Viver em Pequim Parte 3: Alugar um apartamento em Pequim

Alugar um apartamento em Pequim

Alugar um apartamento na cidade de Pequim pode ser uma tarefa assustadora. Agora que você já sabe como é a vida em Pequim e quais as melhores zonas para viver

O próximo passo é dar o salto e encontrar um apartamento para você.

Siga esses 6 passos e você estará entrando no seu novo espaço em menos de nada – (quase) sem estresse!

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado? Thumbnail

Viver em Pequim Parte 1: Como é viver em Pequim sendo um expatriado?

Viver em Pequim – Como é viver em Pequim?  Vivendo em Pequim – Luzes brilhando à noite Então, como é a vida em Pequim? Pequim é uma cidade incrivelmente grande, e por isso encontrar apartamentos e se preparar para a…

1. Quando devo começar procurando? 

Alugar um apartamento em Pequim – Por onde começar?

Tal como as pessoas que aqui vivem, as coisas vão e vêm bem rápido em Pequim.

Se você já está em Pequim e querendo se mudar, pode começar sua busca e mudar para uma nova casa em um par de semanas. Se está vindo do estrangeiro, é boa ideia começar procurando mais cedo.

No entanto, a maioria dos senhorios querem pessoas que possam se mudar imediatamente – é por isso que as coisas se mexem tão rápido.

É relativamente comum as pessoas ficarem num apartamento por um a três meses por isso se você se mudar para um apartamento partilhado e quer ficar por pelo menos um ano, é bem provável que você tenha vários colegas de casa durante esse período.

Continuidade em Pequim não é comum. As capitais têm o hábito de ter grande rotatividade de pessoas – e em Pequim isso se aplica bem mais do que em muitas outras.

2. Decidia seu orçamento

Comparado com outras cidades na China, os apartamentos em Pequim são caros.

Mas o valor pode variar bastante, dependendo das suas exigências.

Talvez a maior decisão que terá de tomar seja: você quer seu próprio apartamento, ou não se importa de partilhar com amigos ou desconhecidos?

Se está à vontade em partilhar seu apartamento com estranhos, você encontra acomodação por volta de 2.500 CNY (cerca de 400 USD) – ainda que isso deve ser o mais barato que alguma vez vai encontrar. Apartamentos melhores em áreas mais concorridas da cidade começam em 3.500 CNY (550 USD).

Se quiser seu próprio apartamento em partes mais antigas de complexos chineses fora da cidade, os valores começam em 8.000 CNY (1.250 USD) – mas qualquer coisa acima de 10.000 CNY (1.550 USD) é bem mais realista.

O preço também depende muito de quanto tempo você pensa ficar. Os senhorios podem estar mais abertos a aceitar um valor inferior se você ficar por um ano ou mais. Geralmente, os senhorios fazem contratos de 3/6/12 meses de aluguel – mas encontra outros períodos mais curtos de aluguel sem problema.

Note: Deve ter em conta que os senhorios pedem 1 mês de depósito antes de se mudar para lá, e 1-3 meses de renda. Isso é importante considerar, pois pode ser muito dinheiro para gastar assim que chegar em Pequim.

O mais comum é 3 meses adiantados. No fundo, isso significa que você terá de pagar 4 meses de renda imediatamente. Se isso for um problema, fale com sua empresa, eles podem conseguir ajudar em algumas circunstâncias. Ainda que seja um começo pesado, isso também significa que nos próximos três meses você não tem de se preocupar com pagar a renda!

4. Onde devo morar?

Pequim é gigante e feito de uma série de bairros diferentes, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. 

Há algumas zonas onde se concentram mais expatriados, pela sua localização e por terem bares e restaurantes por perto. 

Essas incluem o bairro de Chaoyang, o bairro de Haidian e o bairro de Dongcheng. 

Para ficar a conhecer melhor esses bairros, veja a onde viver da série Viver em Pequim.

4. Tamanho do apartamento / requisitos 

Isso depende muito do seu orçamento, para falar verdade.

  • Você precisa um apartamento completamente mobilado?
  • Precisa ou quer comodidades ocidentais?
  • Precisa de um elevador para subir esses 5 lanços de escadas, ou não se incomoda com um estilo chinês de apartamento mais antigo em que tem de subir degraus até ao topo?
  • Quer um complexo de apartamentos com jardim, ou a vida mais dinâmica de um hutong?

Essas são questões que você deve considerar. As respostas a essas perguntas vão definir o que você pode pagar e em que zona se devia mudar.

O melhor é procurar online.

Wellcee é um ótimo site para usar com muitos apartamentos por toda a cidade de Pequim. Você pode filtrar por localização, valor e muitos outros critérios.

5. Encontre um agente / verifique fóruns, etc. 

Ferramentas para alugar um apartamento em Pequim: The Beijinger

A forma mais comum de encontrar um apartamento é através de uma agente.

Isso aplica-se em especial se você já está na cidade / país.

Ajuda muito se você souber falar chinês, ou tiver um amigo chinês ou que fale chinês que o possa ajudar, uma vez que muitos agentes são falam bem inglês. Os agentes normalmente cobram uma taxa, mas isso pode ser negociado.

O jeito mais fácil de encontrar e comunicar com agentes é pelo WeChat, o aplicativo de messagens chinês semelhante ao Whatsapp e ao Facebook Messenger – mas faz muito mais! É obrigatório descarregar esse aplicativo se está vindo para a China!

Você pode encontrar agentes que falem inglês, e até apartamentos no The Beijinger. Esse é um recurso valioso, não só para achar apartamentos ou agentes – mas também para a vida em Pequim. É especialmente útil se está só procurando um quarto ou alguns quartos num apartamento partilhado.

E se eu não quiser pagar a taxa de um agente?

Wellcee - Alugar um apartamento em Pequim
Wellcee – Alugar um apartamento em Pequim

internet é um mundo de oportunidades, com muitos sites que ajudam estrangeiros a encontrar apartamentos ou quartos pela China.

Eles oferecem uma panóplia de recursos para alugar um apartamento em Pequim!

Um desses é o Wellcee. Outros sites com versão em inglês incluem City Weekend e The Beijinger. Se você fala chinês, dê uma chance para 58 e Ganji. Você também pode procurar no Facebook por grupos de Acomodação em Pequim, onde você encontra muitos estrangeiros buscando companheiros de casa. Particularmente útil se você quer apenas alugar um quarto!

Encontrar um apartamento via Plataforma de Acomodação na China para Expatriados

flatinchina.com – um recurso útil para encontrar propriedades

Outra boa maneira de encontrar um apartamento ou quarto em Pequim é do FlatInChina www.flatinchina.com.

Essa plataforma de acomodação permite aos usuários compararem preços e entrar em contato com agentes imobiliários ou os senhorios diretamente sem ter que se registrar.

Todas as agências e anúncios registrados são verificados pelo nosso time antes de serem colocados no site.

Eles oferecem propriedades não só em Pequim mas tabém em Xangai, Guangzhou, Hangzhou e Shenzhen.

Mais – Usar o WeChat vai, mais uma vez, ser extremamente útil. Geralmente, você encontra grandes números de alugueis e grupos de apartamentos com pessoas partilhando informações de novos apartamentos disponíveis e pessoas indo embora. A rotação é rápida por isso fique de olho e se prepare para ficar olhando para seu celular a maior parte do dia se estiver nesses grupos!

Faça a mudança!

Viver em Pequim Parte 2: Onde viver em Pequim enquanto expatriado Thumbnail

Viver em Pequim Parte 2: Onde viver em Pequim enquanto expatriado

Onde viver em Pequim enquanto expatriado? Agora você já está mais ambientado em como é Pequim enquanto cidade, o que esperar quando está se preparando para se mudar para Pequim e como é viver em Pequim sendo um expatriado. Então…

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?