível de iniciante/intermédio, ainda assim é uma grande ajuda para lançar seu aprendizado ou consolidar os básicos. É totalmente grátis e muito completo. Você tem exercícios de leitura, escrita e audição o que beneficía todo o seu chinês. 

HSK Online – tenho de admitir que eu adoro esse aplicativo. Quer você esteja estudando para o exame HSK ou não, esse aplicativo é extenso e lhe dá acesso a muito conteúdo na versão gratuita. Construa seu vocabulário e aprenda a estrutura chave das frases e padrões de gramática

Há um monte de aplicativos de aprendizado de línguas por aí, mas esses são nossos favoritos. 

Aprender chinês grátis Dica #5 – Explore o Instagram 

O Instagram é o lar de muitos influenciadores. 

Aprenda uma língua grátis no Instagram 

Toda a gente quer a fórmula para se tornar popular no Instagram e enquanto aprendizes de uma língua isso joga muito bem com nosso objetivo, havendo cada vez mais “influenciadores da língua” lutando para serem os melhores. 

Crie uma conta (talvez separada da sua conta pessoal) e siga uma série de contas de aprendizado de língua chinesa. Algumas podem ser à base de cartões de memória, outras de vídeos curtos onde você aprende uma palavra ou frase nova. 

Passe algum tempo aí todos os dias e você notará uma grande diferença a longo prazo. O segredo está na frase anterior, TODOS OS DIAS. 

Há contas dedicadas exclusivamente a ensinar a língua de graça o que nós recomendamos a você até que escolha seus favoritos. 

Na LTL temos duas contas de Instagram. Nossa conta principal que é uma mistura de tudo na LTL – vida social, nossas cidades, aprender chinês, imagens promocionais e ainda imagens para aprender chinês. 

Nossa segunda conta @LTLLearn é baseada no vocabulário HSK. O objetivo é ser esteticamente atrativa, bem como bastante útil. 

Dê uma olhada e, com sorte, será proveitoso para você: 

Aprender chinês grátis Dica #6 – Cartões de Memória 

Os cartões de memória são seus melhores amigos, pura e simplesmente. 

Quer seja em formato digital em seu computador ou telefone, ou pendurados pelo seu quarto, eles fazem uma enorme diferença para aprender palavras. 

Em chinês, você se cruza com um volume incrível de caracteres complexos, ou caracteres que são muito parecidos, então é fácil esquecer ou confundi-los. Todos os estudantes de chinês conseguem se identificar com isso. 

怎么办? (isso significa “o que tem de ser feito?”) 

Cartões de memória – escolha-os, lembre-se deles, use-os. 

Não podemos deixar de realçar quão importante eles vão ser em sua jornada para aprender chinês. 

Na verdade, os cartões de memória podem ser aplicados no aprendizado de qualquer idioma, ou qualquer área. São versáteis, podem ser personalizados como você quiser e, se você for criativo, pode mesmo criar seus próprios cartões (como fizémos acima)! 

Aprender chinês grátis Dica #7 – Veja TV e filmes 

Quer aprender chinês grátis mas não é fã de grandes leituras nem vídeo aulas formais? 

Solução – Veja TV 

“Em casa com as Crianças”, um programa simples que é excelente para aprender chinês grátis 

Soa um pouco estranho mas que melhor maneira de aprender uma língua do que estar ouvindo e absorvendo o idioma com uma xícara de chá no conforto do seu sofá? 

Certifique-se de que ativa as legendas, assim você pode ler ao mesmo tempo. Se você está apenas começando, ficar só ouvindo as notícias não vai conseguir apanhar anda e vai só ficar frustrado. 

Tenha em conta seu nível de chinês e o que isso permite você ver. 

Você quer legendas em inglês ou chinês? Quer algo com um ritmo acelerado ou, talvez, um pouco mais calmo, menos formal… pense no que é mais adequado para si. 

Há muitos programas para você assistir na TV, e pode sempre virar-se para seu amigo YouTube e ver alguns canais chineses aí. 

Uma recomendação do que nós assistimos e lemos antes. Chama-se Em Casa com as Crianças, é muito leve e fácil de acompanhar, e uma ferramenta de aprendizado grátis para seu mandarim. 

Aí estão sete dicas muito valiosas que vão ajudar você não só a aprender chinês gratuitamente, mas também a aprender qualquer idioma de graça! 

Como dissemos antes, isso não vai levar você do zero à fluência completa. Com qualquer língua, você tem de se dedicar ao estudo, focar-se e NUNCA DESISTIR. 

Você tem mais dicas que possamos ter passado? Comente abaixo e partilhe-as conosco! 

Aprendendo uma língua grátis – Questões Frequentes 

Posso me tornar fluente num idioma se estiver estudando sozinho? 

Ainda que é sempre possível fazer progressos muito positivos sendo autodidata, vai sempre haver algum elemento do aprendizado de uma língua que precisa de interação física e estudo formal. 
Quer seja fazer amigos, falando com pessoas em situações do dia a dia ou ter um professor em vídeo. Esses detalhes fazem toda a diferença no longo prazo. 

O YouTube é uma boa ferramenta? 

O YouTube é uma fantástica ferramenta de estudo. Com um sem número de influenciadores, subscritores e utilizadores que aumenta todos os dias, nós lhe recomendamos completamente usar o YouTube para aprender qualquer língua, visto que tem tantos recursos para você. 

Os cartões de memória são uma boa forma de aprender chinês de graça? 

Sim, nós recomendamos você usar cartões de memória, sobretudo para aprender os caracteres chineses. 

Os aplicativos para aprender chinês são todos pagos? 

Alguns são, outros não. A maior parte dos aplicativos têm materiais gratuitos onde você pode aceder a conteúdos que valem a pena investir seu tempo explorando. 

Quer mais da LTL?  

Se você quiser saber mais da LTL Escola de Mandarim, porque não se juntar à nossa lista de email? Nós damos muita informação útil sobre aprender chinês, aplicativos úteis para aprender a língua e tudo o que acontece em nossas escolas LTL! Se inscreva abaixo e faça parte de uma comunidade em constante crescimento! 

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




    captcha