Experiência de completa Imersão Chinesa

Uma imersão total e completa na China é difícil de conseguir.

Para conseguir se imergir completamente num ambiente de língua chinesa, você tem de dar alguns passos “extremos”.

Em primeiro lugar, você não pode simplesmente ter qualquer grupo de colegas nem estudar numa escola onde tem outros estudantes que falem inglês por perto.

Em segundo lugar, você tem de viver num ambiente onde não tem uma comunidade internacional onde os chineses locais não sabem falar inglês.

Chengde - Great Summer's Day

  • Imersão chinesa
  • Casa de acolhimento chinesa
  • Amigos chineses
  • Sem estrangeiros
  • Sem inglês
  • Sem Starbucks
  • Mandarim 24 horas por dia

Em terceiro lugar, as pessoas devem falar o mandarim normal – não um dialeto local – para você perceber o que se passa à sua volta e fazer parte da cultura local.

Por último, o lugar tem de ser interessante e divertido para que você realmente passe um bom tempo ali.

E é assim que funciona uma imersão chinesa extrema!

  • Acabe com o inglês!

    Imersão real – deixe de falar inglês completamente

    Cultura local - não seja um turista e junte-se verdadeiramente à cultura chinesa

    Sem estrangeiros – será o único no bairro – o resto da vizinhança é chinesa

    Garantido – nunca vai se sentir tentado a usar o inglês. Nunca!

  • Progresso acelerado no idioma

    Rápido - não há forma mais rápida de estudar chinês do que numa imersão extrema

    Falando – sua oralidade vai avançar especialmente rápido

    Boa pronunciação - rodeado de nativos, você vai apanhar os bons hábitos

    Local – desde o jargão da internet aos memes – fale o mandarim verdadeiro dos dias de hoje

  • Cultura

    Cultura chinesa – se junte e faça parte da cultura chinesa nessa experiência

    Viva a Língua (LTL) - sonhe, fale e viva chinês todos os dias

    Descubra – viva num mundo que muito poucos estrangeiros exploraram

    Autêntico - esa é a verdadeira China e como o povo chinês vive hoje

  • Apoio

    Organizado – tudo organizado para você se focar na imersão e em estudar

    Individual – tudo preparado à sua medida - não terá outros alunos no programa

    Apoio – o time de apoio local está preparado para ajudar você a se instalar e fazer amigos locais rapidamente

    Seguro – ajuda disponível 24 horas por dia, em caso de emergência (também em inglês)

As dificuldades de se imergir

Uma imersão autêntica é uma paixão e um compromisso que não é facilmente atingido.

Por natureza, uma escola de língua chinesa tem outros alunos estudando consigo que não serão falantes nativos de mandarim. Por esse motivo, as primeiras pessoas que você vai conhecer, estudar e almoçar com na China vão provavelmente também ser estrangeiros. Além do mais, estudantes internacionais tendem a criar rapidamente uma bolha, visto que temos bem mais em comum uns com os outros do que com os chineses locais – e podemos falar inglês entre nós.

Para piorar as coisas, os chineses acostumados a lidar com estrangeiros têm uma perspectiva internacional e com quem é relativamente fácil fazer amizade, tendem a falar um bom inglês.

A mesma dinâmica ocorre em praticamente todas as cidades chinesas com comunidades estrangeiras, independentemente de seu tamanho. Enquanto em Xangai existem centenas de milhares de estrangeiros para falar inglês, em uma cidade como Harbin ou Guilin, pode haver muito menos.

No entanto, como são os únicos estrangeiros em um mundo muito chinês, esses pequenos grupos de estrangeiros estudando juntos no exterior tendem a ficar ainda mais próximos um do outro. Ter apenas um único falante de inglês por perto pode destruir um ambiente de imersão se você se encontrar e falar com essa pessoa todos os dias. E em uma cultura tão diferente quanto a China, jantar com colegas estudantes internacionais e falante de inglês após um dia cansativo de estudar mandarim é uma escolha natural.

Também em muitas cidades da China – especialmente no sul, como Kunming, Guilin ou Guangzhou – as pessoas falam dialetos locais muito diferentes do livro de mandarim. Não entender quando os habitantes locais conversam entre si pode dificultar a imersão na língua e cultura locais.

Em muitos anos de ensino de chinês, vimos inúmeras vezes que são exatamente aqueles jantares em que você não pratica seu mandarim, a possibilidade de falar inglês para fazer as coisas ou ficar com amigos chineses que querem praticar seu inglês que atrasam o aprendizado de mandarim na China.

Então, decidimos mudar isso.

Como atingir uma imersão a 100%

Acreditamos na imersão real e autêntica. Por isso, criamos o Programa de Imersão Chinesa da LTL, para oferecer um verdadeiro ambiente de imersão para alunos que estudam no exterior e desejam aprender mandarim rapidamente. Foi um processo longo e difícil, mas chegamos lá. Vamos lhe dizer como:

Primeiro, encontramos a cidade perfeita para aprender mandarim na China: Chengde

Chengde (承德) é onde o mandarim foi codificado em 1952 e sabe-se que as pessoas aqui falam o mandarim mais padrão em toda a China. Ao mesmo tempo, poucas pessoas fora da China conhecem a cidade. Isso pode se dever em parte porque muitas pessoas o confundem com Chengdu (成都), que soa semelhante em inglês, mas é uma cidade muito diferente e muito maior no sudoeste da China – famosa principalmente por ser a casa dos pandas.

Não há empresas internacionais, nem expatriados ou comunidade internacional em Chengde, e você pode ficar lá por anos sem sequer ver um único estrangeiro. Os habitantes locais não falam inglês, pois não há ninguém com quem falar e é preciso usar o mandarim para fazer qualquer coisa aqui.

Folk dance performance in Chengde

Em Chengde, você pode disfrutar de uma autêntica e completa imersão – Não se fala inglêm em lado nenhum

Segundo, projetamos uma estrutura de curso para libertá-lo da tentação de falar inglês. Todas as aulas são ministradas individualmente e você não terá colegas de turma estrangeiros. As aulas não acontecem em um local com outros alunos, mas são ministradas em sua casa ou em uma loja de chá por perto. Isso garante que você não vá almoçar com outros alunos nem fale inglês durante os intervalos.

As famílias de acolhimento não falam inglês. Os apartamentos compartilhados são compartilhados exclusivamente com companheiros de apartamento chineses. Por fim, mantemos o programa pequeno para garantir que não inundemos a cidade com estrangeiros. Normalmente, existem cerca de três e nunca mais que dez estudantes de LTL em Chengde, o que não é muito numa cidade de meio milhão de pessoas.

Terceiro, ajudamos você a se mergulhar na cultura chinesa. Antes de partir, teremos uma reunião pré-Chengde com você, onde você nos dirá o que gosta de fazer no seu tempo livre. Em seguida, entraremos em contato com locais com interesses semelhantes. Isso pode ser qualquer coisa, desde ingressar em um time de futebol local, entrar em um coro ou participar de um grupo de caminhadas até apresentar alguns de nossos amigos locais para jantar juntos (as pessoas em Chengde gostam de comer).

Você vai falar, ouvir e viver o idioma 24/7. E é sobre isso que estamos no LTL (Live The Language). As pessoas frequentemente nos perguntam (e às vezes duvidam) como podemos levar um completo iniciante ao nível HSK 6 dentro de um ano. Bem, é exatamente assim que fazemos. Trabalhos de imersão real. Confira o vídeo de Anthea sobre sua jornada com LTL de zero chinês para HSK 6 dentro de um ano de estudo conosco, para obter um exemplo genuíno de fluência dentro de um ano.

Mais sobre programas de Imersão

O que dizem nossos alunos

Ramesh Testimony for LTL
Ramesh
Alemanha

O pessoal local da LTL foi bem dedicado a organizar atividades divertidas e dando muitos conselhos úteis. Em geral, eu recomendo fortemente ficar em Chengde com a LTL.

Ler mais

Peter Testimony for LTL
Peter
Paraguai

Para aprender chinês, Chengde é o melhor sítio que existe. A combinação de casa de acolhimento com aprender em aulas individuais é o que faz você avançar tão rápido.

Ler mais

Luke Testimony for LTL
Luke
Reino Unido

Olhando para trás, estou bastante supreso com meu progresso. Eu realmente recomendo a qualquer pessoa que esteja decidida a aprender mandarim a sério a fazer algo como esse programa.

Ler mais

Jaimie  Testimony for LTL
Jaimie
Estados Unidos

Para resumir as coisas, eu realmente gostei de Chengde porque tinha tudo o que eu procurava... uma boa família de acolhimento, um bom professor, amigos, cultura, natureza, atividades. Amei!

Ler mais

Daniela Testimony for LTL
Daniela
Alemanha

O programa foi fenomenal porque você pode mesmo se mergulhar na cultura chinesa e não se distrair por falar inglês. Espero poder regressar à China e ter mais aulas com a LTL no próximo ano.

Ler mais

Questões frequentes 

Consigo fazer uma imersão real junto com meu amigo?
  A menos que seu amigo seja falante de chinês nativo e não saiba inglês, claro que não consegue. Quando você está com um amigo, vocês vão inevitavelmente falar um com o outro e isso significa que não estão num ambiente de imersão autentico. É possível organizar um programa para amigos ou famílias juntos em Chengde, no entanto será exatamente isso: um curso de língua chinesa em Chengde e não um ambiente de imersão completo.
Imersão extrema soa um pouco assustador. Será o programa certo para mim?

Depende do que você tem receio. Se estiver preocupado por não conhecer outros estudantes internacionais, não poder falar inglês ou não pode viver sem MacDonald’s então esse programa não é para você e não deveria ir.

Se você tem medo de não ser capaz de se comunicar, não conhecer ninguém ou se teme por sua segurança, então não tem de se preocupar. Num ambiente de imersão completo, seu mandarim vai melhorar rapidamente e você vai ganhar confiança em falar em muito pouco tempo, simplesmente porque você vai fazê-lo todos os dias. Além do mais, as pessoas em Chengde são muito acolhedoras com estrangeiros. Desde que você esteja disposto a se juntar a eles, vai ser bem fácil fazer amigos. Finalmente, Chengde é uma cidade incrivelmente segura.

Eu gosto da ideia, mas pode ser um pouco rápido demais para mim?

Sim, ir diretamente para um ambiente de imersão completo assim que chega na China é demasiado rápido. É por isso que combinamos estudar em Chengde com um curso de chinês em Pequim primeiro, para a maioria dos estudantes.

Posso ir diretamente para uma imersão extrema de mandarim?

Se você já tem alguma experiência viajando pela China e falar suficiente mandarim, e está disposto a entrar nesse desafio, então sim, pode. Por favor fale conosco para mais detalhes.

E se precisar de ajuda?

Imersão de chinês completa claro que não significa que você estará sozinho se encontrar dificuldades com alguma coisa. Nós estamos sempre aqui para você e em caso de emergências também em inglês. Nosso time local de ensino e apoio é incrivelmente dedicada e trabalhadora para se certificar que nossos alunos não só aprendem chinês rapidamente, mas também disfrutam de seu tempo em Chengde. Estamos sempre disponíveis para questões, ajuda, ou apenas conversar se precisar. Se for uma emergência pode nos ligar e falar conosco a qualquer hora.

Para quem não é a imersão extrema em Chengde?

Você não deve se registrar no programa de imersão chinesa se não está disposto a mergulhar completamente na cultura e língua chinesas. Você tem de estar preparado para deixar todos os contatos internacionais para trás e entrar bem fundo no que é uma cultura muito diferente. As grandes cidades chinesas oferecem bolhas de expatriados com muitos sistemas de apoio para estrangeiros em dificuldades na China. Chengde não tem. Não vá se você não está preparado para isso.