O que eu gostaria de saber antes de me mudar para a China

Está vindo morar para a China, para aprender chinês? Escute 

Se você está pronto, ou pensando seriamente em vir para a China para aprender chinês, ótimo!

Nós não nos arrependemos de ter tomado essa decisão, nem por um momento (isto é, a time da LTL!).

Na verdade, todos podemos concordar que foi uma das melhores decisões que alguma vez tomámos! Dito isso, preparar-se para se mudar para a China pode ser uma tarefa assustadora. Dependendo de onde você é e para onde você vai, pode precisar considerar muitas coisas diferentes.

Se você está pensando se mudar para a China, você provavelmente já tem um trabalho em mente ou um lugar numa escola de línguas ou universidade.

Quer você vá viver em Pequim ou numa cidade rural no interior, aqui estão algumas coisas que o time de Marketing da LTL classificaria como as melhores dicas para se certificar que consegue a melhor experiência na China.

Mudar para a China Dica #1 – Comece aprendendo agora

Mudar para a China Dica #2 – Tente aprender os caracteres

Mudar para a China Dica #3 – O WeChat é o melhor

Mudar para a China Dica #4 – A bolha estrangeira

Mudar para a China Dica #5 – Instale seu VPN, AGORA!

Mudar para a China Dica #6 – As coisas levam tempo

Mudar para a China Dica #7 – Descarregue aplicativos chineses

Mudar para a China Dica #8 – Tenha em conta as restrições

Mudar para a China Dica #9 – Entenda o clima

Mudar para a China Dica #10 – Abrace a cultura da comida, com precaução

Mudar para a China Dica #11 – Onde morar

Mudar para a China Dica #12 – Se prepare para o choque cultural

Está vindo morar para a China, para aprender chinês? Escute

Mudar para a China Dica #1 – Comece aprendendo agora

Bem, você pode acabar de ler esse artigo primeiro!

Ainda assim, não importa se você já tomou a decisão de viajar para a China e tem data marcada ou se ainda está só pensando nisso, comece estudando!

Pode parecer bem óbvio que você deve aprender nem que seja um pouquinho de chinês, ou até só Ni Hao 你好 (Olá). A verdade é que a quantidade de pessoas que se muda para a China sem saber uma única palavra de mandarim é muito alta.

Você certamente não precisa ser fluente. Eu me mudei para a China sabendo apenas algumas frases mais importantes. Mas acredite em mim, faz uma diferença enorme. Até nas maiores cidades da China, como Xangai e Pequim, haverá poucas pessoas que falem inglês. Inglês é muito mais comum em Xangai, mas mesmo na capital da China, Pequim, você vai ter dificuldade em encontrar alguém fale inglês em certas zonas, para ajudar se você se perder.

Fora das grandes cidades mais para o mundo rural, você pode mesmo ser o único estrangeiro na aldeia. Aprender uma segunda língua em pequenas cidades ou vilas não é usual.

Aprender chinês vai ajudar você no seu dia a dia e a lidar com o choque cultural de se mudar para a China.

Aqui estão algumas frases que você deve saber que vão ajudar a se preparar para a mudança:

你好 nǐ hǎo – olá

谢谢 xièxiè – obrigada

对不起/不好意思 duìbùqǐ/bù hǎoyìsi – desculpe

不要 bùyào – não quero / não, obrigada

有 yǒu – há / tem

没有 méiyǒu – não há / não tem

Quanto mais você conseguir aprender antes de chegar, mais fácil será para você aprender mais. Oiça os sons e tons, sinta a linguagem, veja os caracteres.

Depois que você chega na China, não terá de aprender completamente do zero. Se lembre: 1 é infinitamente melhor que 0.

Mudar para a China Dica #2 – Tente aprender os caracteres

A maioria dos cursos de principiantes estão construídos para você começar aprendendo a falar e a escutar.

Não tem mal nenhum isso, no entanto, eu lhe sugiro que se você está começando a aprender chinês (especialmente se for a tempo inteiro) aprenda também os caracteres. Sim, eles parecem complexos e alguns são incrivelmente semelhantes.

Quero dizer, como é que 矢, 失, e 先 podem mesmo ser caracteres diferentes?

Caracteres Chineses Semelhantes – Os essenciais Thumbnail

Caracteres Chineses Semelhantes – Os essenciais

Caracteres chineses semelhantes – Nosso guia para os caracteres que você precisa acertar  Consegue distingui-los? Caracteres chineses semelhantes Existem muitos caracteres chineses no total! Quantos caracteres chineses? Muitos! Devido a isso, há vários caracteres chineses que são muito, muito parecidos….

Mas não se preocupe, não fique incomodado.

Aprender os padrões básicos e reconhecer os caracteres mais comuns não demora assim tanto tempo. Além disso, até saber os caracteres mais simples torna a vida na China bem mais fácil, especialmente se você tem fome e não quer voltar a pedir “zhege” (这个).

A Jan recomenda que você aprenda caracteres chineses antes de se mudar para a China

Mudar para a China Dica #3 – O WeChat é o melhor

O WeChat é de longe o aplicativo de comunicações mais popular na China, e continua crescendo rapidamente. Você pode até fazer pagamentos em lojas e taxis com o WeChat.

Eu (Jan) cheguei um pouco tarde a essa festa do WeChat, levei vários meses depois de chegar à China a instalar esse aplicativo, o que não só foi mau para minha vida social, mas também para meu chinês.

Depois que instalei o WeChat, eu usei a função “olhar em volta” onde você pode ver quem está usando o aplicativo perto de você e falar com eles. Eu usei essa função para falar aleatoriamente com pessoas chinesas, em chinês, e aprender muitos caracteres, gramática e linguagem corrente.

Você pode fazer tanto no WeChat e ainda que seja mais conhecido pelas mensagens e conversas de grupo, faz tanto mais que isso e leva a conveniência a outro nível!

Como aprender chinês no WeChat Thumbnail

Como aprender chinês no WeChat

Aprender chinês no WeChat Se você está pensando em se mudar para a China, considere instalar o WeChat (Wēixìn 微 信) em seu smartphone. Na China, é mais comum as pessoas solicitarem seu ID do WeChat do que o seu…

Mudar para a China Dica #4 – A bolha estrangeira

Acabar na bolha do inglês é mais fácil do que você imagina.

Enquanto um recém-chegado na China, é provável que você acabe em Pequim ou Xangai e isso é ótimo porque ambas as cidades têm muito para oferecer. Mas nessas cidades é tão fácil acabar usando apenas Inglês – seus colegas de casa, de escola e até pessoas que conheça em Sanlitun o na Estrada Yongkang vão provavelmente ser estrangeiros, ou pelo menos chineses que falem inglês.

Saindo do caminho mais usado e fazer uma imersão completa em chinês é possível, mas não é para todos. E se você é francês, problema a dobrar, porque mesmo que escape da bolha de inglês é possível que a bolha de francês te encontre. O que estou dizendo é, se você quiser ficar em grandes cidades enquanto aprende chinês, faça um esforço para se colocar em situações onde é forçado a usar o chinês. Isso vai definir em grande medida o quão rápido você aprende a língua.

Mudando-se para a China Dica para aprender Chinês – Não vai se arrepender

Mudar para a China Dica #5 – Instale seu VPN, AGORA!

Descarregar um VPN enquanto está na China não é a coisa mais fácil do mundo de conseguir!

Você definitivamente precisa de descarregar um VPN para aceder a quaisquer sites ou aplicativos que estão bloqueados na China. Poupe a você mesmo e aos seus amigos muito trabalho e seja espero, instale isso ANTES de embarcar na sua viagem.

Descarregue seu VPN para todos os seus aparelhos principais, como seu iPad ou computador.

Mudar para a China Dica #6 – As coisas levam tempo

Paciência é essencial.

Banco perto da LTL Escola de Mandarim

Abrir uma nova conta no banco é um exemplo clássico mas geralmente a burocracia na China vai ser bem diferente do que você está acostumado.

Uma visita ao banco em seu país de origem pode demorar pouco menos de meia hora.

Não na China. Esteja preparado para filas, dificuldades com o idioma, ter pelo menos 5 pessoas do staff todos olhando para sua foto e nome do passaporte como se você fosse um extraterrestre, dificuldades em inserir seu nome no sistema deles… a lista continua?

Assustado?!

Não precisa, uma vez que você tenha lá ido uma ou duas vezes passa a ser um ritual.

Dica – Talvez seja útil levar um amigo / colega com experiência real para ajudar você na primeira visita?

Dica Top Top – Ande sempre com seu passaporte, para tudo. Senão, você pode ser recusado. Tão simples quanto isso.

Hospital na China? Não precisa se preocupar - a história de Lenka e Tereza Thumbnail

Hospital na China? Não precisa se preocupar – a história de Lenka e Tereza

Hospital na China – a história de uma estrangeira Essa é a história de Lenka e sua filha Tereza, de Liberec, na República Tcheca. Tereza veio à LTL Pequim para aprimorar seus conhecimentos em chinês. Infelizmente, durante o primeiro mês,…

Mudar para a China Dica #7 – Descarregue aplicativos chineses

Você pode ter sobrevivido até agora viajando para outros países usando os mesmos aplicativos do seu país de origem, mas na China é um pouco diferente.

Muitos aplicativos estão bloqueados na China, e eles têm sua própria versão de muitos aplicativos populares. Para o WhatsApp você tem o WeChat, como falámos antes e isso é essencial para você passar bem na China.

Mas também tem muitos outros aplicativos bem úteis que você vai querer descarregar para usar na China. Para o Google Maps você tem o Baidu Maps, para o Spotify você tem o QQ Music… e muito mais! Esses aplicativos chineses geralmente são tão bons como os que você está acostumado – senão melhores ainda!

Muitos deles tem versão chinesa e inglesa. Se você descarregar aplicativos chineses da loja de aplicativos chinesa, terá a versão chinesa. Descarregue a partir de uma loja estrangeira, e você terá a versão inglesa. Se houver…

Pode ver nossa lista completa dos melhores aplicativos chineses, mas aqui estão os 3 principais:

Pleco (Dicionário chinês-inglês)

DiDi (Uber Chinês)

Baidu Maps (Google Maps)

Top 14 Aplicativos Chineses - Parte 1 Thumbnail

Top 14 Aplicativos Chineses – Parte 1

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2020 Vindo viajar para a China? Ou vem para uma temporada mais longa para estudar mandarim, trabalhar ou estagiar? Seja qual for sua razão ou o tempo que irá passar, nós preparamos uma lista…

Mudar para a China Dica #8 – Tenha em conta as restrições

Além dos VPN, você deve ter em conta outras restrições que pode encontrar quando se mudar para a China.

A China gosta das coisas ao seu próprio jeito.

Seus próprios aplicativos, seus próprios produtos… será difícil encontrar os confortos de casa que você pode sentir falta nas primeiras semanas vivendo na China.

É melhor trazer essas coisas que você usa no dia a dia, e o que você acha que não pode viver sem. E traga muitas delas.

Há alguns supermercados estrangeiros onde você pode comprar algumas coisas, mas é melhor se prevenir.

Tenha em conta, no entanto, que coisas que você pensa que “não pode viver sem” muitas vezes se tornam coisas do passado, substituídas por outras bem melhores que você encontrará na China. Depois você não vai querer deixar a China!

Fora essas restrições óbvias, você vai descobrir que a China é bem liberal no que toca a coisas que podem não ser tão liberais em seu país de origem. E algumas dessas podem mesmo chocar você.

Mudar para a China Dica #9 – Entenda o clima

A China é grande. Tipo, mesmo grande.

Isso significa que o clima diverge bastante dependendo da parte do país em que você está.

Para alguns, isso pode ser um fator importante a considerar quando escolher onde viver ou quando está se preparando para vir para a China.

Isso vai ter impacto na sua experiência de viver na China.

Para dar uma ideia, Pequim, que fica mais ou menos no meio da linha Norte / Sul, as mudanças são drásticas. A temperatura pode ir de 40º+ Celsius no verão a -20º+ Célsius no Inverno.

Pequim também não tem muito de Outono ou Primavera, então é temperaturas extremas o ano quase todo.

Acima de Pequim, você vai encontrar muito mais frio durante o Inverno. Se for bem para Norte, as temperaturas podem atingir os -30º e ficar assim durante muito tempo. Se for mais para sul, e você terá um Inverno mais amenos. Aliás, se for até Shenzhen então o Inverno será de 20º+. Perfeito para quem não gosta do frio, não excelente para quem se queima facilmente.

Além de alterar onde você escolhe viver na China, também deve se preparar para os extremos. Traga protetor solar e tenha em conta que Pequim e o Sul da China são bem húmidos. Você vai suar. Muito.

Note ainda que há poluição em cidades como Pequim. É preciso usar uma máscara quando fica mesmo mal.

O sistema de aquecimento central da China

Disfrutando dos lagos gelados no Inverno em Chengde

Durante os meses de inverno, o Norte da China tem um sistema governamental de aquecimento. O aquecimento vem automaticamente a um dia certo todos os anos e é desligado num dia certo uns meses depois.

Isto é tão maravilhoso como horrível.

O aquecimento é obviamente ligado demasiado tarde. Ninguém pode prever quão frio vai estar, você pode apenas adivinhar.

Então, claro que você vai passar umas semanas de frio enterrado em cobertores e sacos de água quente antes de ligarem o sistema de aquecimento.

Você terá também umas semanas de excesso de calor durante os meses de Inverno – mas também não terá controlo sobre o aquecimento. Vai ter de abrir portas e janelas só para manter uma temperatura fresca em casa.

Isso não é algo que você possa mesmo se preparar antes de vir para a China, mas eu gostava de ter sabido disso antes de ter de andar em roupa interior em casa em Janeiro por estar demasiado calor, quando duas semanas antes estava de cama em posição fetal incapaz de parar de tremer de frio.

Mudar para a China Dica #10 – Abrace a cultura da comida, com precaução

A comida chinesa é espetacular. Toda a gente gosta de take-away chinês.

No entanto, a comida chinesa na China é muito diferente da comida chinesa a que você deve estar acostumado. Muita comida chinesa que pode ser comprada fora da China foi adaptada ao paladar ocidental.

A comida chinesa é picante. É oleosa. É gordurenta. Cheia de MSG. Não é a mais saudável. É cheia de carne e peixe. Mas é fantástica.

Mas, seus intestinos podem não concordar de início.

Durante seu tempo vivendo ou trabalhando na China, tenha a certeza que se livra dos restaurantes e take-aways ocidentais. Experimente a comida de toda a China, e os 100 pratos e sabores diferentes que aparecem. No entanto, tenha em conta que essas comidas e ingredientes pode não condizer logo com você.

Se quiser comer apenas comida chinesa local, excelente! Mas pode ser uma boa ideia fazer uma transição progressiva para esse estilo de vida. De outra forma, lembre-se que não há papel higiênico em muitos banheiros públicos na China…

Comidas tradicionais na China - O Guia Definitivo Thumbnail

Comidas tradicionais na China – O Guia Definitivo

Quais são os Top 5 pratos mais tradicionais da culinária chinesa? Descubra com a LTL no Guia Definitivo sobre comida na China Culinária chinesa tradicional – Qual é o seu Top 5? Uma das melhores coisas…

Entenda as pessoas

O povo chinês, a cultura chinesa, e os maneirismos das pessoas chinesas são provavelmente algo que você não conhece.

É bem sabido que os chineses conseguem ser barulhentos, muito diretos e tirar muitas fotografias. Isso pode ser problemático quando turistas chineses vão ao estrangeiro. No entanto, assim que você entra na cultura deles, vai descobrir bem rápido que isso é a norma.

Quando se mudar para a China, você será um visitante no país deles, e um estranho à cultura deles.

Apesar de você poder achar que todo o barulho, os empurrões, impaciência e gritos são rudes, e algo que você não consegue adotar, tente aceitar esse comportamento. Não significa agir do mesmo jeito (se bem que eu adoro poder dizer o que penso), mas simplesmente ser mais compreensivo e tolerante com maneiras de ser que você não está familiarizado.

Se quiser mesmo entrar na cultura chinesa, experimente Namorar na China!

Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1 Thumbnail

Namoro na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1

Relacionamentos na China: O bom, o mau e tudo o mais – Parte 1  Namorar em qualquer parte do mundo que não seu país de origem, é uma forma certa de encontrar algumas diferenças culturais e mesmo viver um choque cultural.  Isso também se…

Mudar para a China Dica #11 – Onde morar

Palácio de Verão em Pequim

A China é incrivelmente diversa. Antes de se mudar para a China, é melhor fazer alguma pesquisa do tipo de área em que você quer viver.

  • Quer viver numa grande cidade com um ambiente mais ocidental como Xangai?
  • Uma mais tradicional mais ainda grande cidade como Pequim?
  • Quer uma cidade mais pequenas e menos visitada?
  • E que tal ser o único Laowai na vila?

Essas são coisas que deve perguntar a si mesmo antes de vir viver para a China.

Além destas questões, antes de viajar para a China deve também se perguntar que tipo de clima e cultura deseja entrar.

O Norte fica Frio. O Sul é quente todo o ano, e o Verão é muito quente. A vida no Sul é geralmente mais relaxada – especialmente se ficar muito a sul como na Ilha Hainan. O povo chinês do Norte são duros e não está para brincadeiras.

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado? Thumbnail

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?

Viver em Pequim – Como é viver em Pequim?  Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite Então, como é a vida em Pequim? Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a…

Mudar para a China Dica #12 – Se prepare para o choque cultural

A China é caótica. Mas é um caos organizado. Às vezes…

Vai encontrar coisas mais difíceis de aceitar do que outras. O cuspir na rua, a falta de filas, as pequenas crianças sem calças fazendo o serviço na rua… são coisas que deve tentar aceitar como algo muito diferente do que pode ser o normal para você.

Em vez de ficar frustrado com as diferenças, aceite-as!

Fazendo isso, sua experiência de se mudar para a China vai ser bem mais agradável!

Venha para a China e não olhe para trás!

Aprender chinês estando na China é de longe a melhor e mais rápida maneira de o fazer.

Também, é uma grande experiência, viver na China e assimilar tudo pessoalmente. Mas se lembre. Só porque você está na China não significa que você vai automaticamente apanhar a linguagem.

As manadas de engenheiros alemães que vivem na China quatro, cinco, seis ou mais anos e mal conseguem balbuciar um “你好 nĭ hăo” são provas disso. Venha preparado e você tirará muito mais proveito da sua estadia.

Você deixará a China tendo tido não apenas uma experiência cultural incrível mas também uma experiência de aprendizado espetacular.

Esse artigo foi trazido a você pelos membros passados e atuais da Time de Marketing da LTL. A Jan estava em nossa Escola de Xangai, Campbell, Alice e Max representam a Time Marketing LTL Pequim e a Zoe escreve regularmente e estuda na LTL…

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




captcha