Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?

Viver em Pequim – Como é viver em Pequim? 

Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite

Então, como é a vida em Pequim?

Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a vida em Pequim pode ser extremamente assustador.

No entanto, ao fim de algumas semanas na cidade de Pequim, você vai começar se sentido mais a vontade e onde são os melhores locais para conviver com outros expatriados.

Mas e se você tem de encontrar um sítio para viver antes de poder visitar Pequim?

Preparar-se para se mudar para a China já é difícil o bastante sem a dificuldade acrescida de tentar perceber e ficar conhecendo uma cidade tão vasta e diversa. Viver na China pode ser um desafio, mas não tema!

Nós fizemos o trabalho pesado e juntámos na parte 3 uma lista completa das 5 melhores zonas para viver em Pequim enquanto expatriado, para ajudar você a encontrar o que melhor se adequa a suas necessidades. 

Primeiro, quer você venha para Pequim para trabalhar, estagiar ou estudar, é importante conhecer a cidade e ter melhor entendimento de como é a vida na China.  

Viver em Pequim Parte 2: Onde viver em Pequim enquanto expatriado Thumbnail

Viver em Pequim Parte 2: Onde viver em Pequim enquanto expatriado

Onde viver em Pequim enquanto expatriado? Agora você já está mais ambientado em como é Pequim enquanto cidade, o que esperar quando está se preparando para se mudar para Pequim e como é viver em Pequim sendo um expatriado. Então…

Pequim – 北京

Pequim é a cidade-capital mais populosa do mundo. Antes conhecida como Peking, está localizada no Norte da China e tem 16 bairros.

Quantas pessoas vivem em Pequim? 21.71 milhões (ou, provavelmente, até mais!)

É difícil dizer o número exato de estrangeiros que atualmente residem em Pequim, mas são cerca de 100.000. Passeando por algumas zonas mais populares entre turistas e expatriados da cidade de Pequim e ver outros estrangeiros não é raro, mas mais nos limites da cidade você pode mesmo ser o único à vista.

Como são as pessoas em Pequim?

Incrivelmente divertidas e amigáveis, mas podem também ser rudes e barulhentas ao mesmo tempo.

Se você quer disfrutar da China e viver em Pequim, então é melhor você se adaptar à cultura chinesa – e rápido.

Diga adeus aos “por favor” e “obrigado”, adeus a esperar numa fila, e adeus a falar cautelosamente de um assunto. As pessoas em Pequim são barulhentas e diretas.

Elas vão brigar para entrar no metrô e muito poucas entendem o conceito de uma fila.

Dizer para eles “por favor” e “obrigado” muitas vezes vai apenas causar confusão.

A chave para sobreviver nessa imensa cidade é aceitar todos esses fatores e alinhar nesse jogo! Venha com uma mente aberta, seja paciente e não terá problemas aqui!

Qual é o custo de vida em Pequim?

Como qualquer cidade em qualquer país, o custo de vida depende muito do seu estilo de vida pessoal.

Os preços em Pequim podem ser relativamente altos quando comparamos com muitas cidades menores na China, especialmente zonas mais rurais.

No então, é possível ser até barato se for preciso! As refeições podem ser incrivelmente econômicas a 3-4$ por uma boa refeição de dumplings, tofu ou noodles.

A comida chinesa é muito saborosa e provavelmente diferente da comida chinesa a que você está acostumado em casa.

Comidas tradicionais na China - O Guia Definitivo Thumbnail

Comidas tradicionais na China – O Guia Definitivo

Quais são os Top 5 pratos mais tradicionais da culinária chinesa? Descubra com a LTL no Guia Definitivo sobre comida na China Culinária chinesa tradicional – Qual é o seu Top 5? Uma das melhores coisas…

Mas, se você quer comida ocidental então espere preços mais ocidentais! Isso também se aplica ao álcool. Cerveja e álcool chineses são bem baratos, mas produtos importados ficam muito mais caros.

Os preços de aluguel dependem muito de onde você vive e o tamanho do apartamento, mas você pode esperar pagar entre 3,500-6,000¥ (650-900$) por mês por um sítio decente na cidade.

Na verdade, comparado com a maioria das capitais do mundo, Pequim certamente não é das mais caras.

Um website muito útil para comparar o custo de vida é Numbeo. Porque não compara o custo de vida em Pequim com o da cidade onde você vive?

Como é o tempo em Pequim? 

Não importa de onde você vem, o clima em Pequim provavelmente não é como qualquer outro que você tenha conhecido antes.

Os invernos são extremamente secos. De fato, o inverno de 2017/2018 foi o mais seco de Pequim dos últimos 10 anos, vendo mais de 140 dias sem qualquer tipo de precipitação.

Passar mais de um terço do ano sem lidar com chuva pode parecer ideal.

Mas, na realidade, isso significa apenas que você tem o mesmo céu cinzendo mas sem qualquer alteração no tempo, e sua pele e cabelos sofrem muito com isso.

Pequim é notória por sua poluição – apesar de isso estar melhorando de ano para ano.

O Inverno de 2017/2018 foi um dos melhores em Pequim em termos de poluição, com Hanoi do Vietname a tirar o lugar em termos de pior poluição nos meses de Inverno.

Templo do Paraíso em 2018 – Flores de cerejeira em Pequim

Os Invernos são longos em Pequim, vão de Novembro a Fevereiro – Março, mas depois o Verão aparece de repente vindo do nada.

Março de 2018 teve mudanças estranhas no clima, incluindo uma semana de 30 graus seguida de alguns dias de neve – mas geralmente, quando o Inverno termina, pula-se a Primavera e o Verão vem para ficar.

Disfrute dos primeiros meses de 20-30 graus de calor antes de o verão chegar realmente em Julho-Agosto!

Por isso, normalmente o Outono e a Primavera são estações bem curtas em Pequim.

Lugares para visitar enquanto está vivendo em Pequim

Pequim é um sítio turístico bem popular com pessoas vindo de todo o mundo para conhecer a cidade.

Não lhe vai faltar locais para visitar se tiver um tempinho na cidade.

Se tiver mais tempo para visitar a cidade, o ideal é não ter pressa e assimilar tudo.

As principais atrações da cidade de Pequim incluem visitas à Grande Muralha da China, Praça Tiananmen, Cidade Proibida e Palácio de Verão.

Além disso, um passeio pelos numerosos parques da cidade e hutongs tradicionais é imperdível.

Os hutongs são fascinantes no sentido em que tem um sem fim de coisas por descobrir. Bares enfiados em ruas estreitas, cafés e restaurantes escondidos atrás de portas. É realmente uma parte única de viver em Pequim.

Como é a comida em Pequim?

A comida chinesa é considerada uma das melhores culinárias do mundo e o fato de cada provincia ter seus pratos únicos é um ponto muito positivo. A comida é bem diversa por toda a China.

Além de culinária típica de Pequim/Norte da China, você vai encontrar um grande número de restaurantes servindo comida de toda a China.

Isso inclui comida de Sichuan e Xinjiang. Qualquer que seja sua preferência, você vai encontrar muito tofu, vegetais, óleo e carne. E não, não é tudo carne de cão! Certifique-se de que não sai de Pequim sem provar Jianbing da barraquinha de comida de rua para o café da manhã.

Isso é uma panqueca tipo tortilha com especiarias, salada e uma coisa misteriosa estaladisa que vai deixar você chorando por mais.

Como são as deslocações em Pequim?

Ir de um sítio a outro na cidade de Pequim é relativamente fácil, ainda que você deve se lembrar que é uma cidade gigante.

Se você não vive no centro, pode mesmo demorar um par de horas para chegar onde quer, se for de um lado ao outro da cidade.

Pessoal e Alunos da LTL Pequim

Felizmente, toda Pequim está conetada por uma rede intricada de metrô.

Uma vez que você tenha andado nela algumas vezes, e começar se acostumando, vai perceber quão conveniente é o metrô.

Você deve planejar sua viagem e as mudanças antes de sair. Você pode fazer isso com o aplicativo do Metrô de Pequim. Os metrôs sempre têm várias saídas, então o pior que você pode fazer é combinar com um amigo se encontrar “no metrô”.

Se certifique que é bem explicito quando diz qual a saída do metrô. Se não, você pode se ver a uma boa caminhada de 20 minutos um do outro! (É mesmo…)

Graças à bem conhecida Grande Firewall da China, o Google está bloqueado. Até ao início desse ano, isso significava que o Google Mapas também estava. Ele já foi desbloqueado – mas as pessoas continuam denunciando algumas dificuldades de utilização. Compensa instalar um VPN antes de chegar na China e viver em Pequim para não se perder.

Você pode também instalar o Maps.me e descarregar uma certa zona para aquelas vezes que você não tem internet à mão.

A Parte 2 da série Viver em Pequim vai se focar nos apartamentos de Pequim, melhores zonas para viver, onde evitar, onde se paga um escândalo.  

Viver em Pequim Parte 3: Alugar um apartamento em Pequim Thumbnail

Viver em Pequim Parte 3: Alugar um apartamento em Pequim

Alugar um apartamento em Pequim Alugar um apartamento na cidade de Pequim pode ser uma tarefa assustadora. Agora que você já sabe como é a vida em Pequim e quais as melhores zonas para viver… O próximo passo é dar…

Viver em Pequim – Questões Frequentes 

É caro viver em Pequim?

Comparado com outras capitais do mundo, Pequim é bem menos dispendioso., mas em comparação com outras cidades chinesas é mais caro.
Muito depende da sua perspetiva e do seu atual custo de vida. Uma boa ferramenta para comprar custos de vida em Pequim com sua cidade atual é Numbeo,

Quantas pessoas vivem atualmente em Pequim?

Pequim é uma cidade em crescimento constante, aumentando em bairros e número de pessoas. Em 2018 aproximadamente 22 milhões de pessoas viviam em Pequim.

Como é o ar em Pequim?

Nos últimos anos, a qualidade do ar em Pequim melhorou drasticamente. Agosto de 2019 foi um dos melhores meses registados em Pequim. Os passos dados tiveram um efeito radicalmente positivo comparado com os anos anteriores.
Apesar dos passos positivos, não tem como negar que a China e certas cidades tiveram problemas com a poluição recentemente, mas têm sido tomadas medidas para resolver a situação nos últimos anos.

Há uma grande comunidade de expatriados em Pequim?

Sim, há. Pequim é uma capital, com uma população enorme e, naturalmente, cativou uma grande comunidade de expatriados. Muitas empesas internacionais têm sede em Pequim, o que também contribui.
Muitos expatriados vivem ou vão para a zona Sanlitun de Pequim, que acolhe muitos bares e restaurantes ocidentais.

Posso usar Uber em Pequim?

Não, mas tem uma alternativa que você pode usar em chinês ou inglês que é o DiDi.

Pequim é uma cidade segura para viver?

A China é um dos países mais seguros onde você pode querer morar. Apesar do grande número de pessoas, os locais geralmente são extremamente acolhedores e até curiosos.
A criminalidade é bem baixa, mesmo no escuro, e você quase nunca vai ter problemas indo para casa.

Posso usar uma VPN em Pequim?

Sim, pode, e uma VPN é necessária se você quiser aceder a todos os sites bloqueados na China como Facebook, Google, Twitter, Instagram, etc.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




captcha