Melhores lugares para visitar na China … pelo cenário

Melhores lugares para visitar na China – Belezas naturais da China

Está em Pequim ou Xangai, estudando, trabalhando, ou só de passeio, e quer dar uma pausa na vibe de cidade? Existem tantos lugares incríveis para serem visitados, tantas belezas naturais da China, que é difícil decidir. Então, nós decidimos te ajudar e fazer uma lista dos melhores lugares para visitar na China em termos de cenário. Se você ainda não conhece bem as belezas naturais da China, esse artigo vai te deixar de boca aberta com a quantidade paisagens lindas que a China possui.

1 – Guilin/Yangshuo, Guangxi

2 – Zhangye Danxia, Gansu

3 – Zhangjiajie, Hunan

4 – Terraços de arroz de Yuanyang, Yunnan

5 – Changbaishan, Jilin

Geografia da China

Quando as pessoas pensam na China, elas acabam ficando presas naquela imagem estereotipada e imaginando apenas um lugar cheio de muita gente, como diz no velho ditado chinês 人山人海 (Rénshānrénhǎi – ‘pessoas na montanha, pessoas no mar’).

Um país cheio de metrópoles e grandes cidades com paisagens urbanas. E, na Costa Leste, essa impressão acaba sendo bem verdadeira.

Entretanto, além de ser casa para 1.3 bilhões de pessoas, o território chinês é bem grande e vasto.

Climate Map of China
Mapa Climático da China

No total, a China cobre uma área de 9.597 milhões de km², fazendo do país o quarto maior do mundo, atrás apenas da Rússia, Canadá e EUA (o Brasil é o quinto colocado!).

Como resultado de tamanho território, as paisagens são bem diversas; desertos, pântanos, montanhas, litoral… Nas imagens abaixo você consegue ver o quão diferente é a geografia e o quão cheio de belezas naturais da China o território é composto, desde o verde e úmido sudeste, ao marrom e seco noroeste.

Satellite Image of China
Imagem de satélite da China

Como resultado dessa diversa geografia, a China tem muitas paisagens lindas e interessantes. Para que você conheça mais sobre elas, nós fizemos essa lista dos melhores lugares para visitar, quando o quesito é cenário, com as mais lindas belezas naturais da China.

Alguns desses lugares são bem populares entre turistas estrangeiros e chineses, então mesmo por lá, talvez você tenha que andar um pouco mais além para realmente se sentir sozinho em contato com a natureza.

1. Melhores lugares para visitar na China

Guilin & Yangshuo, Província de Guangxi

Guilin (桂林) é um lugar que você TEM QUE VER se você passar pela China.

Ela aparece aqui na nossa lista de melhores lugares para visitar na China por várias razões, mas a primeira é, obviamente, pelo seu cenário incrível.

Best Places to Visit in China: The Li River, Guilin
Melhores lugares para visitar na China: Rio Li, Guilin

A cidade do sul da China é conhecida pela sua paisagem de montanhas verdes que cercam a cidade e o interior do país.

O Rio Li (漓江) serpenteia por entre essas montanhas, trazendo perfeitas oportunidades para fotos de belezas naturais da China. O local mais popular é provavelmente na cidade de Xingping town (兴坪镇), uma viagem curta de ônibus partindo do paraíso dos mochileiros, Yangshuo (阳朔).

Esse lugar em particular é conhecido como o cenário que fica na parte de trás da nota de 20 Yuan. Muitos turistas tiram fotos segurando a nota com a paisagem real por trás.

A cerca de 100km de Guilin, você também pode visitar os maravilhosos Terraços de Arroz de Longji (龙胜梯田).

A tradução do nome significa Espinha Dorsal de Dragão. Os terraços foram nomeados dessa maneira por causa da aparência: o pico das montanhas lembram uma espinha dorsal, e os terraços seguem complementando a paisagem.

Como chegar:

Guilin é acessível por trem, ônibus ou avião, dependendo de onde na China você está vindo. Existem vários trens por dia partindo de Pequim e Xangai, em uma mistura de trens lentos e rápidos.

Para almas aventureiras que têm tempo para gastar, os trens noturnos (viagens em que você dorme no trem) podem ser uma experiência interessante. Chegando em Guilin você pode pegar um ônibus até Yangshuo, ou mesmo um barco no Rio Li.

2. Melhores lugares para visitar na China

Zhangye Danxia, Província de Gansu

Best Places to Visit in China: Rainbow Mountains in Zhangye
Melhores lugares para visitar na China: Rainbow Mountains (Montanhas Arco-íris) em Zhangye – Crédito para mountainleon.com/

O número dois da nossa lista de melhores lugares para visitar na China pelo cenário é bem menos visitado que Guilin por turistas estrangeiros.

Essas formações rochosas coloridas são localizadas perto da cidade de Zhangye no noroeste da China, na província de Gansu.

O Parque Nacional de Zhangye (张掖国家地质公园) é também conhecido como as Montanhas Arco-Íris (Rainbow Mountains) ou Montanhas Listradas, por causa das listras de cores.

Essa foto do Mountain Leon retrata bem a beleza única do lugar.

O parque cobre uma área de 322 km² e é um local popular entre os visitantes.

Caminhadas por entre as montanhas são proibidas para evitar danificar as formações rochosas, então os visitantes ficam pelo caminho indicado para apreciar a paisagem.

DICA: para tirar uma foto sem ninguém no fundo, você só tem que andar um pouquinho além, na borda de cada plataforma

O melhor horário para visitar é bem cedo, quando o sol está nascendo, ou no final da tarde, quando ele está se pondo.

Por lá, também tem o parque Danxia “Vala no Gelo” (冰沟丹霞). Ao invés de montanhas coloridas, a antiga vala no gelo deixou formações rochosas com formatos interessantes, cujos nomes foram dados por autoridades do parque: um camelo, irmão bebendo uma dose de baijiu, amantes, e por aí vai.

Choque Cultural na China Parte 1 Thumbnail

Choque Cultural na China Parte 1

Choque Cultural na China Parte 1: Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas na China,…

Além das formações rochosas, ainda existem várias coisas interessantes para fazer por Zhangye, incluindo: um Buda reclinado bem grande (o maior Buda reclinado de madeira da Ásia – quer dizer, acho que não existiria nenhum Buda reclinado de madeira maior que esse fora da Ásia), um parque e museu de pântano, cavernas budistas e templos escavados na costa da montanha (马蹄寺 –  Mati Si), e o Pingshan Grand Canyon (平山湖大峡谷 ), que surpreendentemente não é visitado por muitos turistas apesar de ser bastante fotogênico.

Como chegar:

O Parque Nacional Geológico de Zhangye Danxia pode ser facilmente acessado em uma viagem de um dia partindo da cidade de Zhangye. Albergues locais e agências de viagem oferecem tours/pacotes de transporte compartilhado até o parque.

Zhangye é localizada em uma das rotas de trem principais de Gansu, com trens-bala disponíveis de Lanzhou, Xi’an ou ainda além, no noroeste por Gansu e entrando em Xinjiang.

Para chegar em Pequim de lá, pode ser mais fácil conectar via trem ou avião por Lanzhou ou Xi’an, já que os trens diretos são poucos e lentos.

Passeios de um dia partindo de Pequim – Top 5 da LTL Thumbnail

Passeios de um dia partindo de Pequim – Top 5 da LTL

O que fazer em Pequim? Guia das melhores viagens bate e volta Sim, é uma experiência incrível explorar outras regiões da China e você de fato DEVE fazer isso, mas… Se você está precisando dar aquela escapada da cidade e…

3. Melhores lugares para visitar na China

Zhangjiajie, Província de Hunan

Quando as pessoas falam sobre Zhangjiajie (张家界), elas geralmente estão se referindo ao Patrimônio da UNESCO de Wulingyuan (武陵源). Ficou conhecido como o cenário que inspirou a paisagem do filme de 2009 Avatar.

E apesar do diretor James Cameron negar, parece ter sido um marketing eficiente para que as pessoas começassem a falar sobre o parque e reconhecê-lo como uma das belezas naturais da China.

Best Places to Visit in China: Floating Mountains, Zhangjiajie
Montanhas Flutuantes, Zhangjiajie

O terreno de muitos desfiladeiros e barrancos, lagos e cachoeiras, é composto de mais de 3,000 pilares de arenito. Também existem duas pontes naturais dentro da área cênica, além da mais alta e mais longa ponte de vidro do mundo – assustador!

Ônibus levam visitantes a áreas diferentes dentro do parque, mas ainda assim existem várias oportunidades de escapar das multidões.

Nós recomendamos passar alguns dias por lá, para poder explorar a região, já que a área é enorme.

Como chegar:

O aeroporto de Zhangjiajie Hehua fica a cerca de 4km do centro da cidade de Zhangjiajie. Geralmente existem vôos diretos de cidades grandes como Pequim e Xangai.

Também é possível pegar um trem para a cidade de Zhangjiajie, mas prepare-se para uma jornada de 20+ horas em um trem noturno.

Da cidade de Zhangjiajie até a área cênica de Wulingyuan, leva aproximadamente 45 minutos de ônibus. O ônibus sai a cada 10 minutos, levando muitos visitantes ao local.

4. Melhores lugares para visitar na China

Terraços de Arroz de Yuanyang, Província de Yunnan

Os Terraços de Arroz de Yuanyang (元阳梯田景区) ficam na parte sul da Província de Yunnan, construídos nas encostas da Montanha Ailao.

Essa paisagem multi-colorida, em camadas, foi construída pelo povo Hani ao longo de muitas gerações.

Lutando para sobreviver, o povo Hani começou a transformar as encostas da montanha em solo fértil, para que eles pudessem plantar arroz para viver, há mais de 2500 anos atrás.

Best Places to Visit in China: Multi-coloured Yuanyang Rice Terraces
Os multi-coloridos terraços de Arroz de Yuanyang

A área toda dos Terraços de Arroz de Yuanyang cobre mais de 113km² , mas é dividida em três área cênicas principais: os Terraços de Duoyishu, Bada e Laohuzi.

Essa área é também uma adição recente da China ao Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo listado em 2013 como uma das belezas naturais da China.

A melhor época para visitar é durante os meses de inverno, já que os terraços estão cheios de água, e estão mais coloridos.

Como chegar:

Para visitar os terraços, é melhor partir da Cidade Antiga de Yuanyang e passar uma noite nos Terraços de Duoyishu para ver o nascer do sol.

Como não existe aeroporto ou estação de trem na Cidade Antiga de Yuanyang, você pode chegar à cidade via ônibus partindo de Kunming (a capital da província de Yunnan). A viagem leva cerca de 7 horas.

Guia Completo para a Muralha da China Thumbnail

Guia Completo para a Muralha da China

O Guia da Muralha da China – Cobertura Completa com a Escola de Mandarim LTL Bem vindo ao guia LTL da Grande Muralha da China. Não é surpresa pra ninguém que a maioria dos estudantes que chegam à LTL nos…

5. Melhores lugares para visitar na China

Changbai Shan, Província de Jilin

Best Places to Visit in China: Changbaishan - Heaven Lake
Changbaishan – Lago do Céu

Por último, mas não menos importante na nossa lista de melhores lugares para visitar na China pelo cenário, está a paisagem da Montanha e Reserva Nacional de Changbai (长白山脉). Localizada no nordeste da China, na Província de Jilin, a montanha também cruza a fronteira com a Coréia do Norte.

A área total é imensa, cobrindo cerca de 2000km² e muitos dos picos atingem 2000 metros acima do nível do mar.

A parte mais famosa da montanha é o Lago do Céu (天池), que você pode ver na foto acima.

Localizado em uma cratera no pico mais alto (Montanha Changbai, um vulcão dormente), o Lago do Céu é a nascente do Rio Songhua. Também há rumores que o lago é habitado por monstros.

Um lado do lago é localizado na China e o outro na Coréia do Norte. Como a fronteira não é demarcada de maneira clara, cuidado para não entrar acidentalmente em solo norte coreano se você for se aventurar por fora do caminho demarcado.

Existem várias outras áreas cênicas para visitar na reserva, incluindo fontes termais, cachoeiras, lagos gêmeos e um museu natural.

Para acessar esses diferentes pontos, os visitantes geralmente pegam o eco-ônibus pelo parque, para não se perderem e continuarem nas rotas principais, podendo apreciar bem uma das mais impressionantes belezas naturais da China.

Como chegar:

A Montanha Changbai pode ser acessada pelas encostas Norte, Oeste e Sul, onde as mais populares são a Norte e a Oeste.

O jeito mais fácil de chegar lá é pegar o trem partindo de Changchun (Capital da Província de Jilin) até Baihe para a encosta Norte ou até Songjianghe para a encosta Oeste.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?