Dicas úteis de viagem para Pequim

Dicas de viagem a Pequim, China  

Com uma história antiga, uma cultura vasta e pessoas simpáticas, Pequim é uma cidade que merece vários dos dias do seu tempo para ser explorada. Contudo, sendo uma cidade tão grande, com tanta coisa para explorar, pode tornar-se difícil de se orientar.

Você pode-se deparar com uma quantidade enorme de informação que o pode saturar, por isso nós tratámos de lhe escolher alguns pontos-chave que você irá precisar para tirar o máximo proveito da sua estadia. 

Dica de Viagem #1 – Viaje de metrô

Metrô de Pequim
Viaje de metrô

Atualmente, as linhas de metrô já interligam quase todos os cantinhos de Pequim, facilitando imenso sua deslocação pela cidade. 

O Metrô constitui um tipo de transporte acessível que lhe poupa seu tempo e sua carteira, enquanto está visitando as principais atrações turísticas de Pequim. 

  • Linha 1: Praça de Tian’anmen & Cidade Proibida 
  • Linha 2: Templo dos Lamas ou Yonghegong, Torres do Tambor e do Sino 
  • Linha 4: Palácio de Verão, Parque Yuanmingyuan, Jardim Zoológico de Pequim 
  • Linha 5: Templo do Céu 
  • Linha 6: Parque Beihai, Nanluoguxiang 

Dica de Viagem #2 – Escolha o Melhor Transporte até a Grande Muralha da China 

A Grande Muralha da China é um destino obrigatório no percurso de quem veio visitar China e Pequim. Existem vários caminhos alternativos. 

De transporte público – ônibus

Pode apanhar o autocarro número 919, que sai de Deshengmen com destino à secção de muro Badaling. Se escolher esse tipo de transporte, volte cedo depois da hora de almoço, já que é costume haver mil passageiros à espera do ônibus de regresso, o que lhe pode custar esperar duas horas numa fila até embarcar.  

Alugue um carro ou vá de táxi 

Se está em viagem de grupo, tem a opção de alugar um carro numa agência local ou pode escolher ir de táxi. O preço dividido não lhe fica alto e assim pode chegar até a sua secção de muro preferida e gozar uma experiência agradável.  

Junte-se a uma excursão

Se está viajando sozinho ou só com dois ou três amigos, pode optar por se juntar a uma excursão de ônibusVários itinerários estão disponíveis nas agências locais. O preço médio ronda USD30 por pessoa, incluindo o trajeto entre o seu embarque e desembarqueos serviços do guia que fala inglêsônibus com ar condicionado, almoço e taxa de entrada 

Dica de Viagem #3 – Saboreie os pratos locais  

Dicas De Viagem Para Pequim - Fazendo bolinhos (饺子) na casa da família de acolhimento
Fazendo bolinhos (饺子) na casa da família de acolhimento

Pequim oferece uma grande variedade de pratos locais que tem de provar. É comum os visitantes prezarem esta diversidade, que satisfaz o gosto de cada um. 

Para quem tem um palato atrevido, aconselhamos visitar a rua dos petiscos Wangfujjing, onde pode provar um leque de deliciosas iguarias típicas locais, incluindo insetos no espeto.  

Vale a pena explorar, ainda que possa não ter coragem para provar!  

Uma ótima refeição econômica são os dumplings. O restaurante Mr Shi’s dumplings serve vários tipos de dumblings fritos ou cozidos. 

Mr Shi também possui restaurantes em Baochao Hutong e Sanlitun.  

O pato assado de Pequim (pato-à-Pequim) é talvez o prato mais famoso com muitos restaurantes especializados em pato distribuídos ao longo da cidade; pode experimentar esse pato de pato típico em 

Pinyifang (18 Chongwenmen Outer Street, Glory Plaza 4F, Chongwen District Tel 010-67112244). 

Também poderá gostar de provar pratos dos seguintes restaurantes: 

  • Zhajiang Mian Noodles com pasta de soja no Old Beijing Zhajiang Noodle King (56 Dong Xinglongjie, Dongcheng District)
  • Hambúrguer de carne de burro no Restaurante Wang Pangzi (80 Gulou Xidajie, Xicheng District)
  • Caldeirada mongol no Restaurante Dong Lai Shun (12 Xinyuanxili Zhongjie, Chaoyang District). 

Dica de Viagem #4 – Desfrute de suas saídas à noite 

Dicas De Viagem Para Pequim

Em Pequim, há vários locais agradáveis que pode apreciar para sair à noite. A rua dos bares Sanlitun é uma zona fervilhante de bares e de clubes; destinados a emigrantes chineses e a comunidades turísticas, o que se reflete nos preços. 

Há muitos eventos culturais para você se entreter nos seus serões. O espetáculo de acrobacia no Teatro Chaoyang é o meu preferido, com os seus truques e piruetas. 

O espetáculo de Kung Fu no Teatro Vermelho (No.44, Xingfu Da Jie Dongcheng District, Website www.redtheatre.cn) é para não perder. 

Este alia competências deslumbrantes de Kung Fu com dança primorosa e música, para contar uma história bonita, oferecendo uma experiência fantástica ao público.

Entre outros, você também pode gostar de visitar a Casa de Chá de Lao She (00 86 10 6304 6334) na Rua ocidental Qianmen, onde você pode beber chá enquanto está assistindo a programas de entretenimento, tais como teatro de sombras, kung fu ou até ópera.  

Dica de Viagem #5 – Passeie pela zona de Shichahai e de Nanluoguxiang 

Passear pelos antigos hutongs de Pequim é uma vivência especial. A zona de Shichahai é encantadora para um passeio à tarde. Aqui você vai encontrar muitos restaurantes, bares e cafés, assim como lojas abertas dentro de casas-pátio tradicionais.

Muitos bares têm música ao vivo e sofás dispostos no exterior, à beira do lago. Andar de riquixá e de barco no lago constituem outras boas opções. 

No hutong de Nanluoguxiang, você captura a alma de Pequim, desfrutando do típico padrão de casa siheyuan, galerias e baixos-relevos, contrastando com pubs e restaurantes modernos.  

Dica de Viagem #6 –Não tenha medo de regatear 

Em Pequim, é costume os donos de lojas darem um preço inflacionado para cada artigo à venda, por isso não se acanhe e seja firme a regatear. 

Pode começar por dizer um preço 20% abaixo do valor inicial. Uma boa táctica é dizer o preço que está disposto a pagar. Se este não for aceite, saia. O mais provável é ser chamado de volta. 

Os melhores sítios para escolher fazer compras são:

  • Mercado da Rua da Seda (Norte de Dong Chang An Avenue, Jianguimenwai Street, Chaoyang Disctrict 930 am-9pm Tel 010-51699003)
  • Mercado Yashow (Gongti Beilu 58, Distrito de Chaoyang, Pequim 930am-9pm Tel 010-64150063)
  • Mercado Hongqiao Pearl 36 Tiantan Donglu, Chongwen District, 830am-7pm Tel 010-67118984). 

Os operadores de loja desses sítios falam inglês, no mínimo, e muitos também sabem falar outras línguas.   

Escrito por Peter Wang 

O Peter é um blogger e consultor de viagens sobre a China. O seu blogue Chinese Whisper oferece várias listas interessantes sobre a China e seu site de viagens oferece diversas visitas de grupo e privadas em Pequim e pela China. 

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

.
Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov , Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?