Choque Cultural na China Parte 1

Choque Cultural na China Parte 1:
Entenda os Chineses com nosso Top 10 diferenças culturais

Choque Cultural na China: O choque cultural pode acontecer com qualquer pessoa, a qualquer momento, e ele afeta pessoas de diferentes maneiras.

Mas na China, meu amigo, o buraco é mais embaixo, e o choque cultural chega em um outro nível. Claro que existem alguns aspectos da cultura chinesa que você encontra em outros lugares, mas alguns outros podem levar certo tempo para serem digeridos.

Choque Cultural na China

Independente de como você optar por imergir na cultura chinesa, o choque cultural vai te atingir em algum momento.

Pode acontecer assim que você pousar na China, e você cruzar com uma multidão de pessoas, coisa que você provavelmente nunca viu antes em tamanha quantidade.

Pode acontecer quando você pegar um táxi na China pela primeira vez. Ou você pode ser atingido pelo choque cultural quando você menos esperar, naquele momento em que você se encontra em uma situação que você simplesmente… não consegue entender.

Para mim, o choque cultural não é algo fácil, apesar de eu tentar imergir ao máximo na cultura chinesa. Mesmo assim, a China não é para amadores, e existem coisas aqui que mesmo depois de dois anos morando em Pequim, eu simplesmente nem questiono mais. Apenas aceito, apesar de não entender.

Para já ir te preparando para o choque cultural que vêm com a mudança para a China, preparamos uma lista das top 10 diferenças culturais que provavelmente vão te causar choque cultural. Ou, melhor, uma lista de coisas que podem te fazer questionar a realidade, de tão diferente que são da cultura ocidental.

Lembrando que isso é um misto de experiências pessoais, assim como uma coleção de reclamações frequentes de estrangeiros diferentes que viveram a mesma coisa. São, claro, na maior parte generalizações e estereótipos, mas, muitas vezes, estereótipos são bem verdadeiros.

Então, mesmo que isso não aconteça com todo o estrangeiro ou viajante na China, essa é uma coleção de coisas que podem te fazer se sentir meio “o que tá acontecendo?”.

Choque Cultural na China #1 – A cultura de beber junto

Choque Cultural na China #2 – Pagando a conta

Choque Cultural na China #3 – Água quente

Choque Cultural na China #4 – Gosto musical

Choque Cultural na China #5 – Namoro e relacionamentos

Choque Cultural na China #1 – A cultura de beber junto

Choque cultural – primeiras impressões: Por que abrir 20 garrafas de uma vez se você só vai beber uma?!
Culture Shock in China - Bottoms Up, Chin Chin, Just down the ******* thing!
Choque Cultural na China – Tintim, Vira vira vira!

Seja quando você está no bar observando uma mesa cheia de chineses bebendo uma cerveja juntos, ou mesmo quando você faz parte dessa mesa, você com certeza vai notar algumas diferenças culturais entre a cultura chinesa e a sua própria.

Uma coisa que você vai perceber é que chineses podem forçar um pouco a barra quando se trata de beber.

Acredite, é tudo de bom coração, mas nem por isso você vai ter que deixar de ter um pouco mais de cuidado quando estiver bebendo com seus amigos chineses.

Especialmente se a noite for de beber Baijiu.

Você também estará sujeito a cultura do ‘Gan bei’. Em chinês, essa expressão que todos falam na hora do brinde, significa literalmente “copo vazio”. E é isso que eles esperam de você: que você vire o conteúdo do copo – qualquer que seja ele. Vire o copo para impressionar seus colegas e chefes, ou esteja aberto para um pequeno bullying, onde você acaba, por fim, bebendo assim mesmo.

Nomes chineses – Um guia simples e fácil de como entender nomes na China

Mas não se preocupe! Você não é obrigado a nada, claro. Mas é assim que os brindes são feitos aqui…

Mas, para mim, o maior de todos os porquês, e o choque cultural que me deixa mais perplexa, é pedir todos os drinks ao mesmo tempo. É comum na cultura chinesa, por exemplo, pedir 20 garrafas de cerveja ao mesmo tempo, mesmo que para um pequeno grupo de pessoas. Então as 19 cervejas ficam lá na mesa, esquentando, enquanto todo mundo conversa e bebe uma de cada vez. Se você tiver muuuita sorte, ou estiver em um lugar que está acostumado a receber estrangeiros, você talvez receba um balde com gelo, para deixar as cervejas.

Mas, convenhamos, não seria melhor se elas tivessem sido deixadas em paz, na geladeira?

Choque cultural na China #2 – Pagando a conta

Choque cultural – primeiras impressões: Realmente vale a luta?!

A verdade é que em muitas culturas, é normal se oferecer para pagar a conta, como uma forma de gentileza e educação.

É claro que isso depende também das circunstâncias e das opiniões de cada um.

Por exemplo, quem paga a conta no primeiro encontro?
Será que vocês devem dividir?

São questões que, na cultura ocidental em geral, causam certas dúvidas.

Culture Shock in China - Just pay the damn thing!
Choque Cultural na China – Paga logo isso!

Quando se trata de um primeiro encontro entre um homem e uma mulher, a China ainda acredita em geral que o homem deve ser o provedor, pagando a conta do restaurante ou do bar. Então não se sinta mal ao deixar um chinês pagar a conta pra você na primeira vez que vocês saírem juntos. Faz parte do que eles consideram normal.

Entretanto, isso também vai depender, é claro, de muitas coisas, como o quanto de cultura ocidental o cara entende, mesmo sendo chinês. Então, para evitar constrangimentos, é sempre bom se oferecer para dividir a conta.

Quando se trata de encontros, as coisas são um pouco mais tranquilas, mesmo que no final seja comum o homem pagar a conta.

Ah, mas não é por isso que você, amiga mulher, não pode convidar aquele carinha que você está de olho para jantar. Convites são sempre bem-vindos, ainda mais entre casais jovens e mais conectados à cultura ocidental.

Agora, quando se trata de amizade, a coisa já fica diferente. Quando chineses saem juntos como amigos, você pode ter certeza que vai ter uma mega cena no final para ver quem paga a conta. Na cultura chinesa, quase sempre há uma “discussão” depois da refeição que nem sempre é agradável aos olhos estrangeiros.

A discussão vai muito além do “é por minha conta”. Na China, pagar a conta é negócio sério e tem relação direta com a importância de status e dinheiro.

Choque cultural na China #3 – Água quente

Choque cultural – primeiras impressões: Mas… tá calor lá fora!

Ah, re shui. (热水 – água quente). Você tem sido o tópico de muitos estrangeiros que moram na China e de muitos outros turistas confusos.

Sua existência tem sido o tópico de muitos vídeos divertidos e continua a irritar muitos dos estrangeiros que moram em terras chinesas desde longa data.

Chinese Culture Shock - It's ******* hot outside, why the **** do I want to drink hot water?
Choque Cultural na China – Está quente para caramba lá fora, então porque diabos eu iria querer beber água quente?!

Imagine a seguinte situação: Estamos no ponto alto do verão. O sol lá fora está de matar e você decide entrar num restaurante para poder escapar do calor e aproveitar um bom ar-condicionado enquanto saboreia um bom noodle apimentado ou um prato de frango kung pao.

Está um pouco apimentado, então você pega seu copo de água e dá aquela boa golada e… Ué?! O que é isso? Quanto tempo essa água ficou lá fora, no sol, para estar quente desse jeito…?

Querido amigo Laowai. Esse copo de água é fresquinho, feito especialmente para você.

Quente e num copinho minúsculo, bem do jeito que a gente gosta.

Para os chineses, re shui é a cura de todos os problemas. Inclusive para aqueles dias, meninas, em que a gente está com aquela cólica menstrual. Isso, aí. Você não sabia? É só beber um copo de água quente que tudo melhora.

Ok, pode ser um pouco de exagero em dizer que tuuudo melhora (não custa tentar!), mas o que você NÃO PODE FAZER enquanto está menstruada é, Deus me livre – beber água gelada.

Se você costuma ir tomar um suco ou café com suas amigas chinesas, com certeza você vai ouvir, ou já ouviu, uma conversa assim.

A primeira vez que você escuta, geralmente a conversa segue dessa maneira…

Laowai (estrangeiro): “Vou pegar um café pra gente. Você quer quente ou gelado?”

Chinesa: “Quente, não posso beber nada gelado hoje. Estou menstruada.”

Laowai (estrangeiro): ” … * tenta conectar as duas informações que acabou de receber* …. * ué mas…. *..não, não faz sentido….. *…* *Ah, tá certo, estou na China. Cansei de questionar coisas que eu não entendo”.

Esse também é um tópico bastante comum entre casais. E se você confundir gelado e quente naqueles dias, prepare-se para sentir a fúria da sua namorada chinesa.

Há uma ciência (mínima) por trás disso. Mas pra mim, sinceramente, não importa. Se está calor lá fora, eu preciso beber algo gelado pra me refrescar. Não importa o que estiver acontecendo no meu corpo naquele momento.

Mas também é certo que, durante os meses frios de inverno/outono em Pequim, eu curto chegar em casa e tomar um copinho quente de re shui, ou ir no meu restaurante local favorito e tomar um copo desse líquido mágico que tudo cura.

Choque cultural na China #4 – Gosto musical

Choque cultural – primeiras impressões: …estou de volta aos anos 90?

A verdade é que esse é um choque cultural que deve te afetar também quando você voltar para o seu país de origem. Tipo, um choque cultural reverso.

Você provavelmente vai se surpreender em como a cultura chinesa em geral afeta sua personalidade e em como ela afeta sua vida.

Chinese Culture Shock - This is Music, really?
Choque Cultural na China – Vocês chamam isso de música?

Música é uma daquelas coisas que não dá para escapar.

Conheço apenas poucas pessoas que não escutam música regularmente, ou pelo menos deixam aquela musiquinha rolando ao fundo enquanto trabalham, ou mesmo em casa, enquanto cozinham.

Uma sugestão que eu faço a vocês é: se você realmente quer entender a cultura chinesa, e quer fazer isso de maneira rápida, então você deve começar a escutar músicas chinesas.

Escutar músicas em chinês é bom não só por você estar constantemente escutando mandarim, mas também por ser uma boa maneira de identificar o que é mais popular nesse momento na China. Isso faz com que fique mais fácil ainda fazer amigos chineses, já que você consegue se relacionar melhor com eles.

Por outro lado, isso também significa que seu gosto musical pode, digamos, ficar diferente.

Em geral, você tem opções que variam entre algo legal e alternativo a algo bem… chinês. Só tem como saber quando você escutar…

Como uma boa ouvinte de Bossa Nova, dois anos vivendo na China fizeram coisas estranhas com meu gosto musical. Se você olhar minhas playlists no Spotify, vai ficar, no mínimo confuso, enquanto eu, ficarei um pouco constrangida. Mas, fazer o que. Você pode ouvir o que você quiser, não é mesmo? Então eu também me dou ao direito de ouvir um pop chinês (de gosto duvidável) se eu quiser.

Serei julgada pelos meus amigos estrangeiros? Sim. Se eu ligo? Em partes

Melhores Filmes Chineses para Aprender Mandarim

Se você quiser seguir minha sugestão, você pode fazer download do incrível app chinês QQ music. Por apenas 2$ por mês, você tem acesso ilimitado ao streaming de músicas, sem comerciais, e ainda ter a letra das músicas rolando na sua tela num estilo meio karaokê. Isso ajuda a praticar sua leitura e a acostumar seu ouvido ao mandarim.

https://ltl-chines.com/top-10-aplicativos-chineses-parte-2/

Choque cultural na China #5 – Namoro e relacionamentos

Choque cultural – primeiras impressões: Pare de dizer que me ama!

Ok, esse é um tópico beeem grande e um que eu costumo observar bem de perto, já que todo mundo, ou a grande maioria das pessoas, tem algum tipo de relacionamento. E dentro desse tópico existem muitas coisas que podem entrar no tema “diferenças culturais” e “choque cultural” quando se trata de namoro na China. Por isso, vou fazer um resumão mais geral sobre a cultura chinesa dos relacionamentos para você saber onde pisar quando chegar a hora de enfrentar as diferenças culturais.

Culture Shock in China - Dating in China, be careful
Choque Cultural naChina – Cuidado ao namorar na China!
  • Não tem meio termo. Namoro numa cultura ocidental, é, bem, você sabe, namoro. Vocês se conhecem, seja através de um app ou de maneira cada vez mais rara, no mundo offline. Aí vocês tem o primeiro encontro, passam a sair para beber alguma coisa, alguns jantares nos fins de semana… Se as coisas caminharem bem, vocês passam a ser namorados e aí você pode mudar aquele status no Facebook se quiser (eu sei que você quer). Na China, todas essas etapas simplesmente não fazem parte da cultura chinesa. Não existe esse meio termo.
  • Tudo acontece muito rápido. Não se surpreenda se você ouvir um “eu te amo” depois de alguns encontros apenas, e o papo de casamento e filhos é bem normal de ser mencionado logo no primeiro encontro. Coisas que assustam os que tem problemas em se comprometer, já que falas como “Vou te proteger pra sempre” e “quantos filhos você quer ter?” são meio assustadoras mesmo se mencionadas logo no começo. Mas, na real, não tenha medo. Sim, chineses amam ter filhos, casar e deixar seus pais orgulhosos com a ideia de uma família feliz. Com certeza existe um certo tom de urgência e pressa nisso, mas, se você deixar claras as suas opiniões e desejos, aí o caminho vai ser bem diferente e nada vai te impedir de arranjar um namoro chinês bem legal.

Além do que, você não está limitado a apenas namorar chineses na China. Se você for para uma cidade grande, como Pequim, vai conhecer pessoas de todos os cantos do mundo.

E aí, até a idéia de namorar pessoas da mesma nacionalidade que você parece meio, sei lá, normal demais.

Fique ligado para mais diferenças culturais na China parte 2…

Choque Cultural na China Parte 2

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.

Deixe um comentário

You will get a reply from us
Your email address will not be published. Name and Email are required.

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?