Porque deve fazer uma imersão na China?

Imersão é o melhor – Pode confiar!

Descobrir Chegde

Você vai nos ouvir dizer um montão de vezes a “palavra com I” quando vier na LTL Escola de Mandarim. E por bons motivos.

Imersão é simplesmente a melhor maneira de aprender chinês. Mas porquê insistem tanto nisso? Porque nós vimos, centenas de vezes, o impacto da imersão.

Com acesso a recursos de aprendizado sendo cada vez mais simples, com a internet crescendo tão rapidamente e as redes sociais explodindo, as pessoas estão a ficar cada vez mais atentas. Estamos começando a compreender as melhores e mais eficientes formas de aprender chinês. Claro, você pode sempre ir para uma universidade e estudar chinês por três anos e acabar com um bom entendimento da língua, boas capacidades de comunicação para seu dia a dia na China.

Mas tem uma diferença conosco, nossos cursos podem ser de até um ano e saem mais caros.

Você conhece o ditado que é bem credível nessa situação: “Você tem aquilo que você paga”.

Deixe que um de nossos antigos alunos, o Fabien, faça um pequeno relato da sua experiência de imersão na China.

Imersão na China – porque devo te dar ouvidos?

Claro que você se conhece melhor que qualquer outra pessoa, então porque você deve nos dar ouvidos? Você experimentou vários métodos comprovados de aprendizado, então você deve se focar neles, certo? Claro que não tem nada de errado com isso mas, se lembre, nós passámos por tudo o que diz respeito a aprender chinês. Sabemos o que funciona e o que não funciona.

A LTL se tornou a LTL porque estávamos fartos do jeito como aprendíamos chinês. Sabíamos que havia uma forma melhor e estávamos certos!

Nunca forçaríamos ninguém a ir e fazer imersão sozinho.

Nosso programa de imersão completo funciona na pouco conhecida cidade de Chengde, e requer uma mente aberta, especialmente se você é novo na China e não está acostumado à cultura chinesa. Imersão em Chengde é um ambiente de imersão extremo.

Nós queremos ter a certeza que os alunos sabem onde se vão meter. Imersão em Chengde não é para qualquer um, e você deve ter consciência disso antes de se registrar.

Esse lugar é o oposto de qualquer coisa que você está acostumado, em tanta coisa.

Melhor lugar para aprender chinês na China Thumbnail

Melhor lugar para aprender chinês na China

Onde aprender chinês? Aqui estão nossas melhores escolhas  Apanhando o jeito com o mandarim Onde aprender chinês? Quais são os melhores lugares para aprender chinês na China?  Não é fácil! É um país grande e antigo!   Não há dúvida de…

Ok – Então como é a Imersão na China?

Primeiro de tudo, voltemos ao básico… o que é exatamente imersão? Vejamos o dicionário para esclarecer isso:

Imersão – um método de ensino de um idioma estrangeiro através do uso exclusivo desse idioma, normalmente numa escola especial.

Ok, então agora que vimos isso, como ganhamos “uso exclusivo” do chinês? Isso é a parte interessante e que torna a LTL tão única. Quando primeiro mencionamos Chengde a estrangeiros, geralmente respondem-nos uma das três:

  • Ah, o lugar com pandas
  • A comida é bem picante aí, não é?
  • Ah, eu conheço Chengdu, meu amigo ensina inglês lá
Dia de folga em Chengde

Isso tudo está completamente errado e são referência a Chengdu (note que tem “U” e não “E” no final). Chengdu é uma cidade chinesa famosa e a capital da província de Sichuan. Isso não é Chengde. A vida em Chengde é completamente diferente, vamos tentar resumir os pontos principais sobre Chengde:

  • 99% certeza que você não vai encontrar outro estrangeiro em Chengde (a não ser que encontre outro estudante da LTL!)
  • Você não encontrará marcas estrangeiras em volta de Chengde. Dunkin’ Donuts, KFC, Costa Café – difícil de achar!
  • Vai haver ZERO inglês falado
  • Chengde é uma cidade pequena em termos da China, o ritmo é bem mais calmo e relaxado do que nas grandes cidades.
  • Não tem metro, então você terá oportunidade de ver paisagens espetaculares em suas caminhadas e passeios ou enquanto anda de bicicleta

Analise todos esses fatos juntos e veja como coisas do dia a dia que tomamos como garantidas podem se tornar um desafio.

Para começar, em vez de ver uma marca de café familiar, temos de perceber como é uma loja de café chinesa.

Você de certeza que não vai encontrar um letreiro dizendo “Café”, mas algo mais parecido com 咖啡馆!

Isso é chinês para café, se você ainda não conhece. Então, para pedir um café você tem de aprender três novos caracteres – e depois disfrutar de um bem merecido Mocha ou 摩卡, você estará um pouco mais sábio e um passo mais perto de se tornar fluente em chinês!

Agora imagine, pequenas tarefas como essa que você vai enfrentar todos os dias… rapidamente se torna muita coisa. Em situações como essa, um dicionário de chinês para seu celular chamado Pleco vai fazer você se sentir bem mais seguro durante essas situações.

Top 14 Aplicativos Chineses - Parte 1 Thumbnail

Top 14 Aplicativos Chineses – Parte 1

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2020 Vindo viajar para a China? Ou vem para uma temporada mais longa para estudar mandarim, trabalhar ou estagiar? Seja qual for sua razão ou o tempo que irá passar, nós preparamos uma lista…

Porque devo experimentar a Imersão em Chengde? Então e Pequim ou Xangai?

É uma boa questão que nós ouvimos muitas vezes. Sejamos francos… você pode experimentar imersão na China em qualquer cidade. Não tenha dúvidas. O problema é quão longe você está disposto a ir para chegar a essa imersão.

Estudante e Família criando laços em Chengde

Para viver uma verdadeira e completa imersão, há uma série de coisas que você deveria fazer:

  • Não usar sua língua nativa
  • Fazer amizade com pessoas chinesas que apenas falam chinês
  • Mudar o idioma do seu celular para chinês
  • Viver com uma família chinesa

Isso é só o básico, mas você entende a ideia. Ainda que a imersão possa ser atingida onde você quiser, é bem mais fácil conseguir isso numa cidade como Chengde.

Imagine isso. Você está em Pequim, se cruza com um restaurante do seu país e você tem fome.

Provavelmente você vai entrar e aproveitar alguns confortos de casa e provavelmente até pedir na sua língua.

Em áreas mais povoadas de comunidades estrangeiras em Pequim e Xangai isso é tão fácil de acontecer, que chamamos uma “armadilha de imersão”!

Agora, compare a mesma situação em Chengde. Você não vai se cruzar com culinária do seu país aqui.

Você tem fome. Você não tem escolha senão entrar e experimentar um dos pequenos restaurantes locais. Tudo está em caracteres chineses, talvez em Pinyin se tiver sorte.

Você pede o que parece apetecível e descobre o nome de um ou dois pratos, a palavra para água ou suco de laranja e alguns novos caracteres. Talvez aprenda algumas coisas sobre o garçon ou a garçonete, ou talvez conheça outras pessoas comendo no restaurante.

Você até pode fazer amizade com os locais intrigados com sua presença ali… e assim começa a bola de neve!

O que é o alfabeto chinês - ele existe sequer? Um Guia Definitivo Thumbnail

O que é o alfabeto chinês – ele existe sequer? Um Guia Definitivo

O Guia Absoluto para o “Alfabeto Chinês” OK, em primeiro lugar, vamos esclarecer isso. 我 – Refere-se a meu ou eu em chinês Em Inglês temos 26 letras no alfabeto, em Russo temos 33 no alfabeto…

Isso é apenas um exemplo de uma situação corrente, mas e o resto do dia? Essas situações ocorrem o tempo todo, uma e outra vez. É assim que você aprende mesmo chinês. Você constroi as bases na sala de aula, utiliza e melhora seus conhecimentos fora da sala.

Basicamente – ainda que você possa experimentar imersão onde você quiser, é bem mais fácil em Chengde porque você é forçado a lidar com essas situações em chinês, enquanto noutras grandes cidades na China você provavelmente acabaria falando inglês ou outro idioma.

Esses momentos constrangedores onde você encontra a barreira da língua são os momentos que definem seus conhecimentos da língua chinesa. Há sempre uma forma de ultrapassar esses obstáculos, basta ter coragem e enfrentar a situação de frente.

Então eu não devia aprender chinês em meu país?

Nós nunca impediriamos ninguém de aprender chinês, onde quer que você esteja. Quantas mais pessoas quiserem aprender chinês, melhor. Dito isso, você tem de ser realista com seus objetivos. Muitos estudantes vêm para a LTL e usam essa frase:

“Vir na LTL é um investimento em mim mesmo”.

Isso é incrivelmente adequado e uma forma simpática de resumir suas ambições. É verdade que você pode aprender chinês em casa, mas quanto tempo por semana você vai passar estudando, tentando fazer amigos chineses? Você vai descarregar aplicativos para seu celular e usá-los todos os dias para estudar mandarim? Você vai usar essas duas semanas das suas férias para vir à China? Está disponível para pagar aulas particulares de chinês na sua cidade?

Tudo isso depende de seus objetivos de aprendizado e quão longe está disposto a ir para os atingir.

Com imersão, nós vamos levá-lo lá mais rápido, e isso é confirmado pelos testemunhos e vídeos de nossos alunos satisfeitos!

Não há uma forma certa ou errada de aprender chinês, mas sem dúvida que existem formas de acelerar sua experiência de aprendizado de chinês, e Imersão é uma delas… não vá por nós, confie em nossos alunos!

Choque Cultural na China Parte 1 Thumbnail

Choque Cultural na China Parte 1

Choque Cultural na China Parte 1: Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas na China,…

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




captcha