Top 14 Aplicativos Chineses – Parte 1

Top 14 de Aplicativos Chineses para 2020

Vindo viajar para a China? Ou vem para uma temporada mais longa para estudar mandarim, trabalhar ou estagiar? Seja qual for sua razão ou o tempo que irá passar, nós preparamos uma lista dos 14 melhores aplicativos chineses, para ter a certeza que tornará o seu tempo na China mais agradável e fácil.

Melhores Aplicativos Chineses #1 – WeChat

Melhores Aplicativos Chineses #2 – Ofo/Mobike

Melhores Aplicativos Chineses #3 – Didi

Melhores Aplicativos Chineses #4 – China Train Booking

Melhores Aplicativos Chineses #5 – Pleco

Melhores Aplicativos Chineses #6 – Luckin’ Coffee

Melhores Aplicativos Chineses #7 – China Metro

Se você gosta de ouvir nosso time falando sobre nossos aplicativos favoritos, ouça só nossos gurus do marketing, Max e Campbell (em inglês):

1º Aplicativo Chinês: WeChat

Aplicativos Chineses
  • Rede social/ mensagens
  • Disponível em várias línguas

Em primeiro lugar para Aplicativos Chineses para Android ou outro sistema, com grande diferença, temos o WeChat.

Esse aplicativo é absolutamente necessário se você estiver vindo viver para a China ou se vem passar um longo período de tempo, ou se quiser se comunicar praticamente com toda a gente na China. (Isso também inclui combinações tipo Tinder).

O WeChat é um dos aplicativos de mídia social, e será raro encontrar alguém que não o use.

Pode se escrever facilmente um blogue sobre o WeChat e suas utilizações. Mas, geralmente, esse aplicativo é usado para… viver!

Pode pagar compras, refeições, bebidas. Use serviços de táxis, entregas no domicílio. Praticamente tudo pode ser entregue a porta de sua casa.

É uma app social e não social, isto é que só podem conectar consigo se tiverem os detalhes do seu contacto, mas em pouco tempo ter uma grande lista de contatos e poderá juntar se em diversos grupos constantemente.

WeChatPay

O WeChatPay é um recurso desta aplicação que também merece a nossa atenção.

Diga adeus ao dinheiro físico, e dê boas vinda a uma sociedade de dinheiro digital.

Depende de onde você seja, o seu país pode ou não ter começado a adotar este conceito de pagamento com o telemóvel ou outros métodos.

A China é pioneira nesta adoção de pagamento digital, mas gerações mais antigas ainda preferem usar o dinheiro físico, ao contrário das gerações mais novas que preferem a comodidade e rapidez de esta opção de pagamento.

Tanto que, nas grandes cidades já existes lugares em que já não aceitam dinheiro físico!

Se vai ficar na China por algum tempo, deve configurar o WeChatPay, no início pode ser um pouco frustrante para com ajuda de outras pessoas pode se tornar indispensável o uso desta app, e para utilizar esta app precisa de ter um cartão bancário chinês.

2º Aplicativo chinês: Ofo/Mo-Bike

  • App de partilha de bicicletas
    ufo top 10 aplicativos chineses
  • Disponível em Inglês

Ofo e Mo-bike são plataformas de partilha de bicicletas.

Ao contrário de outros sistemas, não precisa de deixar a sua bicicleta numa estação própria.

Isto torna o sistema incrivelmente pratico (ainda que possa levar a alguns problemas como confusão nas ruas e pessoas roubando bicicletas, mas isso é outro assunto).

Apanhe a bicicleta, faça scan do código, e a bicicleta é sua até acabar a sua viagem.

Nas grandes cidades pode encontrar as bicicletas particamente em todos os lugares, o que torna num problema nos centros das grandes cidades.

Isso são muitas bicicletas OFO na China!

Com o exemplo de Beijing, as bicicletas são deixadas em grandes montes em toda a cidade. Você verá o distinto amarelo (Ofo) ou laranja (Mo-bike) praticamente em todo o lado!

Esses aplicativos chineses são muito úteis para poder fugir ao transito das estradas chinesas, e para quem prefere viajar a superfície em vez de apanhar o metrô.

Ofo oferece 3 meses de uso grátis, e o Mo-bike também tem uma oferta semelhante. No entanto, 1uando você começa pagando, acaba por não ser muito caro. Viagens começam em 3CNY – isso são trocos!

Note: Terá que criar uma conta com a sua identificação e pagar um depósito, NO ENTANTO quase todos os cartões internacionais funcionam com esse aplicativo.

ATUALIZAÇÃO 2020 – Essas marcas vão e vêm bem rápido na China. Enquanto a Mobike ainda está forte nas ruas, as bicicletas Ofo começam ficando um pouco gastas. Tente encontras as brilhantes e reluzentes bicicletas novas da Meituan. Elas rolam lindamente e são bem superiores.

3º Aplicativo chinês: DiDi

  • Uber Chinês
    top 10 aplicativos chineses didi
  • Disponível em Inglês

Para aqueles que preferem um transporte mais confortável, experimente fazer o download da versão chinesa do Uber – DiDi.

Umas das top apps chinesas, sendo um apliocativp muito prático que raramente falha e não ficara mais de 5 minutos esperando seu transporte, especialmente em cidades grandes tal como Pequim ou Xangai.

Recentemente (ano passado) o aplicativo DiDi disponibilizou a versão em inglês.

No entanto, 99% das vezes será contatado pelo motorista para seguir simples instruções, – tal como encontrarem-se numa esquina – mas é provável que encontre um motorista com um sotaque pesado ou que fala demasiado rápido, e você assim não irá entendê-lo.

A não ser que o seu Chinês seja muito bom (só esse ano eu comecei atendendo minhas chamadas…) isso é bastante comum para muitos encalhados de Laowai, e resultou em vários vídeos divertidos.

Mas não deixe que isso o assuste, o aplicativo DiDi é muito útil e vai tornar a sua viagem fácil, agradável e muito barata! Uma hora de na DiDi pode lhe custar apenas 15$!

4º Aplicativo chinês: China Train Booking

Uma forma conveniente de comprar bilhetes de trem na China
  • Compre bilhetes de trem de forma rápida e conveniente
  • Disponível em vários idiomas

O aplicativo China Train Booking é um modo bem simples para os estrangeiros comprarem bilhetes de trem para viajar pela China.

Pelos meios tradicionais pode não ser tão fácil assim para quem não fala chinês, então isso é especialmente útil se você é novo na China.

A falta de sítios que aceitem dinheiro vivo na China hoje em dia e as barreiras da língua são outras razões por que usar esse aplicativo para comprar seus bilhetes de trem é tão importante.

O China Train Booking permite que você consulte os horários dos trens e compre bilhetes online de forma bem simples.

Você pode facilmente pagar com cartão de crédito, PayPal, WeChat e Alipay [link parte 2]

Depois de concluir sua compra, você receberá códigos para levantar os bilhetes.

Para evitar filas quando for recolher bilhetes, você pode ainda usar o serviço de entrega que permite a você receber os bilhetes no seu quarto de hotel ou na sua morada na China antes da data de partida!

Como dissemos, uma ferramenta muito útil

5º Aplicativo chinês: Pleco

  • Serviço de Traduções offline
    pleco top 10 aplicativos chineses
  • Disponível em Inglês

Obrigatório para quem quer aprender chinês!

Acabou o tempo de passar os dias com dicionários e livros com traduções de frases. Pleco permite ver as letras e palavras chinesas, com facilidade e simplicidade. Existem até recursos que lhe permitem usar a câmara para analisar a letra/palavra, e assim, obter seu significado.

6º Aplicativo Chinês: Luckin’ Coffee

Eh? O que é o Luckin’? Oh meu amigo, você vive em reclusão.

O Luckin’ é o sonho dos amantes da cafeína e, adivinhe só, funciona sem dinheiro vivo. E você nem precisa saber chinês.

O melhor do Luckin’ é o fato de eles oferecerem descontos generosos.

O tempo dirá se é sustentável, mas com cada compra você pode partilhar um voucher com seus amigos.

Todos os dias você pode abrir até 2 vouchers (dando a você descontos em 3 pedidos) e esses descontos vão de 30% a 60%, ainda que por vezes eles sejam ainda mais generosos, e outras eles reduzam um pouco esses descontos.

Ainda assim, é bem mais barato que o Starbucks e o café está no dinheiro. Eles até têm comida e uma variedade de bebidas sazonais.

O que há para não gostar?

Café com desconto e sem dinheiro – Bem vindo ao Luckin’

7º Aplicativo Chinês: RGuide China Metro

Se você vai estar viajando para uma série de cidades na China, esse é um ótimo aplicativo para você se acostumar com o metrô na China (na verdade, até por Taiwan, Hong Kong e Singapura!).

De início, o metrô pode parecer um pouco esmagador, mapas gigantes, muitos caracteres chineses e existe em todo o lado que você olha,

No entanto, o metrô na China é incrivelmente rápido e conveniente, e assim que você se acostuma (que não demora assim tanto) você vai se sentir à vontade e capaz de viajar pela cidade bem rápido — e sem gastar muito.

O aplicativo de Metrô da China permite a você descarregar mapas de metrô de todas as cidades chinesas que têm um.

Claro, Pequim parece intimidante de princípio, mas não receie, nós temos preparado para você um guia sobre o Metrô de Pequim.

As outras cidades têm um sistema bem simples que pode seguir. Por exemplo, Shenyang (no nordeste da China) tem apenas duas linhas, e Harbin (ainda mais para nordeste) tem apenas uma de cada vez funcionando.

Não é exatamente complicado de seguir!

Como mencionado acima, o aplicativo até inclui os sistemas de metrô em Taiwan, Hong Kong e Singapura, então você fica com uma boa parte da Ásia coberta num só aplicativo!

Se você vier estudar conosco na LTL, provavelmente você estará usando o metrô diariamente, veja só… como encontrar a LTL Pequim usando o Metrô de Pequim:

Aplicativo chinês para Android

E os restantes aplicativos chineses 8-14?

Estará disponível a segunda parte dos melhores aplicativos chineses 2020. Existe muito mais para ver, incluindo a maneira mais conveniente de pedir comida e ainda o melhor aplicativo de encontros da china!

Aplicativos chineses – Questões Frequentes

Quais são os aplicativos mais populares na China?

O WeChat será o aplicativo mais popular e usado na China, por oferecer tantos serviços. Mensagens, pagar contas, enviar dinheiro, comprar bilhetes de trem / avião, etc.
Outros aplicativos bem populares na China são QQ, Weibo, Baidu, etc.

O WeChat é como o WhatsApp?

O WeChat é um aplicativo de mensagens tal como o WhatsApp, mas faz muito mais que isso, sendo muito mais extenso no que oferece ao usuário.

Posso anexar um cartão bancário estrangeiro ao Alipay?

Em Novembro de 2019 isso passou a ser possível, permitindo que você anexe um cartão bancário estrangeiro ao Alipay e carregue até 200CNY (285USD) de cada vez.
Para saber mais sobre como usar o Alipay para estrangeiros, siga nosso tutorial em vídeo e o artigo. Veja também esse vídeo sobre como usar o Alipay.

Posso descarregar aplicativos chineses em inglês?

Alguns sim, outros não. Por exemplo, o aplicativo de taxis Didi costuma estar disponível na maioria das lojas de aplicativos em inglês, mas outros como o Baidu existem apenas em chinês.

Posso descarregar aplicativos da loja de aplicativos do meu país enquanto estiver na China?

Sim, se você estiver registrado na US App Store, por exemplo, você ainda pode descarregar aplicativos dessa loja estando na China.

Posso usar o Google Maps na China?

O Google Maps foi banido na China mas você pode ter acesso usando um VPN.

Quer mais da LTL?

Se você quer ler mais histórias da Escola de Mandarim LTL e saber mais sobre a China junte-se à nossa lista de mailing. Nós sempre enviamos informações e dicas sobre aprender chinês, apps úteis na China e tudo mais que está acontecendo nas nossas escolas. Assine abaixo e faça parte da nossa comunidade!

Faça-nos uma pergunta!
  • LTL Avatar Alexander Krasnov
    Alexander Krasnov, Student Advisor

    Bem-vindo à LTL Mandarin School!

    Como posso ajudá-lo?




captcha