Custo de Vida na China 2020 – O Guia Completo

Quanto custa viver na China? – Tudo que você precisa saber

Está na hora de revelar o grande mistério: quanto custa viver na China? Para te ajudar a responder isso, aqui vai o nosso guia completo do custo de vida na China em 2020.

Começando do começo. Você provavelmente já sabe, mas se ninguém te contou ainda, a gente conta: a China é gigantesca. E cada região tem suas particularidades.

Então… Isso significa que seu custo de vida na China vai variar BASTANTE dependendo de onde você mora – Pequim e Xangai são em geral cidades mais caras.

São cidades com certeza mais caras do que cidades menos desenvolvidas. Então é certo que sua vida em Pequim e Xangai será mais cara do que sua vida em Chengdu ou Dalian.

Cost of Living in China for 2020

E assim, a vida em Chengdu ou Dalian também vai ser mais cara do que o custo de vida no interior.

O custo de vida na China também vai depender de como é o seu estilo de vida – se você come fora, se vai a shows, drinks em bares e restaurantes chiques, ou se você prefere cozinhar e ficar mais em casa vendo filme.

Vamos seguir com mais detalhes de quanto custa viver na China em tópicos.

Custo de vida na China – Seu Estilo de Vida

Custo de vida na China – Outras Despesas

Custo de vida na China – Entretenimento

Custo de vida na China – Curta-se!

Custo de vida na China – Pequim x Xangai

Custo de vida na China – Hong Kong x Xangai

Custo de vida na China – Hong Kong x Cingapura

Custo de vida na China – Xangai x Taipei

Custo de vida na China – Pequim x Chengdu

Quanto custa viver na China? – Estilo de Vida

Você prefere sair pra comer ou cozinhar você mesmo?
  • Você prefere comer comida Chinesa ou comida Ocidental?
  • Você precisa de um bom copo de café todos os dias?
  • Você quer viver no centro da cidade ou não se importa em morar um pouco afastado?
  • Você quer morar sozinho ou com colegas de quarto?
  • Você tem alguém com quem dividir todos os seus custos??

Tudo isso, obviamente, influencia o seu custo de vida na China, e em qualquer outro lugar do mundo.

Eu acredito que para morar em um apartamento dividido em Pequim ou Xangai, o preço varie entre 2000 e 4000 yuan por mês. Isso levando em consideração a localização (áreas mais centrais). E também dependendo do tamanho do apartamento. Apartamentos maiores podem custar um pouco mais.

Já apartamentos de um quarto numa localização central podem variar bastante. É possível achar apartamentos mais antigos e menores por 5000 yuan. Mas se você quer algo mais moderno, o preço pode variar muito. Eu diria que um apartamento bom o suficiente de um quarto sairia entre 7000 e 9000 yuan.

Outras cidades são mais baratas, com certeza, apesar do valor do aluguel em geral estar subindo na China. Você também tem que pagar contas, como luz e água. Em geral, você pode esperar pagar entre 400 e 600 yuan para eletricidade, água, gás e internet.

Quanto você acha que custaria um aluguel nesse prédio em Shenzhen?

Quanto custa viver na China? – Outras Despesas

Você vai precisar de um telefone: você consegue comprar um celular da Xiaomi Android por cerca de 1000 yuan (se você precisar trocar de aparelho, claro). Quanto ao valor da conta, geralmente você pode esperar pagar cerca de 100 yuan por mês.

Já quando o assunto é transporte, transporte público é com certeza muito mais barato que táxis. Você pode esperar pagar entre 3 e 9 yuan por vez, dependendo da distância do lugar que você quer ir.

Taxis em Pequim e em Xangai estão ficando mais caros, mas eles são em geral mais baratos do que na maioria dos países Europeus, por exemplo.

Mapa do Metrô de Pequim: Descubra todas as 394 Estações e 23 Linhas Thumbnail

Mapa do Metrô de Pequim: Descubra todas as 394 Estações e 23 Linhas

Metrô de Pequim 2020 – O Guia   Olhando por alto para o mapa do metrô de Pequim, pode fazer muita confusão… Tantas linhas, tantas cores. Pequim é uma grande cidade.  E, adivinhe, está ficando ainda maior. Olhe só:  Retirado da simpática…

Eu diria que em Pequim e/ou Xangai você precisa guardar entre 4000 e 5000 yuan por mês para cobrir despesas básicas.

O site chamado Expatistan é legal para calcular o custo de vida e comparar com diferentes cidades. Numbeo (que vamos usar abaixo) também é um ótimo site para checar preços de ítens variados.

Usar esses sites te permite ver a mudança real de preços de ítens variados, já que é informado por pessoas reais que vivem nestes lugares. Vamos dar uma olhada no Numbeo.

Lá diz que uma refeição para duas pessoas em um restaurante de preço médio custa uma base de 200 yuan (varia entre 120 e 300). Já contas básicas, como água e luz, começam por volta de RMB400.

Agora veja os preços dos imóveis por metro-quadrado. Um metro-quadrado no centro de Pequim pode custar RMB103.000! Mas não se preocupe! Se você não está pensando em comprar um apartamento e Pequim, isso não se aplica à você.

Viver em Pequim Parte 3: Alugar um apartamento em Pequim Thumbnail

Viver em Pequim Parte 3: Alugar um apartamento em Pequim

Alugar um apartamento em Pequim Alugar um apartamento na cidade de Pequim pode ser uma tarefa assustadora. Agora que você já sabe como é a vida em Pequim e quais as melhores zonas para viver… O próximo passo é dar…

Quanto custa viver na China? – Entretenimento

Mais uma vez, depende da sua preferência. Ingressos de cinema ficam por volta de RMB50 e mensalidades de academia podem ser bem caras.

Expatistan, por exemplo, lista que uma mensalidade para uma academia em Xangai vai te custar aproximadamente 500 yuan.

O quanto você pagaria por uma mensalidade de academia?

Ser saudável pode custar caro. Mas o que várias academias fazem, é te dar descontos se você comprar o pacote semestral ou anual.

Então, por exemplo, se você comprar esses pacotes, pode t e custar menos por mês, do que se você renovasse a mensalidade todo mês.

Quanto custa viver na China? – Curta-se!

Tendo dito isso, acho que a melhor maneira de viver é viver de acordo com seu orçamento planejado. Muitas vezes pessoas se mudam para a China e esquecem disso. Saem pra comer direto, pra beber com os amigos,… o que é ótimo! Mas não se esqueça de guardar um pouco do seu dinheiro todo mês!

Porque é fato que imprevistos acontecem. E, tendo experiência no assunto (estou me sentindo um sábio ou mestre Yoda aqui), eles vão acontecer!

O que fazer em Pequim – Oito segredos de onde ir Thumbnail

O que fazer em Pequim – Oito segredos de onde ir

Coisas para fazer em Pequim – As atividades secretas favoritas da LTL Por ser uma cidade imensa, existem milhares de coisas para fazer em Pequim. Muitas pessoas que moram lá, dizem não ter tempo suficiente no dia para realmente viver…

Agora vamos partir para comparações entre diferentes cidades.

Quanto custa viver na China? – Pequim x Xangai

Como nós já temos bastante experiência sobre custo de vida na China, a gente já vai te dar a resposta – Xangai é mais caro para viver do que Pequim.

Você acaba pagando pela vibe internacional, marcas, o centro financeiro moderno.

Com certeza você consegue pagar mais barato do que em muitas outras cidades do mesmo tipo no mundo, mas, simplificando, vai te custar mais do se você morasse em Pequim.

Aqui vão alguns fatos do Numbeo para provar.

Cost of Living in China - Beijing vs Shanghai
Custo de vida na China – Você precisaria de cerca de 2000 yuan a mais para ter o mesmo estilo de vida em Xangai que você teria em Pequim.

Acho que dá pra bater o martelo, né? Xangai é mais cara em todos os quesitos. Dito isso, a diferença não é IMENSA.

A parte mais importante para extrair desses dados é a que tá no topo. Você precisaria de 24.106 CNY em Xangai para ter o mesmo estilo de vida que você teria em Pequim por 22,000 CNY. Então, é uma diferença de 2,000 CNY (290 USD), o que não é super alta… mas ainda assim é uma diferença que pode pesar dependendo do seu orçamento e salário.

O elemento de maior diferença é, sem surpresas, compras, já que Xangai possui vários produtos importados. Se você evitar restringir suas compras em apenas marcas estrangeiras, pode ser que você consiga reduzir seu custo de vida.

Então, beleza, Xangai ganhou o troféu de cidade mais cara de se viver na China, mas e se a gente for um pouco mais long… e comparar Xangai com as grandes cidades asiáticas? Será que o custo de vida na China em sua cidade mais cara se compara?

Quanto custa viver na China? – Hong Kong x Xangai

Até agora aprendemos que Xangai é a cidade mais cara com relação a custo de vida na China… então vamos a Hong Kong.

A região Administrativa Especial leva o custo de vida na China para outro nível, com números astronômicos! Números até difíceis de serem ultrapassados por outras cidades do mundo.

Cost of Living in China - Hong Kong vs Shanghai
Custo de vida na China – Hong Kong x Xangai

Como você pode ver, é bem óbvio que o custo de vida em Xangai é bem menor do que em Hong Kong em todos os aspectos. E a diferença não é nada pouca!

maior diferença aqui é o custo do aluguel. Em Xangai o valor do aluguel é menos da METADE  do que em Hong Kong. Na verdade, Hong Kong é uma das cidades mais caras para se alugar um apartamento no mundo.

Colocando em perspectiva, você precisaria de 27,460 HKD para viver em Xangai enquanto que você precisaria de 49,000 HKD para o mesmo estilo de vida em Hong Kong! Essa é uma DIFERENÇA GIGANTESCA de 21,540 HKD! Isso equivale a aproximadamente 19,000 CNY, o que mostra um aumento enorme no custo de vida.

Roteiro de 3 Dias em Xangai – Coisas para Fazer em Xangai Thumbnail

Roteiro de 3 Dias em Xangai – Coisas para Fazer em Xangai

72 horas em Xangai – O que fazer em Xangai 3 dias em Xangai e não sabe muito bem o que fazer? A gente te ajuda! O tamanho de Xangai é enorme, então, por onde começar? Xangai comparada ao tamanho…

Aluguel à parte, o custo em geral para viver em Xangai é cerca de 30% menor do que o custo de vida em Hong Kong. O que não é tão surpreendente, dado que Hong Kong é uma das capitais financeiras do mundo.

Agora, vamos ver como Hong Kong se sai comparada a uma outra cidade conhecida por ser cara na Ásia: Cingapura.

Quanto custa viver na China? – Hong Kong x Cingapura

Apesar dos grandes números que vimos em Hong Kong, Cingapura não fica muito atrás no quesito custo de vida!

Outro centro financeiro e super internacional, a diferença em termos de custo de vida não é tão grande entre as duas cidades.

Cost of Living in China - Hong Kong vs Singapore
Custo de vida na China – Hong Kong x Cingapura

Você pode ver que o custo de vida de Cingapura comparado ao de Hong Kong não é de todo nem mais alto e nem mais baixo em todos os quesitos.

As únicas duas áreas mais altas são preços do consumidor e preços de restaurantes. A razão para isso pode ser explicada na verdade pelo preço alto de bebidas alcoólicas em Cingapura, se comparada à outras cidades asiáticas.

Isso é porque existe uma taxa alta cobrada em bebidas alcoólicas, o que com certeza impacta aquela sua ida ao restaurante, se você gosta de beber uns drinks.

Apesar de preços em restaurantes em Cingapura serem mais altos do que emHong Kong, there is a great alternative: Os famosos mercados de comida de rua de Cingapura. Eles são muito mais baratos que restaurantes e possuem uma grande variedade de comida.

Singapore - A must visit city
Cingapura – Uma cidade que você PRECISA ir!

Em geral, para ter o mesmo estilo de vida, você precisaria de  49.000 HKD em Hong Kong comparado a 45.072 HKD em Cingapura. Uma diferença de 3928‬ HKD ou aproximadamente 3500 CNY. Não é muito, mas também não é pouco,

O que realmente eleva os preços em Hong Kong é o aluguel, o que acaba causando um grande aumento no custo de vida. O aluguel em Cingapura chega a ser 20% mais barato do que em Hong Kong.

Agora vamos voltar para a China Continental e ver como o custo de vida na China, em Xangai, se sai comparado a Taipei.

Quanto custa viver na China? – Xangai x Taipei

Essa é uma comparação interessante, visto que o custo de vida em Xangai é quase o mesmo que o custo de vida em Taipei.

O que está bem claro, são as diferenças em aluguel e compras, o que acabam se igualando no custo final.

Cost of Living in China - Taipei vs Shanghai
Custo de vida na China – Taipei x Xangai

A diferença no custo de vida entre essas duas cidades é MUITO PEQUENA. Xangai consegue ser um pouquinho mais cara.

Existem duas GRANDES diferenças entre as duas cidades. 

  • A primeira é aluguel, com preços chegando a quase metade do preço para se alugar em Taipei, se comparado aos altos valores de Xangai. O que é bem surpreendente, já que Taipei também é uma cidade grande e bastante internacional. Visto isso, você deve estar pensando que Taipei deve ser bem mais barata de se viver, não é? Mas é aí que você se engana…
  • Compras…em Taipei fazer compras no mercado te custa 54% mais do que em Xangai!
LTL School in the heart of Taipei
Escola de Mandarim LTL no coração de Taipei

Para quem está acostumado a fazer compras na China Continental, essa informação pode não ser tão surpreendente, já que ir ao mercado lá costuma ser bem barato.

Se você comprar marcas locais e produtos chineses então, aí mesmo que suas compras saem muito mais em conta.

A outra área mais cara em Taipei são Preços ao Consumidor, sendo cerca de 30% mais alto do que em Xangai.

Isso é até bem alto, mas com os preços de aluguel sendo bem baratos em Taipei, essas diferenças acabam se igualando no valor do custo de vida final.

Para ver o quão pequena a diferença é, para manter o mesmo estilo de vida você precisaria de 24,921 CNY em Taipei e 25,000 CNY em Xangai. Quase nenhuma diferença, então a escolha é sua!

Beleza, agora nós vimos comparações entre o custo de vida na china entre duas grandes cidades, e entre cidades fora da china, na Ásia. Mas e como essa diferença se mostra entre cidades grandes e cidades menores? Vamos ver agora!

Quanto custa viver na China? – Pequim x Chengdu

De volta à China Continental. Chengdu é bem conhecida como uma das melhores cidades para estrangeiros viverem na China, e o custo de vida lá é claramente um dos motivos.

Simplificando, Chengdu é uma cidade bem mais barata de se morar do que Pequim. E essa frase vai ser verdade se substituirmos Chengdu por qualquer outra cidade da China, com exceção de Xangai.

Se você escolheu morar na capital da China, então você tem que aceitar o preço que vem com essa decisão, comparado à outras cidades chinesas.

Cost of Living in China - Beijing vs Chengdu
Custo de vida na China – Pequim x Chengdu

Dá para ver imediatamente que o custo de vida na China em cidades menores como Chengdu é bem mais barato do que em Pequim em quase todos os aspectos.

O que pesa mais é ALUGUEL, com os preços em Chengdu sendo até 70% mais baixos que em Pequim! O fato é que, os preços de aluguel em Pequim e em Xangai são os mais caros de toda a China.

E para mostrar como isso impacta imensamente no total do custo de vida na China, você precisa analisar a diferença de quanto você precisa ter de dinheiro nas duas cidades cidades para viver o mesmo estilo de vida. 

Em Pequim, você precisaria de 22,000 CNY enquanto em Chengdu você precisaria de apenas 14,449 CNY para viver o mesmo estilo de vida.

Isso é uma diferença de 7,551‬ CNY, claramente mostrando o apelo que Chengdu tem aos olhos estrangeiros!

A próxima grande diferença é no preço de restaurantes. Em Chengdu, ele é  25% menor do que em Pequim.

Dado o grande número de restaurantes ocidentais em Pequim, fica bem claro o porquê dessa diferença tão grande. Se você for capaz de resistir à necessidade de comer comidas ocidentais nos restaurantes de Pequim, aí você pode diminuir bastante o seu custo de vida na China.

O único preço mais alto em Chengdu são as compras, que é cerca de 5.92% mais cara do que em Pequim. Mas é uma porcentagem tão pequena dado o total do custo de vida na China, que não faz diferença no final.

Quanto custa viver na China? – Perguntas Frequentes

Qual é a cidade mais cara para se viver na china?

A cidade mais cara em termos de custo de vida na China é Xangai. Entretanto, Pequim não fica muito atrás. Se você está pesquisando cidades bem mais baratas, você deve dar uma olhada em cidades menores como Chengdu.

É mais caro viver em Pequim ou em Xangai?

Em termos de custo de vida na China, Xangai é mais cara do que Pequim. Mas a diferença não é tão grande. Xangai acaba sendo cerca de 2,000 CNY mais cara de se viver por mês. Não é uma diferença imensa, mas certamente algo a se considerar.

A vida na China é barata?

Sim, se comparada a outras cidades ocidentais, o custo de vida na China é mais barato. O quão mais barato depende da cidade em que você mora.

Por exemplo, em Pequim e Xangai, algumas áreas são bem mais baratas, como ir ao mercado e fazer compras. Já o aluguem nessas duas cidades não é tão barato assim. Cidades menores e menos internacionais, como Chengdu, são muito mais baratas se forem comparadas à outras maiores.

Viver em Hong Kong é mais caro do que viver na China?

Sim, viver em Hong Kong é mas caro do que viver na China. O preço de aluguel em Hong Kong é quase o mais caro no mundo e chega a ser o dobro dos preços em Pequim e Xangai.

O custo de vida em Hong Kong pode variar dependendo da área, mas sempre vai ser mais caro do que na China Continental.

Onde é mais caro de se viver: Hong Kong ou Taipei?

Hong Kong é mais caro do que Taipei. Para uma cidade tão grande e internacional, Taipei é na verdade barata se comparada à Hong Kong.

Apesar de nenhuma delas ser parte da China Continental, o custo de vida em Taipei é bem parecido com o custo de vida na China, enquanto em Hong Kong você paga muito mais caro.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




    captcha