Melhor lugar para aprender chinês na China

Onde aprender chinês? Aqui estão nossas melhores escolhas 

Apanhando o jeito com o mandarim

Onde aprender chinês? Quais são os melhores lugares para aprender chinês na China? 

Não é fácil! É um país grande e antigo!  

Não há dúvida de que o melhor lugar para aprender chinês é na China. Isso absolutamente não significa que você precise vir para a China para aprender o idioma. 

De jeito nenhum, você pode se tornar fluente na língua vivendo fora da China, com uma combinação de trabalho duro e ensino profundo. 

No entanto, não há dúvida de que o impulsionará a avançar muito mais rapidamente. 

Abaixo, falamos de quatro grandes cidades para aprender chinês, todas tão diferentes por si mesmas. Qual combina com você? 

Antes de revelarmos os melhores lugares para aprender chinês na China, queríamos compartilhar rapidamente com você nosso podcast. Max e Campbell, da nossa equipe de Marketing, explicam por que você deve estudar chinês na China. É um episódio rápido e vale a pena alguns minutos! 

Aqui vai: 

Aprenda chinês em Pequim – História e cultura

Aprenda chinês em Xangai – Metrópole Internacional

Aprenda chinês em Taipei – Tente tradicional

Aprenda chinês em Chengde – Imersão, imersão, imersão

BÔNUS – O que o chefe pensa

Onde aprender chinês na China?

Então você decidiu vir para a China para aprender mandarim?

Bom para você, é uma decisão de que você não se arrependerá. Mas a próxima pergunta a ser feita é: onde aprender chinês na China?

Após o choque cultural inicial e os locais bizarros espalhados aqui, ali e em toda parte; a China é um país incrivelmente adorável de muitas maneiras.

As pessoas são abertas e amigáveis, geralmente acolhem estrangeiros de braços abertos e a cultura é como em nenhum outro lugar que você tenha visitado.

Você está no lugar perfeito para levar o seu chinês de zero a herói, no menor tempo possível.

O problema então é: qual é o melhor lugar para aprender mandarim na China? O país não é exatamente pequeno, as opções são vastas e pode parecer uma decisão difícil de tomar.

Escola LTL Hoje – Alunos e Staff sempre próximos

Parece uma decisão difícil porque realmente é.

Existem tantos destinos maravilhosos que você pode visitar quando estuda mandarim.

A chave para a melhoria rápida é mergulhar na China . Esta é a parte complicada.

É muito fácil ficar preso dentro de uma bolha estrangeira nas grandes cidades da China, mas isso não significa que você deva evitá-las, longe disso.

Muito disso se resume ao seu temperamento individual.

PERGUNTE-SE – Você está disposto a mudar o idioma do seu telefone para o chinês? Você está disposto a fazer amigos chineses que falam pouco inglês? Você está disposto a trocar as grandes cadeias de comida estrangeira por um pequeno restaurante chinês local?

Experimentar a imersão real requer muita disciplina da sua parte e uma combinação das opções acima mencionadas.

Andreas, o CEO, fala sobre aprender mandarim (em inglês)

Onde aprender chinês? – Os candidatos

Aprenda chinês em Pequim – História e cultura

Não há absolutamente nenhum rival para a história e cultura chinesas do que a própria capital, Pequim.

Como seria de esperar, a capital transborda da China antiga, apesar da crescente popularidade de áreas estrangeiras como Sānlĭtún (三里屯). Os renomados Hutong’s podem ser percorridos por horas a fio – se perder neles e pedir orientações a um local faz parte da diversão de explorar Pequim.

A Melhor zona para aprender chinês – Mergulhe nos Hutongs de Pequim

Apesar da mistura eclética de internacionais em Pequim, não tem tantos habitantes que falem inglês como você imagina.

De fato, andar por aqui só com inglês não é assim tão fácil, mas isso é bom se você quer aprender mandarim em Pequim!

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado? Thumbnail

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?

Viver em Pequim – Como é viver em Pequim?  Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite Então, como é a vida em Pequim? Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a…

Nosso centro em Pequim é a nossa escola onde damos as boas-vindas a estudantes internacionais de todo o mundo, bem como a estudantes locais que trabalham e moram em Pequim e estudam fora do trabalho.

Embora Pequim tenha um grande número de estrangeiros, isso não significa que você precise ficar preso na “bolha estrangeira”.

DICA – Usar a boca cedo para falar chinês é vital quando se aprende mandarim como especialista, que nossos falantes de mandarim afirmam em nosso e-book de aprender chinês gratuitamente.

Aprenda chinês em Xangai – Metrópole Internacional

Não se engane, Xangai é o centro de negócios da China e o tamanho da cidade é incompreensível.

Pessoas de todos os quatro cantos do mundo convergem nessa cidade que simplesmente nunca dorme – é um espetáculo.

Se você quer estudar chinês em Xangai ou não, é uma cidade que todos devem visitar se vierem para a China. Em vez de elaborar uma longa lista de coisas a fazer (isso é para outra altura), vamos discutir se Xangai é um bom lugar para aprender mandarim.

Melhor lugar para aprender chinês – Xangai

Embora os estrangeiros sejam muito mais fáceis de encontrar, e o nível do mandarim não corresponda ao de Pequim, não há dúvida de que você pode progredir rapidamente com o seu mandarim, se quiser.

Depende muito de quanto tempo você dedica a aprender chinês fora da sala de aula.

Se você apenas colocar o “horário de expediente” e voltar à sua língua materna depois, estará em um longo caminho.

Deseja o atalho? Fale, fale, fale. É simples assim.

Faça perguntas, mesmo que você ache que são estúpidas. Coloque-se em posições “desconfortáveis”, conheça os locais. Eles sempre estarão dispostos a ajudar e aconselhar.

Roteiro de 3 Dias em Xangai – Coisas para Fazer em Xangai Thumbnail

Roteiro de 3 Dias em Xangai – Coisas para Fazer em Xangai

72 horas em Xangai – O que fazer em Xangai 3 dias em Xangai e não sabe muito bem o que fazer? A gente te ajuda! O tamanho de Xangai é enorme, então, por onde começar? Xangai comparada ao tamanho…

É fácil ser sugado pelos bares e restaurantes estrangeiros em uma cidade como Xangai. Você é a única pessoa que pode pressionar por uma imersão. Embora seja mais difícil de alcançar em uma cidade como Xangai, ainda é um ótimo lugar para aprender chinês apenas pela experiência da cidade. Ficar com uma família chinesa em Xangai é uma maneira perfeita de combater o desejo de falar sua língua materna.

Aprenda chinês em Taipei – Tente tradicional

Muitas pessoas esquecem a opção de Taiwan quando pensam em aprender chinês devido ao fato de não estar no continente.

Não caia nessa armadilha …

Melhor sítio para aprender chinês na China – Taipei

Taipei, em Taiwan, é uma ótima opção para seu estudo de chinês.

Taiwan usa principalmente caracteres chineses tradicionais, portanto a experiência do dia-a-dia será diferente da de Pequim ou Xangai, mas isso não é algo negativo, de jeito nenhum.

Na verdade, é exatamente o oposto.

Aliás, algumas pessoas acham mais fácil aprender caracteres tradicionais e se você começar do zero, não fará diferença qual deles você estuda.

Os caracteres tradicionais geralmente têm um pouco mais de lógica, mesmo que tenham mais pinceladas, mas também são mais pictográficos.

Taiwan oferece uma grande diversidade. Taipei é uma cidade movimentada e cheia de vida, com muita beleza para se gabar. Com poucas horas você pode viajar para a praia. O tempo é bom, as pessoas são descontraídas e o transporte público é conveniente.

Diversão no KTV em Taiwan

Na verdade, muitos ex-alunos da LTL falaram sobre seu desejo de frequentar uma escola em Taiwan, então ouvimos…

👉👉👉 NOVIDADE – Nossa nova escola em Taipei, Taiwan está agora aberta! Seja um dos primeiros a desfrutar de nossa brilhante e nova escola de mandarim e aprender chinês. Simplificado ou tradicional, você escolhe.

Aprenda chinês em Chengde – Imersão, imersão, imersão

O melhor lugar para aprender chinês na China é…. CHENGDE

Ao perguntar onde aprender chinês na China, muitos levantam as sobrancelhas quando dizemos Chengde!

“Você quer dizer Chengdu, com os pandas, certo?” ERRADO!

Se você deseja um progresso rápido e o mandarim mais padrão em toda a China, é difícil sugerir outro lugar que não seja Chengde.

Experimentar a imersão total na China não é algo para os fracos de coração. Chengde (承德) é o local em que o mandarim foi codificado em 1952. Os residentes de Chengde (que não devem ser confundidos com o hotspot turístico de Chengdu) são conhecidos por falar o mandarim mais normalizado em toda a China.

Porque deve fazer uma imersão na China? Thumbnail

Porque deve fazer uma imersão na China?

Imersão é o melhor – Pode confiar! Descobrir Chegde Você vai nos ouvir dizer um montão de vezes a “palavra com I” quando vier na LTL Escola de Mandarim. E por bons motivos. Imersão é simplesmente a melhor maneira de…

Junte a isso que poucas pessoas fora da China conhecem a cidade e você já tem uma ótima receita para o sucesso.

Melhor lugar para aprender mandarim na China – Chengde

Por esse motivo, decidimos que seria uma boa ideia enviar estudantes para Chengde se eles quisessem aprender chinês rapidamente.

Foi um enorme sucesso até agora e está se tornando cada vez mais popular entre nossos alunos – e por boas razões. Com apenas algumas semanas em Chengde, você poderá ver seus níveis da língua mandarim disparar. Pense nisso:

  • Nenhum estrangeiro
  • Sem contato em inglês
  • Quase nenhuma marca estrangeira em toda a cidade

Em nenhum lugar você pode escapar do mandarim e é exatamente por isso que estudar chinês em um ambiente imersivo é um sucesso tão grande para nossos alunos.

Junte a isso uma casa de acolhimento em Chengde com uma família chinesa e você estará falando o mandarim mais padrão, 24 horas por dia, sete dias por semana e desenvolvendo suas habilidades rapidamente.

Verdade seja dita, você pode conseguir imersão em qualquer lugar da China. A vontade de ter sucesso e elevar-se a níveis nunca antes alcançados é crucial. Dito isso, uma visita a Chengde, embora seja uma realidade à parte do mundo ocidental, representa o melhor lugar para aprender mandarim o mais rápido possível – em nossa humilde opinião.

BÔNUS – O que pensa o chefe

Que pessoa melhor para fazer essa pergunta do que o próprio homem que fundou a LTL com base em suas lutas anteriores com o chinês. Agora ele fala quase como um nativo! Ele levou algum tempo para sentar com nossa equipe de marketing e conversar sobre sua jornada com o chinês.

Minha história de aprendizado de chinês – por Andreas Laimböck

Quando cheguei à China, perguntei a um amigo onde aprender chinês. Ele recomendou a BLCU para estudar no estrangeiro, na China, pois a BLCU é uma das universidades mais famosas da China para aprender mandarim. Então, me inscrevi e, como a maioria dos estudantes de hoje, passamos momentos maravilhosos.

Eu conheci outros estudantes de todo o mundo, fomos aos bares ao lado da universidade quase todas as noites e aproveitei cada minuto.

Andreas estuda chinês há quase 20 anos

No entanto, depois de alguns meses, comecei a perceber que não estava realmente aprendendo chinês e meu mandarim estava progredindo incrivelmente devagar. Era chamado de “Programa Intensivo de Chinês”, com 30 aulas por semana – no entanto, as aulas de compreensão oral eram completamente inúteis e ninguém as assistia.

Acabei com menos de 20 lições, cada uma com duração de 45 minutos, o que não leva muito tempo. Além disso, havia 20 alunos em nosso grupo, dos quais cinco apareciam apenas de vez em quando.

Os outros 15 passavam a maior parte do tempo ouvindo um professor nos dando palestras sobre gramática chinesa.

Confira nosso artigo sobre gramática chinesa aqui.
Chinês Básico: Gramática e Estruturas Frásicas - Parte 1 Thumbnail

Chinês Básico: Gramática e Estruturas Frásicas – Parte 1

Chinês Básico: Gramática e Estruturas Frásicas – Parte 1  Nesse artigo vamos fazer uma introdução às regras básicas da gramática chinesa. Vamos falar dos seguintes padrões frásicos em chinês mandarim: Chinês Básico Ponto #1 – Frase Sujeito + Verbo Chinês…

Problemas aprendendo chinês

O próprio Andreas admite que teve um começo lento aprendendo chinês

Em um grupo tão grande, havia muito pouca oportunidade para cada aluno falar o idioma ou para o professor prestar atenção nos problemas de pronúncia de cada aluno.

Como resultado, eu me acostumei a falar com entoação ruim (dos quais me arrependi mais tarde). E apesar de ter tido um professor de fala incrível (从 老师 é o melhor!), em geral o estilo de ensino em uma universidade chinesa segue a abordagem educacional tradicional chinesa: sentar e ouvir, memorizar, passar horas sem fim escrevendo caracteres com muito pouca explicação da lógica por trás de tudo e com poucas oportunidades de praticar o uso dessas novas palavras durante a aula.

Embora isso possa ser adequado para alguém acostumado a esse tipo de educação, não era adequado para mim.

Além do mais, depois da aula, minha vida social era exclusivamente com outros estudantes estrangeiros. Nas universidades chinesas, os estudantes internacionais e chineses são estritamente separados. Eles moram em dormitórios diferentes e têm aulas em edifícios de ensino separados.

Isso leva a muito pouca interação entre os dois grupos.

Então, enquanto eu aprimorei bastante meu francês e italiano e acabei aprendendo um pouco de coreano, meu mandarim falado simplesmente não melhorou.

Assim, depois de sete meses, decidi que, se realmente quisesse aprender mandarim, teria que encontrar outro caminho e deixaria a universidade. Como eu já havia pago o ano inteiro, isso infelizmente também significou que perdi a propina de quase um semestre inteiro.

Aprendendo Chinês Individualmente – Fazendo Progressos

Nesse momento, melhorar meu chinês era muito importante para mim, mas eu também queria economizar. Por isso, acabei por encontrar um professor de idiomas particular porque era muito acessível e também individual – o que eu gostei muito depois de passar sete meses estudando com 20 pessoas em uma turma!

Passei muito tempo corrigindo os maus hábitos que havia adquirido na universidade e finalmente comecei a ganhar alguma confiança em falar mandarim. Naquela altura, eu estava na China e estudava mandarim por há algum tempo e sabia como queria estudar para dar certo.

Acabei “ensinando” meu tutor como me ensinar e meu chinês começou a melhorar.

Andreas recebendo novos alunos na LTL Pequim

No entanto, logo descobri que o problema de ser professor particular é que, na verdade, é um trabalho ruim.

Um professor não recebe seguro social, salário estável (quando eu estava de férias, ela não tinha renda), licença médica ou maternidade e nunca poderia realisticamente esperar começar uma família ou viver qualquer tipo de vida funcional em Pequim.

Isso significa que as únicas pessoas dispostas a fazê-lo são estudantes muito jovens, com pouca ou nenhuma experiência de ensino, ou aqueles que realmente não têm outras oportunidades, porque não estão qualificados para trabalhar em uma escola real ou conseguir outro emprego.

À medida que os jovens se tornam mais velhos, mais experientes e melhores no ensino, eles encontram um emprego estável em uma escola de idiomas particular ou mudam de carreira.

Aqueles que não têm outras oportunidades continuam procurando até encontrar outra coisa para fazer. Portanto, os dois grupos estão principalmente ensinando a curto prazo e não têm incentivo real para aprender como se tornarem melhores professores, pois sabem que muito provavelmente estarão fazendo diferente algo em breve.

Então, enquanto eu começava a melhorar, meus tutores não estavam realmente me ensinando a aprender o idioma chinês, mas mais me ajudando a corrigir erros de pronúncia ou responder a perguntas enquanto líamos o livro juntos, e na verdade era eu quem dirigia as aulas.

Como aprender chinês no WeChat Thumbnail

Como aprender chinês no WeChat

Aprender chinês no WeChat Se você está pensando em se mudar para a China, considere instalar o WeChat (Wēixìn 微 信) em seu smartphone. Na China, é mais comum as pessoas solicitarem seu ID do WeChat do que o seu…

Escola Particular de Chinês – Com orçamento limitado

Mais tarde, quando meu chinês melhorou e eu comecei a trabalhar em Pequim, queria continuar aprendendo.

Embora eu certamente não quisesse voltar a estudar via memorização rotineira com outros 20 estudantes da universidade, também queria um professor real que pudesse me liderar em minha experiência de estudo e fornecer orientações sobre como atingir rapidamente o próximo nível de mandarim.

Nossos alunos de Pequim

Alguém que realmente aprendeu a ensinar mandarim e estava nele a longo prazo.

Alguém que quisesse ser o melhor professor possível em vez de apenas dar aulas particulares para ganhar algum dinheiro ao lado.

Naquela época, havia um grande número de escolas particulares de idiomas, as quais prometiam tudo isso em seus sites: professores profissionais e um currículo focado, a taxas surpreendentemente baratas.

Depois de olhar um pouco, escolhi um e comecei meu curso de mandarim por lá. Infelizmente, os resultados foram muito decepcionantes.

Meu primeiro professor chegada atrasado para a aula, nada preparado e parecia mal ter visto o livro que eu estava usando.

Enquanto outros professores que eu tinha lá e em outras escolas de idiomas particulares econômicas mais tarde chegavam a horas, nenhum deles era o instrutor profissional de idiomas que eu procurava.

Com o tempo, descobri que tudo o que essas escolas faziam era contratar praticamente qualquer chinês que desejasse ganhar algum dinheiro, dar-lhes um rápido curso de introdução ao ensino interno e depois deixá-los começar a ensinar.

Nenhum deles foi contratado em período integral; portanto, não havia salário estável, seguro social, licença médica ou qualquer outra coisa que um ser humano precisa para viver uma vida normal.

Como resultado – tal como com os professores particulares que eu tinha anteriormente – mesmo aqueles que adoravam ensinar chinês mais cedo ou mais tarde tinham que sair para fazer outra coisa, porque você não pode sustentar uma vida em Pequim com os salários que eles estavam ganhando.

Enquanto isso explicava os preços baratos que eu estava pagando, novamente fiquei bastante insatisfeito com minha experiência de aprendizado.

O início da LTL Escola de Mandarim

Continuei estudando mandarim por conta própria, em várias escolas, com tutores diferentes, e mergulhei na língua através do trabalho e dos amigos.

No entanto, decidi em algum momento por volta de 2008 que deveria haver outras pessoas por aí que tiveram experiências semelhantes às minhas e queriam algo melhor. Foi quando eu fundei a LTL.

Andreas passando a palavra de onde aprender chinês

Meu objetivo era criar uma maneira de ajudar os alunos a evitar todos os erros e problemas que encontrei ao aprender mandarim.

Eu queria oferecer flexibilidade, além de professores motivados e totalmente qualificados, e um ambiente de estudo favorável. Eu sabia que ter a oportunidade de falar o idioma o máximo possível é fundamental, então eu queria que os alunos da LTL pudessem viver com uma família chinesa local enquanto estudavam.

Eu queria que as turmas de chinês fossem pequenas e o ensino focado em interação e diversão. E, é claro, eu queria que nossos professores pudessem construir uma carreira no ensino de chinês na LTL. Isso significaria oferecer-lhes uma posição boa e estável, que lhes permitisse investir em sua capacidade de ensino sem ter que se preocupar se receberiam um cheque de pagamento na próxima semana ou o que acontecerá se ficarem doentes.

Escola LTL Hoje – Alunos e Staff sempre próximos

Hoje, os primeiros professores que contratamos ainda trabalham conosco e temos uma equipe de ensino incrivelmente estável.

Continuamos com turmas muito pequenas, com um tamanho médio de turma de três e nunca mais que seis alunos por turma. 80% dos nossos alunos vivem com famílias de acolhimento que falam chinês e a maioria escolhe um programa de imersão completo como parte do curso.

Oferecemos cursos entre uma semana a um ano, com apoio 24 horas por dia, sete dias por semana, convites para vistos, uma comunidade estudantil muito divertida e somos de longe a instituição de ensino de língua chinesa mais bem avaliada na internet (pesquise no google!). Podemos levar um aluno iniciante ao nível HSK 6 dentro de um ano de estudos intensivos em chinês.

Hoje eu mesmo sou examinador do HSK e falo mandarim praticamente o dia todo no trabalho. Levei quase cinco anos para chegar lá e quando vejo nossos alunos atingirem um nível semelhante após um ano de estudo em tempo integral na LTL, tenho muito orgulho do que alcançamos aqui.

O que eu gostaria de saber antes de me mudar para a China Thumbnail

O que eu gostaria de saber antes de me mudar para a China

Está vindo morar para a China, para aprender chinês? Escute  Se você está pronto, ou pensando seriamente em vir para a China para aprender chinês, ótimo! Nós não nos arrependemos de ter tomado essa decisão, nem por um momento (isto…

Onde aprender chinês – Questões frequentes

Eu aprendo chinês mais rápido na China?

Embora você possa aprender chinês em qualquer lugar, é sempre melhor estar no país do idioma que você está estudando para progredir mais rapidamente. Experiências imersivas fazem toda a diferença com o aprendizado de idiomas.

Os chineses têm muitos dialetos?

Sim, existem muitos dialetos.
O mandarim é o mais falado. No Norte (principalmente no Nordeste), os sons podem ser um pouco mais severos do que o mais suavemente falado no Sul. Aí você encontra o xangainês e cantonês que realmente não se parecem em nada com mandarim.
Há muitos, muitos mais!

Onde é o lugar mais barato para aprender chinês?

Geralmente, evitar as cidades maiores é o melhor para um custo de vida mais barato, como pode ser dito em qualquer país.
Beihai seria um ótimo lugar para aprender chinês sem gastar muito, porque é uma cidade menor (para os padrões chineses), o custo de vida é baixo e há muitos nortistas em Beihai devido ao clima mais quente, o que significa que você obtém mais mandarim padrão do que o normal no sul.

Taiwan e Hong Kong usam mandarim simplificado?

Taiwan e Hong Kong usam caracteres tradicionais. Estes são geralmente mais complexos no olho, embora alguns caracteres ainda possam parecer semelhantes.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




    captcha