Ano Novo Chinês – O Guia Completo do Maior e Mais Importante Feriado da China

Descubra o Ano Novo Chinês  – Tradições e Superstições do Ano Novo Chinês

Ano Novo Chinês, o maior momento do ano na China!

Famílias de toda a China celebram essa data com sua próprias tradições. Muitas fazem dumplings chineses (jiăozi – 饺子) juntos em família, além de distribuírem envelopes vermelhos (hóngbāo – 紅包) para seus familiares e entes queridos.

Ano Novo Chinês - Envelope vermelho

Apesar disso, essas tradições locais vão muito além de presentes em dinheiro e comer dumplings, variando de região em região. 

A China é um país enorme com grande população e tem muitas minorias étnicas bem diferentes.

Tradições não só variam de região em região, mas também de família em família.

Tradições do Ano Novo Chinês – Thomas

Tradições do Ano Novo Chinês – Emma

Tradições do Ano Novo Chinês – Cynthia

Tradições do Ano Novo ChinêsSuperstições do Ano Novo Chinês

Tradições do Ano Novo ChinêsResoluções de Ano Novo em Chinês

Para introduzir a você diferentes Tradições de Ano Novo Chinês locais, de diferentes partes da China, nós pedimos a 3 de nossos professores da Escola de Mandarim LTL para nos contarem mais sobre suas próprias tradições regionais e de família.

Depois disso, vamos dar uma olhada em algumas superstições observadas durante o Ano Novo Chinês e te mostrar algumas resoluções comuns para o Ano Novo. Então, apertem os cintos que nós vamos te dar informações únicas e locais sobre o Ano Novo Chinês na China.

Antes disso, vamos dar uma olhada em como fazer os famosos dumplings ou guioza chineses!

Tradições de Ano Novo Chinês

Tradições de ano Novo Chinês #1 – Thomas de Pequim

Meu nome é Tongda (Thomas), um professor chinês da LTL.

Sou antigo de Pequim, já que gerações da minha família tem vivido aqui. Eu cresci na área da Praça Tian’anmen (Praça da Paz Celestial), em um hutong (casa tradicional chinesa).

Lugares diferentes possuem culturas diferentes e eu gostaria de partilhar com vocês algumas tradições culturais de Pequim para celebrar o Ano Novo Chinês.

Antes da véspera do Festival da Primavera, pessoas que moravam em hutongs colocavam saudações abençoando cada lado do portão de seus quintais, além de uma no portão principal.

Por exemplo: Feliz Ano Novo; Feliz Ano do Porco; Bem-Vindo Ano Novo; e por aí vai…

A Grande Corrida 🐯 Guia Definitivo para os Signos Chineses Thumbnail

A Grande Corrida 🐯 Guia Definitivo para os Signos Chineses

Você já se perguntou sobre a origem do Horóscopo Chinês? Acredite, a ordem que os animais aparecem no Horóscopo Chinês não é aleatória.

Nós também colocávamos o Deus da Porta no portão do quintal, que era usado para espantar espíritos ruins.

Nós comemos dumplings juntos em família na véspera do Ano Novo Chinês, assistimos o baile de gala do Festival da Primavera na TV e víamos os fogos de artifício pela janela.

Nós também comemos o bolo do Ano Novo, em chinês chamado de “nian gao” (nian – ano, gao – alto). Comer esse bolo nos assegura que tudo vai ficar cada vez melhor, ano após ano.

No primeiro dia do Ano Novo Chinês, nós começamos a visitar nossos familiares. Mas, meninas não podem visitar familiares no primeiro dia, então geralmente elas começam no segundo dia.

Nós não varremos o chão, jogamos lixo fora, tomamos banho nem cortamos o cabelo no primeiro dia do Ano Novo.

Ao invés disso, nós geralmente compramos frutas como presentes para dar aos nossos entes queridos. Diferentes frutas trazem diferentes desejos, como por exemplo:

  • Maçãs: segurança e paz
  • Tangerinas: grande sorte
  • Laranjas: realização de sonhos
  • Pêssegos: vida longa

VOCÊ SABIA? – Na cultura chinesa, nós temos 12 signos do zodíaco – rato, boi, tigre, lebre, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cachorro e porco.

A Grande Corrida 🐯 Guia Definitivo para os Signos Chineses Thumbnail

A Grande Corrida 🐯 Guia Definitivo para os Signos Chineses

Você já se perguntou sobre a origem do Horóscopo Chinês? Acredite, a ordem que os animais aparecem no Horóscopo Chinês não é aleatória.

No segundo dia do Ano Novo, as pessoas de Pequim gostam de orar para o Cai Shen Deity, o Deus da Prosperidade. Nos ensinam que preces boas e com devoção resultam em abundância financeira e as pessoas devem fazer esses pedidos com bondade no coração e justiça.

Durante o feriado, nós também gostamos de visitar feiras de templos, e orar nos templos Budistas e Taoístas para um Ano Novo cheio de saúde e luz.

No quinto dia do Ano Novo Chinês, nós comemos dumplings mais uma vez. E no décimo quinto dia no calendário lunar, a gente come Yuan Xiao (dumplings doces feitos de farinha de arroz glutinoso) para o Festival das Lanternas.

Na tarde do Festival das Lanternas, as pessoas gostam de ir caminhar do lado de fora de suas casas, pois isso traz saúde e marca o fim do Festival da Primavera. Estas são as tradições de Pequim para a celebração do Ano Novo Chinês. Feliz Festival da Primavera!

Tongda (Thomas), professor da LTL

Tradições de ano Novo Chinês #2 – Emma de Fuzhou

Minha cidade natal é um bairro chamado Yongtai, que pertence à cidade de Fuzhou no Sul da China.

Nos dias que antecedem a véspera do Ano Novo Chinês, todas as famílias começam a se preparar para a celebração. Primeiro de tudo, nós fazemos a limpeza da primavera para começarmos um ano novo e limpo. O próximo passo é preparar comida para o banquete de Ano Novo.

Emma, professora na LTL de Pequim

Nós não comemos dumplings, e sim Tangyuan (汤圆), que é um tipo de comida branca e redonda indicando Tuanyuan (团圆, reunião de família).

Nós também comemos um outro prato branco e redondo, mas esse é um bolo achatado feito de arroz chamado Niangao (年糕).

Um prato de peixe é necessário na mesa todos os anos, porque peixe (鱼yu) indica 年年有(nian nian you yu), que significa que todos os anos nós teremos muita comida e fartura.

Todos os anos, nós também saboreamos um noodle tradicional feito de ovos e um tipo de batata doce chamado Longyan (蛋燕).

Antes de começar a jantar na véspera de Ano Novo, nós oferecemos alguns sacrifícios para a Deusa da cozinha.

Nós acreditamos que ela nos abençoa e protege. Todos os anos eu saboreio a comida na mesa e eu sei que minha mãe guardou metade da comida deliciosa na cozinha, para a gente comer mais dela de novo no primeiro dia do Ano Novo. Comer a comida que sobrou do último dia do ano que passou também é um jeito de melhorar nian nian you yu.

Comida Tradicional Chinesa 🥟 Top 10 que Você TEM de Provar Thumbnail

Comida Tradicional Chinesa 🥟 Top 10 que Você TEM de Provar

As Melhores Comidas Tradicionais Chinesas para Devorar Uma das melhores coisas sobre morar ou visitar a China é a culinária tradicional chinesa. A Gastronomia Chinesa tradicional é sem dúvidas uma das mais diversas e excitantes culinárias do mundo todo. Mas…

Depois da limpeza da Primavera, todas as famílias começam a decorar suas casas, postando bandeiras de Ano Novo e o caractere Fu 福 (riqueza), que normalmente deve estar de cabeça para baixo para indicar que Fu está chegando.

Quando chega a tarde da véspera de Ano Novo, as crianças ficam bem animadas porque eles recebem “dinheiro da sorte” de seus parentes mais velhos e eles amam os fogos de artifício na embalagem.

No primeiro dia do ano novo, pais soltam fogos de artifício para “acordar o Ano Novo”.

Enquanto isso, mães começam a preparar um grande café da manhã. todos devem acordar sozinhos e aparecer na mesa com suas roupas novas. Nós não podemos bater na porta de outra pessoa para acordá-la já que isso traria azar para ela.

No primeiro dia, apenas familiares passam tempo juntos. Do segundo dia em diante, visitantes são bem-vindos e eles aproveitam tempo juntos, reunidos.

Essas são as coisas que eu faço durante meu Festival da Primavera.

Emma Chen, professora da LTL.

Tradições de ano Novo Chinês #3 – Cynthia de Liaocheng

Meu nome é Zhang Xin (meu nome em inglês é Cynthia) e eu venho da cidade de Liaocheng da província de Shandong, Leste da China.

Por causa da província de Shandong ser cidade natal de Confúcio, as tradições de Ano Novo e do Festival da Primavera são muito importante para nós.

O Festival da Primavera vai do Festival Laba (o oitavo dia do décimo segundo mês lunar) até o Festival das Lanternas (o décimo quinto dia do primeiro mês lunar). No Festival Laba, as pessoas gostam de comer mingau de arroz Laba, que é nada mais nada menos que mingau de arroz com nozes e frutas secas.

Desse dia em diante, as pessoas começam a limpar e organizar suas casas, comprar roupas novas e comidas deliciosas para o Festival da Primavera.

Feliz Ano Novo!

No “ano novo pequeno” (o décimo terceiro dia do décimo segundo mês lunar), as pessoas precisam comer dumplings e “libertar o Deus da cozinha”, que, segundo o mito, vai visitar o Imperador de Jade e reportar como foi o comportamento da família no último ano.

O dia mais importante do Festival da Primavera é a véspera de Ano Novo.

Esse dia do ano também é conhecido como “o grande trinta”.

De tarde, as pessoas colam bandeiras e o caractere “fortuna” de cabeça para baixo, que significa que a fortuna vai chegar no futuro.

De noitinha, vai ter a reunião de família no jantar e depois a tradição de presentear dinheiro aos entes queridos. Quando é meia noite, todas as famílias soltam fogos.

O primeiro dia do ano novo chinês também é muito importante. As pessoas devem acordar cedo de manhã para visitar parentes, ligar desejando feliz ano novo, e os adultos dão às crianças “Ya sui” (dinheiro como presente).

Daí em diante, as pessoas visitam parentes até o Festival das Lanternas, especialmente mulheres casadas, que visitam suas famílias no segundo dia.

No Festival das Lanternas (o décimo quinto dia do primeiro mês lunar), nós comemos Yuanxiao (bola de arroz colado) e apreciamos as lindas lanternas no céu.

Cynthia, professora da LTL

De todos os professores e funcionários aqui na LTL, 新年快乐!

Superstições do Ano Novo Chinês – Um Guia de Sobrevivência

Então, nós já aprendemos sobre o que os chineses fazem no seu Ano Novo Chinês, mas o festival vai muito além disso.

Dizem que para você entender um idioma você também deve entender a cultura, então queremos cavar mais fundo nesse tal Ano Novo Chinês e estudar algumas superstições que os chineses tem durante o feriado.

Então vamos lá conhecer algumas superstições do Ano Novo Chinês pra lá de… únicas. Começando com:

Os chineses acreditam que é crucial começar o ano com o pé direito porque o que quer que você faça no primeiro dia, semana, até mês, do Ano Novo Lunar vai afetar como o seu ano vai ser.

Tendo dito isso, existem muitas superstições do Ano Novo Chinês que os chineses seguem para ter um ano auspicioso e cheio de sorte.

Acordar do jeito certo

Na manhã do Ano Novo Chinês, membros de uma família chinesa geralmente acordam sozinhos naturalmente.

Você não deve acordar ninguém ou ir ao quarto de alguém que ainda não tenha levantado da cama.

Open the windows in the morning of Chinese New Year to allow good luck to come in - Chinese New Year Superstitions
Abra a janela na manhã do Ano Novo Chinês para permitir que a sorte entre – Superstições do Ano Novo Chinês

Isso traz azar para a pessoa que ainda está na cama. Se você for acordar alguém, significa que essa pessoa será apressada e que vão mandar nela o resto do ano todo.

Se você visitar alguém que ainda não tenha acordado, significa que essa pessoa ficará de cama o ano inteiro. Então é melhor deixar todos acordarem no seu próprio ritmo. É ou não é uma oportunidade perfeita para recuperar aquele sono perdido?

Assim que você acordar, lembre-se abrir as janelas , e portas. Isso não vai deixar apenas o ar fresco entrar, mas também deixar as janelas e portas abertas no primeiro dia do Ano Novo Chinês, ou 初一 (Chū  Yī), permite que a prosperidade entre na casa.

Os chineses se referem ao primeiro dia de um mês lunar como 初一 (Chū  Yī), e o segundo como 初二 (Chū  èr), por aí em diante até o 初十 (Chū  Shí). Depois disso os dias são referidos apenas como números.

Primeiro dia do Ano Novo Chinês

Qual é o café da manhã?

Quando a família está pronta para o café da manhã, eles devem encontrar o jarro de arroz, ou 米缸 (Mǐ Gāng), cheio.

O jarro de arroz não deve nunca estar vazio durante o Ano Novo Chinês.

Um jarro de arroz vazio causa ansiedade na família porque é um sinal ruim de que a família irá passar fome ao longo do ano. Então se você tem um jarro de arroz, lembre-se de encher antes do Ano Novo Chinês!

Serving congee for breakfast is a taboo on Chinese New Year - Chinese New Year Superstition
Servir mingau no café da manhã é um tabu durante o Ano Novo Chinês – Superstições do Ano Novo Chinês

Enquanto o mingau é um café da manhã comum na China, o mingau não deve ser servido para café da manhã durante o Ano Novo Chinês.

Isso é porque no passado, mingau era geralmente consumido por pessoas pobres. Então comer mingau no café da manhã no Ano Novo Chinês significa que você vai ser pobre e faminto durante o ano todo.

Então beleza, nada de mingau. Que tal um bom pão com presunto? Nada disso!

Não é auspicioso comer carne no café da manhã no Ano Novo Chinês. Existem duas explicações possíveis para esse tabu. Uma tem suas raízes no Budismo.

Muitas famílias religiosas acreditam que não consumir carne durante o café da manhã do Ano Novo Chinês vai te ajudar a acumular virtude, ou 积德 (Jī  Dé); e isso vai te trazer bom karma para o ano todo.

Outra explicação para não comer carne é um lembrete para que as famílias não desperdicem.

“Então o que eu posso comer?”, você deve estar se perguntando.

汤圆(Tāng  Yuán), ou bolinhas grudentas de arroz, e 饺子 (Jiǎo  Zi), ou dumplings, são escolhas populares. Pãezinhos de arroz vegetarianos, ou (Cài Bāo), com leite de soja também são permitidos.

Quando você terminar o café da manhã, cuidado enquanto colocar a louça pra lavar. Quebrar pratos durante o Ano Novo Chinês traz má sorte. Porque quebrado, ou 碎 (Suì), é uma palavra negativa, portanto quebrar a louça é um sinal ruim para o resto do ano.

Se alguém acidentalmente quebrar uma vasilha ou prato, imediatamente embrulhe o conteúdo quebrado em papel vermelho e diga algumas frases de sorte para se redimir. Você pode dizer frases como 岁岁平安 (Suì Suì Píng Ān), que significa paz e segurança durante o ano, ou 大发 (Dà Fā), que significa grande riqueza.

Se vestindo para o sucesso e sorte

Red is the go-to color for Chinese New Year - Chinese New Year Superstition
Vermelho é a cor do Ano Novo Chinês – Superstições do Ano Novo Chinês

Depois do café da manhã, está na hora de trocar o pijama e se vestir para o dia.

Ah, o que vestir?! Mas antes de você jogar a toalha e vestir aquele jeans preto e camiseta branca de sempre, pense melhor…

Roupas brancas e pretas devem ser evitadas durante o Ano Novo Chinês. Essas cores são associadas ao luto e morte na cultura chinesa.

Ao invés delas, opte por algo mais colorido. Se você não conseguir decidir o que vestir, você pode optar por vermelho. Vermelho é o novo pretinho básico nesse caso. É uma cor auspiciosa e festiva, ou uma cor 喜庆 (Xǐ Qìng) , e perfeita para entrar com do jeito certo no Ano Novo lunar.

Limpar ou não limpar

Enquanto você tem tempo livre, você deve pensar que é uma boa ideia fazer uma faxina, não é? NÃO! Você jamais deve varrer ou jogar lixo fora até o quinto dia do Ano Novo Chinês.

Os chineses acreditam que qualquer lixo que nós produzimos desde o primeiro até o quinto dia do Ano Novo é 财气 (Cái Qì), ou dinheiro da sorte; enquanto do quinto dia em diante é 穷气 (Qióng Qì), ou “sorte pobre”, que causa a perda de dinheiro.

Então por não estar tirando o lixo ou limpando até o quinto dia, você está acumulando riqueza, ou (Jù Cái). Já quero!

No cleaning is allowed until the 5th day of Chinese New Year - Chinese New Year Superstition
Não faça nenhum tipo de limpeza até o quinto dia do Ano Novo Chinês – Superstições do Ano Novo Chinês

Falando em limpeza, você também não deve lavar nenhuma roupa no primeiro e no segundo dias do Ano Novo chinês.

Acredita-se que os primeiro dois dias do Ano Novo Chinês são a celebração do nascimento do Deus da Água, 水神 (Shuǐ Shén). Então lavar a roupa pode ofender a divindade.

Então se você não quiser correr o risco de ter azar como resultado, melhor esperar alguns dias. Relaxe e aproveite o feriado!

Quando fazer visitas

Tradicionalmente, o primeiro dia do Ano Novo Chinês é quando a gente começa a visitar nossos familiares e desejar boas vibrações, ou 拜年 (Bài Nián). Para as crianças, essa é a chance que elas tem de recolher os envelopes vermelhos dos adultos. A visita aos parentes geralmente começa no primeiro dia do Ano Novo Chinês.

Visiting the homes of relatives is a tradition on Chinese New Year - Chinese New Year Superstition
Visita à casa de parentes durante o Ano Novo Chinês – Superstições do Ano Novo Chinês

No entanto, mulheres não são permitidas de visitar os parentes até o segundo dia. As mulheres devem evitar especialmente visitar a família de seus pais 娘家 (Niáng Jiā) no primeiro, quarto e quinto dias do Ano Novo Chinês. Se ela fizer a visita nesses dias, pode trazer azar para a família de seus pais.

Antes de você ir batendo de porta em porta, lembre-se que você não deve fazer visitas no terceiro dia do Ano Novo Chinês.

Isso porque é o dia do Cão Vermelho, ou 赤狗日 (Chì Gǒu Rì). O Cão Vermelho é o Deus da Ira Ardente. Visitas nesse dia podem trazer brigas e disputas.

Para evitar o Cão Vermelho e manter a harmonia, os chineses geralmente evitam de fazer visitas aos parentes no terceiro dia do Ano Novo Chinês.

Falando de brigas, evite entrar em discussões durante o Ano Novo Chinês, principalmente no primeiro dia.

De acordo com uma lenda chinesa, o primeiro dia do Ano Novo Chinês é quando divindades fazem visitas às família na Terra para entregar bons desejos e sorte. Se eles ouvirem discussões em uma casa de família, eles irão julgar tal família como mal-educada, indigna de qualquer bom desejo, e vão deixar a família no desprezo.

A família então vai perder sua porção de boa sorte anual das divindades. Que pena!

Mas nem todas as visitas durante o Ano Novo Chinês são as mesmas. Enquanto está tudo bem visitar parentes em suas casas, evite visitas à hospitais a não ser que seja absolutamente necessário. Visitar hospitais no Ano Novo Chinês pode trazer doença para o ano que se inicia.

Você também deve evitar, se possível, tomar remédios. Tomar medicação no Ano Novo Chinês pode significar que você ficará doente e precisando de medicação o ano todo. Talvez beber um pouco mais de água quente ajude?

A arte de presentear

Ano Novo Chinês - Feliz Ano Novo

Vamos dizer que você decidiu visitar seus parentes com toda a sua família no segundo dia do Ano Novo Chinês, ou 初二 (Chū èr). Você embrulhou os presentes em embalagens vermelhas e brilhantes e colocou dinheiro o suficiente dentro de envelopes vermelhos para as crianças.

Parece tudo certo, mas é bom checar para ter certeza que você não vai ofender alguém sem querer com um presente inapropriado.

Você deve evitar presentear relógios, sandálias, pêras, guarda-chuvas, espelhos, e também coisas pretas e brancas.

Isso porque todos estes ítens, ou tem um significado negativo ou trazem mau presságio. Por exemplo, relógio, 钟 (Zhōng), soa como a palavra 终 (Zhōng), que significa “o fim”.

Então quando você está presenteando alguém com um relógio, parece que você está se despedindo dela da Terra, 送终 (Sòng  Zhōng). Outro presente comum que você deve evitar são pêras, 梨 (Lí), que soa como 离 (Lí), separar. Você certamente não quer desejar aos seus entes queridos nenhum tipo de separação.

Avoid giving out red packets in odd numbers - Chinese New Year Superstition
Evite distribuir envelopes vermelhos com número ímpar – Superstições do Ano Novo Chinês

A maioria das frutas são presentes aceitáveis, sendo umas mais favorecidas do que outras por seus significados auspiciosos.

Por exemplo, maçã, 苹果 (Píng Guǒ), soa como segurança, som e paz ou 平安 (Píng Ān). Tangerina, soa como boa sorte, 吉 (Jí). Laranja, 橙 (Chéng), soa como sonhos se realizando, ou 成 (Chéng) e pêssego 桃 (Táo) significa vida longa.

No entanto, preste atenção à tabus locais. Por exemplo, em Mandarim, maçã (苹果) se pronuncia Píng Guǒ. Mas no dialeto de Xangai, se pronuncia Bīng Gu, que soa como “morreu de doença”. Se você estiver em Xangai, evite presentear maçãs.

Também fique de olho na quantidade de dinheiro que você coloca nos envelopes vermelhos. Geralmente, números pares são aceitáveis, com excessão daqueles com 4 claro. Evite dar envelopes vermelhos contendo números ímpares.

Boas práticas para presentear na China 🎁 Top 5 Dicas que deve seguir (& Tabus) Thumbnail

Boas práticas para presentear na China 🎁 Top 5 Dicas que deve seguir (& Tabus)

Oferecer presentes na China é uma coisa complexa de navegar quando você não tem experiência nisso…

Preste atenção no que fala

Ok, então agora você está na casa dos seus parentes. A vibe está super pra cima e todo mundo está compartilhando histórias, rindo, fazendo piadas. Cuidado para não se deixar levar com o que você fala.

Enquanto desejos são em geral seguros, você deve evitar falar palavras negativas e não auspiciosas. Palavras como 破 (Pò),坏 (Huài),没 (Méi),死 (Sǐ),光 (Guāng),鬼 (Guǐ),杀 (Shā), 病 (Bìng),穷 (Qióng) etc. são tabus durante o Ano Novo Chinês.

Elas com certeza não combinam com a ocasião festiva, então melhor guardar aquela piada de humor duvidável para uma próxima vez.

Geralmente durante essas visitas, múltiplas gerações se reunem sob o mesmo teto. Tente ao máximo fazer com que as crianças não chorem. Chorar no Ano Novo Chinês pode trazer má sorte para a família.

Mesmo que as crianças causem problemas, os adultos devem evitar reprimi-las para prevenir que elas chorem e atraiam azar pra família.

E aí bem no meio da visita aos parentes, você lembrou que aquele seu primo ainda não te pagou pelo jantar da semana passada.

Pense duas vezes antes de cobrar o dinheiro de volta; porque emprestar ou pegar dinheiro emprestado no Ano Novo Chinês traz má sorte para os dois, especialmente para o seu primo. Pagar dívidas durante o Ano Novo Chinês vai trazer pra ele perdas econômicas durante o ano. Deixe ele celebrar em paz, você pode pedir o dinheiro de volta assim que o feriado acabar.

Você é o que você come

Finalmente, hora da janta.

O jantar mais importante do ano para os chineses é com certeza o jantar de reunião 年夜饭 (Nián Yè Fàn), na véspera do Ano Novo Chinês.

Famílias chinesas geralmente preparam muita comida durante o Ano Novo Chinês, porque abundância de comida na mesa significa abundância no novo ano.

Você vai notar que a maioria das carnes ou frutos do mar usados para preparar a janta do Ano Novo Chinês foram mortas um dia ou alguns dias antes.

Isso é porque não é permitido matar nenhum animal durante o Ano Novo Chinês.

Ser Vegetariano ou Vegano na China Thumbnail

Ser Vegetariano ou Vegano na China

Tudo o que você precisa saber sobre ser vegetariano ou vegano na China Bom, provavelmente você deve estar pensando… Ser vegetariano ou vegano na China, em geral, deve ser um verdadeiro desafio.  Está na hora de acabar com o mito!…

Os chineses consideram matança e sangue no Ano Novo Chinês sinal de doença.

Pode trazer acidentes como feridas com faca, acidentes de carro etc. Para evitá-los, todos os animais são mortos antes do feriado.

Além de carne e frutos do mar, outros ingredientes também são preparados antes do tempo. Isso é para evitar o uso de facas, tesouras e outros objetos afiados durante o Ano Novo Chinês. Esses objetos irão cortar a sua sorte para o resto do ano.

Você provavelmente vai ver peixe sendo bastante servido nas primeiras semanas do Ano Novo Chinês.

Fish is served during Chinese New Year for abundance - Chinese New Year Superstitions
Peixe é servido durante o Ano Novo Chinês para abundância – Superstições do Ano Novo Chinês

Isso é porque peixe, 鱼(Yú), soa como “resto”; e servir peixe significa que a família terá 年年有余 (Nián Nián Yǒu Yú), ou seja comida sobrando todo o ano, o que basicamente significa abundância.

Mas atenção! Não coma nem a cabeça nem o rabo do peixe do primeiro ao quinto dia do Ano Novo Chinês. Você deve deixar uma sobra para poder ter comida sobrando o ano todo!

Outro tabu na mesa de jantar é evita cortar年菜 (Cháng Nián Cài), que é um vegetal popular servido durante o Ano Novo Chinês por causa do seu caule e folhas longas, significando longevidade.

Cortar o vegetal vai cortar a duração da sua vida. Para viver uma vida longa, os chineses sempre cozinham o vegetal inteiro durante o Ano Novo Chinês.

Se aprontando para a cama

Foi um longo dia. Você está pronto pra tomar aquele banho quentinho e entrar debaixo das cobertas. Não tão rápido!

You should not cut or wash your hair during Chinese New Year in order to preserve your wealth - Chinese New Year Superstitions
Você não deve cortar ou lavar seu cabelo durante o Ano Novo Chinês para preservar sua fortuna – Superstições do Ano Novo Chinês

Você acumulou sorte o dia todo, tomar banho pode levar tudo embora! Na verdade, é melhor pular sua rotina diária de higiene pessoal neste dia.

Se torne rico - Ano Novo Chinês

Não só você não deve tomar banho, como também você não deve lavar seu cabelo durante o ano novo chinês!

Isso é porque cabelo, 发 (Fā) tem a mesma pronúncia do caractere ‘Fā ‘ em 发财 (Fā Cái), que significa se tornar rico.

Lavar seu cabelo pode levar embora toda a sua riqueza.

Seguindo a mesma lógica, você não deve cortar seus cabelo durante o Ano Novo Chinês. Você não quer cortar toda a sua riqueza, né? Cortar o cabelo é um tabu e proibido até o lunar 2 de fevereiro, quando toda a festividade acaba.

Que dia!

Apesar de todos os tabus, você ainda teve um dia incrível, cheio de comidas deliciosas e diversão com a família. E o melhor de tudo, você até conseguiu coletar uns envelopes vermelhos! Nada mal para começar um novo ano lunar!

Resoluções de Ano Novo em Chinês

Então para finalizar , vamos te ensinar algumas resoluções de Ano Novo comuns e populares que todos nós podemos usar para virar a página do novo ano!

O começo do Ano Novo é um tempo em que, depois de dias comendo muito e bebendo bastante, nós voltamos nossa atenção aos nossos verdadeiros objetivos e propósitos de vida com resoluções de Ano Novo.

Colocando de lado o fato de que tais resoluções não tem uma boa reputação e que a gente faz metas sabendo que provavelmente não vamos atingir, todo ano, o Ano Novo nos inspira a ser versões melhores de nós mesmos.

Então vamos começar nosso Ano Novo aprendendo algo novo com nosso Top 10 de resoluções de Ano Novo em Mandarim!

  • Qual é a sua resolução de Ano novo?
    • 你的新年新希望是什么呢?(Nǐ de xīnnián xīn xīwàng shì shénme ne?)
  • Eu espero que esse ano eu possa…
    • 我希望今年可以。。。 (Wǒ xīwàng jīnnián kěyǐ)
  • Perder peso – 减肥 (jiǎnféi)
  • Parar de fumar – 戒烟 (jièyān)
  • Começar a malhar – 加入健身房会员 (jiārù jiànshēnfáng huìyuán)
  • Terminar meus estudos – 完成学业 (wánchéng xuéyè)
  • Arranjar um namorado ou namorada – 交男/女朋友 ( jiāo nán/nǚ péngyǒu)
  • Viajar mais – 多多出外旅游 (duōduō chūwài lǚyóu)
  • Parar de comer besteira – 不要再吃垃圾食物 (bùyào zài chī lājī shíwù)
  • Gastar menos tempo em redes sociais – 少花时间在社会媒体上 (shǎo huā shíjiān zài shèhuì méitǐ shàng)
  • Conseguir um bom trabalho / trabalho melhor – 找一个(更)好的工作 (Zhǎo yī fèn hǎo de gōngzuò)
  • Ir a mais shows – 多听些音乐会 (duō tīng xiē yīnyuè huì)

Agora que sua lista de resoluções de Ano Novo está pronta, tudo o que você tem que fazer é escolher uma (ou mais) e focar nela.

Nós temos um bom pressentimento sobre este próximo ano, mas se alguma coisa der errado na hora de focar nas suas resoluções, pelo menos você vai poder dizer que sabe mentir em chinês!

Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre as tradições do Ano Novo Chinês, superstições e resoluções com a gente hoje!

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?