Por que deve considerar estagiar na China?

Por que deve considerar estagiar na China? 

A China está se tornando cada vez mais popular como destino de estágio e é fácil entender porquê.

Estágio na China

A China é o país com maior população do mundo e tem uma história que se estende por mais de 4.000 anos.

Sua rica cultura significa que você não apenas ganha experiência de trabalho durante o estágio, mas também uma incrível experiência de vida.

Mas, ainda mais impressionante que o passado da China, é seu futuro.

Atualmente, a China possui a economia de mais rápido crescimento do mundo. Com muitas oportunidades e custos de vida relativamente baixos, é o lugar perfeito para ser estagiário e obter alguma experiência internacional.

O que dizem nossos estagiários…

Aqui na LTL, temos vários estagiários trabalhando conosco. Perguntei-lhes por que escolheram a China para fazer um estágio e o que estão a achar da vida cotidiana aqui em Pequim.

1. Por que você quis fazer um estágio na China?

Claudia: Há muitas razões que me fizeram escolher fazer um estágio na China. Chinês era um dos meus estudos na universidade e o segundo, japonês.

Fui ao Japão e me apaixonei pelo país, mas atualmente existem muito mais possibilidades na China.

Vida social Xangai O que fazer

Minhas capacidades atuais parecem não ser suficientes para encontrar um bom emprego. Eu precisava adquirir experiência em outro campo que me ajudasse a ser mais apelativa para os recrutadores e a China tinha essas oportunidades.

Victor: A primeira vez que soube que a economia da China ficaria maior do que a americana, pensei: tenho de estar lá para ver o que está para vir.

Depois de passar anos na universidade, assistindo as notícias e lendo os livros mais vendidos de empresários bem-sucedidos falando sobre a China, finalmente tive a chance de iniciar meu estágio no final de 2014.

Então, sem hesitar, guardei minha curiosidade na minha bagagem, pronto para me lançar profundamente na nova cultura e idioma oriental.

Marie: Decidi vir para a China para um estágio, porque era uma grande oportunidade de aprimorar meu currículo, enquanto praticava meu mandarim (estudei mandarim em universidades da China e da Itália) enquanto morava no exterior com baixo custo.

Fazer este estágio também me permitiu viajar para vários destinos na China, para os quais nunca pensei que iria.

100 fatos surpreendentes sobre a China Thumbnail

100 fatos surpreendentes sobre a China

100 fatos ridículos sobre a China que você tem de ver para crer  Precisa de alguns fatos sobre a China? Bem, tome um café e sente-se, porque temos 100 loucos prontos e esperando por você! Fatos sobre a China -…

2. Como é um dia de trabalho típico na China?

Claudia: Eu sou bastante madrugadora. Por esse motivo, saio cedo para o trabalho. Devo admitir que também me permite evitar o metrô lotado de Pequim em hora de ponta.

Normalmente tomo uma xícara de chá de frutas antes de começar o trabalho por volta das 8h. Às 12h, saio para almoçar. Embora existam inúmeros restaurantes baratos, eu costumo ir ao mesmo lugar, pois ele se encaixa nas minhas restrições alimentares e a simpática vendedora está sempre esperando por mim.

Ser Vegetariano ou Vegano na China Thumbnail

Ser Vegetariano ou Vegano na China

Tudo o que você precisa saber sobre ser vegetariano ou vegano na China Bom, provavelmente você deve estar pensando… Ser vegetariano ou vegano na China, em geral, deve ser um verdadeiro desafio.  Está na hora de acabar com o mito!…

Eu levo a refeição para o meu local de trabalho, pois é bastante calma (especialmente em comparação com o refeitório). Eu fico no escritório até pelo menos 17:30.

Na LTL, existem muitos estudantes de todo o mundo em todas as faixas etárias e trabalhadores chineses e estrangeiros, o que significa que meu dia é passado em um ambiente internacional amigável e eu posso falar com pessoas de todo o mundo todos os dias. Exatamente o que eu estava procurando na China.

Victor: Um dia de trabalho típico? OK deixe-me ver. O dia começa quando o barulho nas ruas me acorda. Todas as pessoas do lado de fora da minha janela estarão vendendo deliciosas especialidades para o seu café da manhã!

internship-in-china

Na minha caminhada até o metrô, vejo uma variedade de cores e arquiteturas, das mais modernas às mais antigas.

Quando chego ao escritório, estou em um ambiente realmente internacional com colegas de trabalho de todo o mundo. Trabalho tanto em espanhol nativo como em inglês (o inglês é o idioma do escritório).

Ao meio-dia, meu estômago está chamando e, assim, vou à rua para pegar uma nova comida saborosa (é incrível como você pode encontrar uma variedade tão grande de comida em apenas um quarteirão).

Fico feliz porque meu estômago está feliz e volto ao escritório.

O ambiente de trabalho é bastante dinâmico. O espaço de trabalho é limitado, o que me dizem ser comum na China, mas o mais importante para mim é que estou aprendendo e aprimorando minhas habilidades profissionais enquanto aprendo um novo idioma.

Os dias de trabalho na China também são bastante longos, então você deve estar disposto a trabalhar duro. Meu horário de trabalho é flexível, o que é um bônus. A melhor hora do dia é a hora do jantar, onde você pode compartilhar um monte de pratos com seus novos amigos!

Marie: Meu dia típico em Pequim é acordar por volta das 8 da manhã e começar o dia com café.

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2024 Thumbnail

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2024

Top 14 de Aplicativos Chineses para estrangeiros que querem uma vida sem preocupações na China Quais são os melhores aplicativos chineses em 2024? Hora da revelação… Vindo viajar para a China? Ou vem para uma temporada mais longa para estudar…

Viajo para trabalhar em um metrô muito lotado. Demora cerca de 30 minutos, geralmente sem o incômodo de ter minha foto tirada por um habitante local.

Assim que chego ao escritório, tomo café da manhã e depois trabalho até a hora do almoço, por volta das 13h, e terminamos o trabalho por volta das 18h.

Eu trabalho muito sozinha, pois tenho meu próprio projeto para gerir, mas passo muito tempo conversando com outros estagiários. A atmosfera do estágio na LTL é muito animada, com novos alunos entrando e saindo toda semana que eu gosto.

3. Como você relaxa fora do estágio? É fácil fazer amigos na China? 

Claudia: Após minha experiência no Japão, percebi que a melhor maneira de aprender um idioma e uma cultura é passar tempo com os habitantes locais.

Para ser honesta, pensei que seria difícil conviver com o povo chinês, pensando (como sugerem os estereótipos) que eles eram rigorosos e tiravam vantagem da ingenuidade de estrangeiros.

Mas toda vez que vou às compras, visito galerias de arte ou simplesmente ando pelas ruas, sempre acabo com muitas risadas, sorrisos e trocas de contatos do WeChat (rede social chinesa).

Eles dão sem olhar ao custo e estão sempre felizes em conversar com estrangeiros, não importa o quão ruim é o seu chinês.

Fiz uma profunda amizade com um garoto chinês que iniciou uma conversa comigo na estação de metrô.

Estágio na China? Conheça a história de Victor

Ele faz o possível para me mostrar os muitos rostos da China e os segredos da cultura do povo chinês.

Victor: Eu sou um grande fã de comida (como eu mencionei antes), então uma das coisas mais interessantes para mim é ir com amigos aos restaurantes, bancas de comida ou andar por aí procurando os melhores lugares para comer.

No entanto, há muito para fazer, você pode fazer excursões de um dia a outras cidades, ir a clubes lotados, fins de semana na grande muralha, andar de bicicleta nos Hutongs ou ir a museus e distritos artísticos.

Existe uma grande comunidade de estrangeiros na China, onde você também pode facilmente criar uma extensa rede de amigos.

Estágio na China – Marie, da Itália

Marie: Passo a maior parte do tempo me encontrando com amigos para jantares e tomando bebidas para relaxar.

Passear por vários Hutongs em Pequim também é uma experiência em si só, com excelente comida, bares e boutiques que nunca parecem ser muito caros.

A cultura em Pequim é tão emocionante e movimentada, é algo que eu não esperava de todo.

É fácil fazer amigos na China, porque ser uma Laowai parece atrair a atenção local. Tudo o que você precisa fazer é tentar falar mandarim e conhecerá muitas pessoas.

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado? Thumbnail

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?

Viver em Pequim – Como é viver em Pequim?  Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite Então, como é a vida em Pequim? Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a…

4. Qual foi a melhor parte e qual foi a parte mais difícil sobre viver e estagiar na China?

Claudia: A melhor parte é que isso mudou meus pensamentos sobre a China e o povo chinês.

Embora eu discorde de algumas coisas, meu interesse pelo país está crescendo de dia para dia.

Meu estágio permite que eu trabalhe com pessoas de todo o mundo, aprenda sobre suas incríveis histórias de vida e eu também gostei de aprender um novo tópico através de prática e não ficar sentada na sala de aula.

A parte mais difícil seria que muitas pessoas prestam pouca atenção à higiene pessoal e ao ambiente limpo.

Eu conversei sobre isso com meu amigo chinês e ele concorda totalmente comigo. Prepare-se para ver cuspir na rua e tirar macacos do nariz.

Victor: Definitivamente, a melhor parte da experiência foi viver fora da sua zona de conforto.

Encontrando novas situações e experiências, que aumentam sua autoconsciência, suas capacidades e também permitem que você descubra suas fraquezas, o que é ótimo para a construção de caráter.

Os pontos negativos são o clima, a poluição e os lugares lotados.

Xangai? Um ótimo lugar para fazer um estágio na China 

Marie: A melhor coisa da China é estar em contato com uma cultura que é tão diferente da minha e experimentar coisas novas.

Conhecer tantas pessoas da China e estrangeiros de todo o mundo me permitiu ter amizades globais incríveis, e redes de trabalho que eu não poderia imaginar que ter de outra forma.

Muitas pessoas diriam que entender as diferenças culturais é a coisa mais difícil, mas para mim, a parte mais difícil será dizer adeus à China e a todos que conheci. Eu realmente amo isso aqui.

O que eu gostaria de saber antes de me mudar para a China Thumbnail

O que eu gostaria de saber antes de me mudar para a China

Está vindo morar para a China, para aprender chinês? Escute  Se você está pronto, ou pensando seriamente em vir para a China para aprender chinês, ótimo! Nós não nos arrependemos de ter tomado essa decisão, nem por um momento (isto…

5. Que conselho você daria para alguém que pensa em vir para a China pela primeira vez? 

Claudia: Nunca esqueça que você encontrará pessoas com uma cultura e história diferentes, dois fatos que devem ser levados em consideração antes de você julgar o que seja.

Minha primeira vez vivendo no estrageiro foi no Japão com uma família mista suíço-japonesa, ajudando em casa, e eu não conseguia falar uma palavra em japonês.

Dessa vez, vim para a China para fazer um estágio e só conseguia falar poucas palavras de chinês.

Todo mundo se preocupa em ir para outro país pela primeira vez (especialmente se você não sabe falar o idioma), mas se você tem um espírito aventureiro, não deve hesitar.

O último conselho que eu daria é se interessar pela de história e cultura do país em que você tem seu estágio.

Noah – outro estudante da LTL que teve um estágio bem-sucedido conosco

Victor: Não hesite. Essa foi uma experiência maravilhosa em todos os sentidos para mim.

Inscreva-se em um estágio na China que corresponda às suas próprias necessidades e desejos e inscreva-se em um curso de idiomas, pois isso pode ajudá-lo a aumentar suas chances de se aprofundar na cultura de fazer novos amigos.

Se funcionou para mim …

Marie: O conselho que eu daria para as pessoas que vierem para a China pela primeira vez é ter uma mente aberta e deixar qualquer expectativa de como você acha que deveria ser em casa.

Será um choque cultural completo durante a primeira semana ou duas, mas rapidamente você se acostumará ao ambiente e ao estilo de vida daqui. Pode ser diferente lá em casa, mas é o que é, e você deve experienciar e desfrutar.

Depois de voltar ao seu país de origem, você provavelmente sentirá um choque cultural inverso ao se acostumar com o modo de vida que você tinha originalmente.

Choque Cultural na China Parte 1 Thumbnail

Choque Cultural na China Parte 1

Choque Cultural na China Parte 1: Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras. Mas na China,…

Se você precisar de ajuda para encontrar um estágio na China, entre em contato com nossa equipe ou leia mais informações em nossa página de estágio.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?